Construção e implementação da proposta pedagógica da rede municipal de educação infantil de Bauru

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Data

2013

Autores

Teixeira, Ana Elisa Gambarti [UNESP]
Bichir, Mayara Machado [UNESP]
Batista, Jéssica Bispo [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O projeto iniciou-se em 2011 junto à Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP, buscando orientar e fundamentar teoricamente o processo de construção coletiva e implementação de uma proposta pedagógica para a rede municipal de educação infantil (EI). Objetivos: A finalidade última da intervenção é a consolidação de uma proposta de trabalho que oriente a ação pedagógica nas unidades escolares que integram a rede municipal de EI, a qual estará materializada em um documento escrito que sistematizará diretrizes, princípios e orientações didáticas para a (re)organização do ensino na rede. Método: A construção da nov a proposta pedagógica está pautada na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica e seu processo de construção e implementação é concebido como processo colaborativo, prevendo espaços de discussão coletiva e formação continuada para os educadores e gestores que possam contribuir para o aprimoramento da ação pedagógica. Para tanto, foram delimitadas as seguintes frentes de ação: formação de Equipe de Coordenação, responsável pela organização e planejamento das ações; formação de Grupos de Trabalho (GTs) por área de conhecimento, com a tarefa de sistematização da matriz curricular; encontros periódicos com as diretoras das unidades escolares com finalidade de estudo/ aprofundamento teórico e discussão/acompanhamento do processo de construção da nova proposta; curso de formação continuada de professores. Resultados: Dentre os resultados preliminares destacam-se a sistematização do capítulo de fundame ntação teórica da proposta, submetido à consulta junto a todas as unidades escolares, e a sistematização preliminar da matriz curricular por área de conhecimento. Está em preparação o segundo capítulo, que abordará as relações entre desenvolvimento infantil e ensino à luz da periodização do desenvolvimento psíquico. O texto que comporá esse capítulo orientará as reuniões de estudo com equipe de coordenação e diretoras e o trabalho de aprofundamento dos GTs por área de conhecimento, como estratégia de enfrentamento do desafio da articulação teórico-prática e entre as áreas e conhecimento, necessidade identificada no processo de avaliação dos resultados parciais alcançados. Destaca-se também a realização de grupo de estudos com professores para continuidade e aprofundamento do estudo teórico realizado no curso de formação.

Descrição

Palavras-chave

Ensino infantil, Proposta pedagógica, Formação continuada, Psicologia histórico-cultural, Pedagogia histórico, Crítica

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09765