O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara

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Data

2013

Autores

Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
Antonietti, Paula Fernanda [UNESP]
Arxer, Eliana Alves [UNESP]
Balmant, Jacqueline Michelle de Assis [UNESP]
Barbosa, Carolina Moreira [UNESP]
Costa, Henrique Nogueira [UNESP]
Ferreira, Larissa de Paula [UNESP]
Francisco, Livia Dalva [UNESP]
Garcez, Danilo Henrique Gomes [UNESP]
Garcia, Cássia Regina dos Santos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O PEJA é um Projeto institucional da UNESP, realizado em 7 unidades (Assis, Araraquara, Bauru, Rio Claro, P. Prudente, S.J.R. Preto e Marília). Na FCL/Araraquara vem sendo desenvolvido há cerca de 8 anos. O objetivo do projeto é elaborar soluções inovadoras que contribuam para a redução do analfabetismo no município e possam ser disseminados nos sistemas públicos de ensino. O trabalho é realizado por meio de atividades diárias dos graduandos de diferentes cursos da universidade que atuam como alfabetizadores e auxiliares de alfabetização em salas de aula de escolas da periferia de Araraquara, atendendo a 32 alunos. Além das atividades em sala de aula, o projeto contempla outras ações: formação permanente dos alunos de graduação envolvidos, por meio de reuniões semanais, elaboração coletiva de atividades didáticas e avaliação dos resultados; formação inicial e continuada dos 24 alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado de Araraquara por meio de encontros mensais e reuniões intensivas de planejamento; assessoria à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação através de reuniões semanais com a equipe de supervisoras e gestores. Os principais resultados obtidos pelo projeto nos últimos dois anos são: 24 alfabetizadores passaram e continuam passando pelo processo de formação continuada; 1 conjunto de materiais didáticos está em processo de elaboração e validação, consolidando uma abordagem metodológica inovadora baseada no uso de textos e imagens como elementos motivadores da alfabetização; 400 alfabetizandos foram beneficiados com o apoio da universidade, gerando um aumento das matrículas e do número de formandos, bem como a redução da evasão. Em termos da pesquisa acadêmica: sete trabalhos foram apresentados em eventos em 2012 e há previsão de pelo menos 5 em 2013; foram publicados sete resumos em anais de congressos, três trabalhos completos e dois capítulos de livro. No que se refere ao ensino, ocorreu: oferta de um curso de extensão em 2012; oferta de uma disciplina optativa na Licenciatura em Pedagogia: "Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos" em 2013; previsão de oferta de uma disciplina optativa na Pós-Graduação em Educação: "Alfabetização e Trabalho" para 2014. Apesar dos avanços obtidos ainda persistem alguns desafios no âmbito da política pública de alfabetização no município: falta de prioridade para a alfabetização e a educação de jovens e adultos; fragilidades da política pública federal (Programa Brasil Alfabetizado - PBA); precariedade das escolas públicas; alto índice de evasão. No aspecto metodológico, o PEJA vem consolidando uma abordagem histórico-cultural, baseada no contato com textos que expressam uma visão crítica da sociedade, a partir dos quais se realiza um trabalho sistemático visando ao domínio consciente das relações grafo-fonêmicas e a produção de novos textos, tendo como modelo o texto inicial. Dessa forma, procura-se assegurar a superação de dicotomias como: alfabetização x letramento, leitura significativa x consciência fonológica e várias outras que têm dificultado a elaboração e implementação de propostas viáveis para a alfabetização de jovens e adultos.

Descrição

Palavras-chave

Alfabetização, EJA, Metodologia

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09265