GINGA - Grupo de incentivo à educação e ao esporte

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Data

2013

Autores

Bonzanini, Bruno Lobato [UNESP]
Dias, Gabriela Amaral [UNESP]
Hanashiro, Mariko [UNESP]
Moares, Mayara Aparecida de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Grupo Ginga conta com membros de todos os cursos de graduação da UNESP de Franca, História, Relações Internacionais, Serviço Social e Direito. Dessa forma, através do desenvolvimento do projeto é possível aos membros tomar contato com outras áreas de conhecimento que não integram seu curso e auxiliar os membros de cursos diferentes com seus conhecimentos específicos. Quanto à demanda social, o próprio projeto surgiu de uma necessidade identificada junto às crianças da Vila São Sebastião (bairro da periferia da cidade de Franca), que faziam as aulas de capoeira. Percebeu-se que elas tinham algumas dificuldades na escola e de relacionamento social. A partir daí o projeto se desenvolveu procurando suprir estas necessidades, sempre observando quais são os interesses e dificuldades dos alunos. O objetivo maior do projeto é a promoção da Educação para a Humanização através de um ensino comprometido com o desenvolvimento individual, e desta forma pretende-se despertar a consciência da importância do papel de transformadores de sua própria realidade. Para tanto utilizam-se ferramentas que incitam a curiosidade infantil, a busca incessante pelo conhecimento e por fim chamam atenção para o despertar da consciência de fazer parte daquela realidade, de "estar no mundo e com o mundo". O projeto tem com base de sustentação reuniões de discussão e planejamento onde estudos e leituras são realizadas no intuito de formar continuamente os alunos da graduação que atuam no projeto. Através de atividades, sobretudo lúdicas, o grupo GINGA atua como facilitador do despertar do gosto pelo saber em crianças de até 12 anos. "Ensinar a aprender" é um dos princípios norteadores de nossas atividades, desenvolvidas sempre de modo a promover os valores de respeito, horizontalidade, cidadania e participação. Sendo que o próprio ambiente educacional aqui proposto reflete esses valores que se pretende passar, o que facilita a compreensão por parte das crianças, através do exemplo. A capoeira é o principal elemento lúdico utilizado neste projeto, visto que requer para a sua prática o respeito e atenção para com o outro. Além do que, desenvolve a musicalidade, a coordenação, o gosto pela cultura popular brasileira e promove sua valorização.

Descrição

Palavras-chave

Ginga, Educação, Humanização, Horizontalidade, Ludicidade, Cidadania, Valores, Respeito, Autonomia

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09993