Interação: Programa de Extensão às Escolas de Ensino Fundamental e Médio

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Data

2001

Autores

Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Ao longo de sua existência o Instituto de Biociências (IB) do Câmpus de Botucatu - UNESP tem realizado inúmeras atividades de extensão dirigidas a professores e alunos de escolas de ensino fundamental e médio. A partir de 1992 as atividades foram sistematizadas em um programa que recebeu o nome de INTERAÇÃO. Entre os objetivos do programa destacam-se: auxiliar as escolas nas atividades voltadas para a melhoria do ensino de Ciências e Biologia; permitir uma melhor compreensão do papel da ciência e tecnologia em nossa sociedade, através da divulgação de parte do conhecimento produzido no âmbito do IB; incentivar um trabalho de parceria entre as escolas de educação básica e a Universidade, visando alternativas para melhoria do ensino. Subsidiariamente, o contato de professores e alunos do IB com professores e alunos de escolas de educação básica pretende também ser espaço para que o IB possa repensar a formação de seus alunos na graduação, particularmente aqueles da Licenciatura em Ciências Biológicas. Pelas características da atuação didática e científica do IB, as atividades do programa Interação relacionam-se principalmente ao ensino de Ciências e Biologia. As atividades oferecidas às escolas de educação infantil e de ensino fundamental e médio têm incluído, nos últimos anos: visitas de alunos aos Departamentos e Centros do IB; mini-cursos enfocando diversos temas, com ênfase em atividades práticas; palestras realizadas nas escolas ou em outros locais previamente combinados; oficinas de produção de material didático e de reflexão sobre questões do ensino básico; projeções de vídeos e diapositivos sobre diversos temas da Ciência. Além disso, têm sido oferecidos dois projetos especiais: Espaço Aberto para a Ciência, incluindo exposições periódicas, atividades práticas de Ciências, empréstimo de material didático e outras atividades; Educação Ambiental no Jardim Botânico. A oferta de tais atividades têm envolvido mais de 100 pessoas, entre professores, alunos e funcionários de quase todos os departamentos e centros do IB. Esta significativa participação, sobretudo dos professores, insere-se no contexto de dinamização das atividades de extensão na Universidade, aproximando-a particularmente das escolas públicas de Botucatu e região. Isto visa favorecer tanto a qualidade do ensino em tais instituições, como uma maior divulgação das atividades de pesquisa e ensino desenvolvidas pelo IB. A organização e implementação do Programa Interação inclui três etapas: levantamento periódico das atividades a serem oferecidas e elaboração de um catálogo; divulgação do prrograma e desenvolvimento das atividades solicitadas; avaliação das atividades realizadas. O levantamento de atividades é feito através de correspondência enviada a cada docente do IB, acompanhadas de fichas a serem preenchidas no caso de ofertas. No ano de 1998, quando do levantamento para elaborar o catálogo 1999-2000, encaminhou-se também uma lista de temas para palestras, mini-cursos e oficinas sugeridos por professores da rede de ensino fundamental e médio, especificamente consultados para tal. Os alunos da graduação e da pós também são consultados, através dos professores ou do Centro Acadêmico. A divulgação das atividades oferecidas é feita através de um catálogo específico, publicado a cada dois anos. Tal catálogo inclui inúmeras informações sobre as atividades oferecidas e fornece uma orientação sobre a maneira de solicitar os serviços de extensão. Os catálogos são entregues à direção das escolas ou diretamente aos professores de Ciências e Biologia. Além disso, para melhor divulgação, têm sido utilizados cartazes, folders e contatos pessoais com o público potencial (em especial, diretores e professores). O desenvolvimento das atividades depende da solicitação feita pela escola e da disponibilidade do responsável pela oferta. Quando as atividades solicitadas são desenvolvidas no IB (principalmente visitas), cabe à escola solicitante providenciar o transporte dos alunos. No caso de atividades realizadas na própria escola, o transporte do responsável pela oferta é feita pelo IB. Para a avaliação da atividade realizada, o solicitante deve preencher uma ficha, onde são registrados dados sobre o público que participou da mesma e uma apreciação dos resultados. A análise do processo de implementação do programa indica algumas dificuldades encontradas e os benefícios alcançados. Em relação às dificuldades, podem ser destacadas: especificidade de alguns temas, em relação aos possíveis interesses do público; pequeno envolvimento dos alunos da graduação nas atividades propostas; falta de pessoal de apoio no IB que possa estar diretamente envolvido na organização, divulgação, agendamento e avaliação das atividades. Tais problemas, sobretudo o último, têm gerado alguma descontinuidade nas ofertas das atividades. Além disso, percebe-se também que nem todas as atividades têm sido devidamente aproveitadas pelas escolas. De um lado, esbarra-se na falta de uma maior divulgação do programa; por outro, nas circunstâncias vividas pelas escolas, sobretudo as públicas, que tem restringindo o interesse dos professores. A partir de 1999, pretende-se utilizar outras estratégias de divulgação das atividades, uma das quais é a montagem de uma programação específica para cada escola, em período determinado. Em outras palavras, ao invés de esperar a solicitação por parte dos professores, pretende-se propor uma programação a partir de ofertas específicas, em datas determinadas. Outro desafio a ser enfrentado é o de buscar uma maior participação das escolas públicas nos programas de visitas ao IB. Na medida em que tais visitas dependem de condução, torna-se difícil viabilizá-las sem o apoio de outras instituições. Além do uso de ônibus da própria UNESP, pretende-se buscar maior participação da Prefeitura Municipal e de empresas particulares no financiamento das despesas decorrentes de tal transporte. Aliás, a busca de parceria deverá envolver outras dimensões do programa Interação, tanto no sentido de obter recursos para a realização do que está previsto, como para a ampliação de atividades a serem oferecidas. Apesar de todas as dificuldades inerentes a um programa de tal dimensão, têm sido observados resultados significativos em seu desenvolvimento, tanto no aspecto quantitativo como qualitativo. A partir de 1992 o programa Interação atingiu mais de 50 escolas de Botucatu e região, levando suas atividades para um número superior a 30000 pessoas entre professores, alunos e população em geral. Em relação aos resultados qualitativos podem ser destacados diferentes benefícios à Universidade e sociedade em geral, entre os quais: a divulgação do conhecimento produzido ou sistematizado, até como uma forma de devolução à sociedade dos investimentos feitos em uma universidade pública; a oportunidade de alunos da graduação participarem de experiências extracurriculares; a maior aproximação dos docentes à realidade da educação básica, com aquisição de experiências que podem contribuir para repensar a formação de alunos na graduação; a possibilidade de alunos do ensino fundamental e médio conhecerem melhor a realidade de um curso superior, particularmente em relação às características da Biologia e do biólogo; a diversificação, aprofundamento ou complementação da formação que os alunos do ensino fundamental e médio recebem na área das ciências; a formação continuada de professores que atuam na educação básica. Em síntese, o programa Interação tem se revelado em bom instrumento de extensão de serviços à comunidade, atingindo de forma satisfatória os objetivos propostos. Há, todavia, de se repensar determinados aspectos de sua execução, o que deve decorrer a partir de uma avaliação envolvendo os diferentes segmentos que se articulam no seu desenvolvimento, ou seja, tanto quem oferece as atividades, como seus usuários. Este é um dos objetivos para o presente biênio.

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