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Projetos de extensão Capoeira Angola e Capoeira Regional: atendimento à comunidade

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Pós-graduação

Curso de graduação

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

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Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Os projetos de Extensão em Atividades Programadas em Capoeira destinam-se a atender a comunidade no ensino de Capoeira Angola e Capoeira Regional. A Capoeira Angola, por ser menos divulgada que a Regional, tem despertado muito interesse nos participantes; este projeto de Atividades em Angola tem, como embasamento, as pesquisas em Salvador (BA). Esta iniciativa de trabalhar a Capoeira com a comunidade iniciou-se em 1987, com um Projeto de Atividades Programadas em Capoeira Regional. A Capoeira Angola iniciou-se a partir de 1990. A iniciativa insere-se particularmente na difusão de conhecimento, difusão cultural e tem servido a alunos de graduação dos cursos de Educação Física, no que se refere à realização de estágio supervisionado nas atividades com a comunidade. A implementação dos projetos é o resultado de vários elementos favoráveis, como a grande procura da comunidade estudantil da cidade de Rio Claro e região, a necessidade de se divulgar a pesquisa com Capoeira, realizada para a universidade, e o interesse de alunos em realizar estágios. Os agentes envolvidos atualmente nos projetos são oito alunos de graduação realizando estágios e quarenta participnates da comunidade estudantil e da cidade de Rio Claro. Quanto aos obstáculos enfrentados na implementação destes projetos, cabe salientar a dificuldade inicial devida à descrença na Extensão por parte dos docentes de forma geral, causando um desestímulo docente, que é superado pelo prazer e o conheciemto que a atividade de Extensão gera. Trabalhar com crianças no Campus também ocasiona uma certa indisposição por parte da administração, o que tem sido contornado ao se proporem horários pertinentes a este tipo de atendimento e o controle das crinças no Campus. Outra dificuldade ocorre com relação ao material, o que também tem sido contornado com a cobrança de uma taxa mínima para manutenção dos intrumentos utilzados nas atividades. É visível, nos resultados atingidos, uma comunidade envolvida e interagindo de forma a possibilitar uma integração entre os que estão na universidade e os que não estão, assim como uma abertura do conhecimento que seria restrito apenas à grade curricular dos cursos de Educação Física, possibilitando, desta forma, a continuidade do conhecimento de uma cultura popular e ancestral, no caso das modalidades de Capoeira ensinadas.

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Português

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