CUCA - Curso Unificado do Câmpus de Araraquara

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Data

2001

Autores

Souza, Rosa Fátima de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Projeto de Extensão Universitária CUCA - Curso Unificado do Campus de Araraquara, consiste em um curso de complementação para vestibulares sem fins lucrativos e gratuito, exceto o custeio do material didático. O CUCA iniciou suas atividades em 1993, por iniciativa de um grupo de alunos das quatro unidades da Unesp de Araraquara com o apoio do Instituto de Química e da Pró-Reitoria de Extensão. A primeira turma com 80 alunos foi constituída em 1994. A partir de 1997, transformou-se em Projeto de Extensão Universitária. O Projeto tem como finalidades: - Complementar o conhecimento em nível de ensino médio da comunidade de baixa renda, porém com bom potencial intelectual, objetivando o ingresso nas universidades públicas, preferencialmente; - Atingir as três áreas essenciais: Exatas, Biológicas e Humanas; - Proporcionar aos alunos da Unesp a oportunidade de promoverem e desenvolverem a Extensão Universitária por meio da prática de ensino; - Favorecer o aprimoramento profissional em docência dos alunos de graduação da Unesp. Este projeto é realizado no Instituto de Química da Unesp de Araraquara, no período noturno e oferece, anualmente, 100 vagas distribuídas em duas turmas. O CUCA conta com a participação de 22 bolsistas da Unesp na modalidade "extensão universitária" selecionados por bancas examinadoras formadas por docentes desta Universidade, entre alunos de graduação vinculados às quatro unidades universitárias do Campus de Araraquara. Vinte bolsistas atuam como professores, um como coordenador administrativo e um bolsista exerce as atividades de orientador educacional. As áreas de conhecimento são organizadas da seguinte forma: Ciências Humanas, 9 disciplinas (Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Língua Inglesa, História Geral, História do Brasil, Geografia Geral, Geografia do Brasil); Ciências Biológicas, 3 disciplinas (Botânica, Citologia e Zoologia, Embriologia e Fisiologia), Ciências Exatas, 9 disciplinas (3 de Matemática, 3 de Física e 3 de Química). A carga horária compreende ao todo 24 aulas por semana - 5 aulas por dia (45 minutos) e 4 aulas aos sábados à tarde. A coordenação geral do CUCA é de responsabilidade da Profa. Dra. Elizabeth Berwerth Stucchi, presidente da CEUAC do Instituto de Química que sedia o Projeto. A supervisão dos bolsistas é feita por docentes das unidades correspondentes indicados pela respectiva CEUAC. Até 1997, uma comissão de bolsistas responsabilizava-se, além da docência, pela coordenação do projeto tomando decisões e fazendo o acompanhamento cotidiano das atividades de organização administrativa e pedagógica - horário dos professores, atendimento aos alunos, seleção, aquisição, administração e distribuição de material didático (apostilas e outros), seleção de novos professores, elaboração e correção de simulados, processo seletivo dos alunos para o novo ano letivo (divulgação, inscrições, realização de provas e entrevistas), entre outras atividades. As dificuldades verificadas nesta organização motivou em 1998, a implantação em caráter experimental, de uma nova sistemática de coordenação constituída por um coordenador administrativo eleito entre os pares, que se dedica apenas à coordenação, auxiliado pelo orientador pedagógico e um secretário pago pelos recursos do CUCA. O período de realização do projeto é anual, de janeiro a dezembro. O calendário de aulas dos alunos acompanha o calendário letivo da Unesp. