A participação do núcleo local da Unitrabalho/UNESP

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Data

2001

Autores

Palma Filho, João Cardoso [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo desta comunicação é relatar a participação que teve o núcleo do Instituto de Artes do convênio UNESP/UNIBTRABALHO, na realização de dois trabalhos realizados em decorrência do convênio assinado entre a Secretaria de Relações do Trabalho do Estado de São Paulo e a UNITRABALHO. O primeiro trabalho consistiu no levantamento de dados com vistas à organização de um cadastro de entidades de Educação Profissional. Este projeto de Cadastramento de Entidades de Educação Profissional está inserido no Plano Nacional de Educação Profissional - PLANFOR, que tem como meta qualificar ou requalificar até o final do ano de 1999 20% da População Economicamente Ativa (PEA), ou seja, 15 milhões de trabalhadores. Para que se possa avaliar a relevância social desse programa, basta mencionar o fato de que só no Estado de São Paulo, há atualmente 260 mil cadastrados (Força Sindical, 1999). Para viabilizar o cadastramento, as entidades de educação profissional foram divididas em sete grandes conjuntos, a saber: 1) escolas técnicas da rede federal, estadual, municipal e privada com sede no estado de São Paulo; 2) universidades, fundações, e institutos públicos e privados; 3) escolas do Sistema S (Senai/Sesi, Senac/Sesc, Senar, Senat/Sest, Sebrae); 4) Escolas e centros de sindicatos de trabalhadores; 5) escolas e centros de empresas e suas fundações; 6) organizações não-governamentais e 7) escolas e institutos de ensino profissional livre. Um professor e seis alunos do Instituto de Artes participaram do trabalho de preenchimento do cadastro. Inicialmente os alunos foram treinados no preenchimento do questionário e em seguida visitaram as entidades objeto do enquadramento acima descrito. O segundo trabalho de campo consistiu na realização de entrevista para acompanhamento do Aluno Egresso dos cursos de qualificação profissional ministrados em 1996 e em 1997 para pesquisa da eficácia da aplicação do Programa de Qualificação e Requalificação Profissional. Ao todo foram feitas 168 entrevistas com egressos desses cursos e que consistia no preenchimento de um questionário constante de 37 perguntas, algumas com desdobramento. Para esta etapa do trabalho foram envolvidos dois professores e 25 estudantes pertencentes ao Instituto de Artes e a outras Instituições de Ensino Superior da Região da Capital e Grande São Paulo. Concluídos os trabalhos de preenchimento dos questionários, foram realizadas duas reuniões de avaliação do trabalho com os estudantes aplicadores e entrevistadores, quando se concluiu pela relevância do trabalho realizado, que propiciou aos estudantes um melhor conhecimento da realidade social, principalmente em termos de nível de renda da população entrevistada, bem como a atual situação de desemprego Também, foi possível ainda que indiretamente perceber a qualidade dos cursos que estão sendo oferecidos dentre desse Programa de Qualificação e Requalificação Profissional. Estes trabalhos também foram importantes para dinamizar o núcleo local da Unitraalho e ainda propiciaram um intercâmbio profissional com outras Universidades que na área da Capital participaram dos mesmos trabalhos, como foi o caso da PUC/SP e Universidade de Mogi das Cruzes.

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