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, os bolsistas monitores dedicam-se ao processo de seleção de alunos para o ano letivo subsequente. É grande o número de candidatos que se inscrevem para esta seleção e ele tem crescido a cada ano. Em 1997, inscreveram-se 649 candidatos e em 1998 este número foi igual a 869. A seleção dos alunos CUCA é realizada nos meses de janeiro e fevereiro correspondendo a duas fases: a primeira consiste de uma prova escrita de conhecimentos gerais abrangendo conteúdos do currículo do ensino médio. No primeiro dia de seleção é realizada a prova de Língua Portuguesa e Redação constando de 10 testes de Gramática e 10 testes de literatura, além de uma Redação. A segunda prova compreende 70 questões, na forma de teste de múltipla escolha versando sobre Geografia, História, Física, Química, Matemática e Inglês. Nesta fase são selecionados 200 candidatos. A segunda fase da seleção consiste em uma avaliação sócio-econômica realizada mediante o preenchimento de um questionário pelo candidato e apresentação de documentos de comprovação de renda e, ainda, a visitas à residência dos candidatos realizada pelos bolsistas do Projeto. Em relação à caracterização da clientela, pode-se dizer que o CUCA recebe alunos na faixa etária de 17 a 22 anos, em sua maioria. 60 % dos alunos são do sexo feminino e 40 % do sexo masculino. Considerando o ano de 1999, a condição sócio-econômica compreende alunos com renda per capta em torno de R$ 32,00 a R$ 255,00. 55% desses alunos residem em municípios próximos à cidade de Araraquara. 10 alunos CUCA são beneficiados com bolsas de estudos que cobrem a metade do valor do material didático. A seleção destes alunos se faz mediante inscrição e avaliação da renda per capta. O projeto experimentou a adoção de vários materiais didáticos entre livros e apostilas. Desde 1998, estamos utilizando a apostila do Universitário (semi-extensivo). Este material foi sugerido pelos professores do CUCA por considerarem-no de boa qualidade. O pagamento das apostilas é feita pelos alunos pela sistemática de depósito bancário correspondendo a seis pagamentos no valor de R$ 30,00. Os recursos externos adquiridos pelo CUCA advêm das taxas de inscrição dos candidatos e cobertura de material didático comprado antecipadamente pelo Projeto. Tais recursos são destinados à manutenção das atividades do CUCA: material de consumo, correio, apostilas, crachás, fichas de inscrição e matrícula, despesas com gráfica, compra de livros adotados nos vestibulares, compra de material didático, entre outras despesas. A organização e realização do projeto é de responsabilidade dos bolsistas com o apoio e acompanhamento da coordenação geral e dos supervisores. Reuniões mensais são realizadas com todos os monitores para a discussão de problemas e encaminhamentos necessários. Ainda em relação à implementação do projeto um dos maiores problemas consiste na rotatividade e qualificação dos professores do CUCA. Muitos bolsistas iniciam no CUCA a primeira experiência docente e são forçados a saírem do projeto quando terminam a graduação, embora muitos lastimem deixar o projeto. Por outro lado, muitos alunos do CUCA são estudantes trabalhadores, outros ainda estão cursando o 3º ano do ensino médio e a grande maioria é oriunda de escolas públicas e apesar de apresentarem um bom nível intelectual nem sempre demonstram um desempenho ótimo. A evasão é pequena, em torno de 15%. Os resultados do projeto têm sido excelentes tanto em relação aos índices de aprovação no vestibular quanto à qualificação dos professores. Em 1998 o índice de aprovação foi igual a 25%, isto é, 24 alunos. Destes, 7 foram aprovados na UNESP (Química (3), Veterinária (1), Computação (1), Direito (1), Enfermagem (1). Dois foram aprovados na USP (Enfermagem), nove na FATEC (Processamento de Dados) e seis em faculdades particulares de Araraquara e região. A partir deste ano, estamos tentando articular o CUCA aos projetos de prática de ensino dos cursos de licenciatura da Unesp de Araraquara. Um projeto de monitoria na área de Ciências Exatas está sendo implementado pela turma de Prática de Ensino do Curso de Licenciatura em Química para os alunos do CUCA antes do período regular de aulas, isto é, das 18:00 às 19:00 horas. Há consenso dos monitores quanto ao potencial do Projeto enquanto laboratório de ensino e formação docente, como uma experiência enriquecedora em termos profissionais, pessoais e sociais. A relevância social do Projeto, o relacionamento professores-alunos, professores-professores fazem do CUCA um espaço educativo singular de grande alcance acadêmico e social. A promoção dos alunos é uma aposta e uma conquista coletiva. A motivação dos professores é notável assim como o grau de envolvimento nas atividades de organização e administração do Projeto.

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