As reformas educacionais e o cotidiano da escola: trabalhando com a transversalidade

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2001

Autores

Barreiro, Iraide Marques de Freitas [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho está sendo desenvolvido na Escola Estadual Prof. Carlos Alberto de Oliveira, na cidade de Assis, desde outubro de 1998, para os alunos do ensino fundamental. Seu objetivo é o de analisar e refletir sobre como a escola está absorvendo as novas propostas educacionais apresentadas pelos governos federal e estadual. Dentre elas, priorizamos auxiliar os professores a trabalharem com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e os Temas Transversais: ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual e trabalho e consumo, envolvendo professores e alunos nesta proposta educativa. Em relação aos alunos esperamos que este trabalho possa contribuir para desenvolver o valores éticos e morais entre os mesmos, necessários à convivência escolar e social e definidores da construção da cidadania, além de melhorar a qualidade das relações professor - aluno, através de um trabalho participativo. Quanto aos professores, procuramos envolvê-los em todas as etapas do trabalho instigando-os a participarem e a discutirem, para que sejam motivados a desenvolverem, de forma autônoma, novas práticas e posturas em sala de aula. Para a consecução deste trabalho, participamos, semanalmente, com os professores, o coordenador pedagógico e a direção da escola das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC, sendo que um orientando participa das reuniões de 1ª à 4ª e o outro da 5ª à 8ª. Tanto a direção da escola, quanto os professores interessam-se em trabalhar com os temas transversais, apesar de demonstrarem algumas resistências diante das sugestões de reverem a prática pedagógica, para desenvolverem as atividades de uma forma diferenciada, repensando, por exemplo, os limites estabelecidos entre os campos do conhecimento e o cotidiano dos alunos. Estas reuniões estão sendo realizadas considerando três etapas: a) levantar e discutir as metas da escola e avaliar as atividades organizadas e desenvolvidas coletivamente, em 1998; b) realização e discussão das leituras referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais, temas transversais e exposição dos conteúdos desenvolvidos entre as diferentes disciplinas e as possibilidades de relacioná-los aos temas transversais; c) discussões sobre as diferentes concepções de transversalização ao se trabalhar através de projetos e por disciplina. Nesta etapa fizemos uso do retroprojetor, expondo passo a passo estes procedimentos e concepções. Ao defendermos a adoção do trabalho por projeto, enfatizamos que o desenvolvimento desta proposta pressupõe uma nova postura da prática docente, fundamentada na construção do conhecimento, levando os alunos a encontrarem a estrutura, o problema que vincula a informação e que permite o aprendizado. Trabalhar por projeto na escola favorece, ainda, a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento da informação e a relação entre os diferentes conteúdos ou problemas, facilitando aos alunos a construção dos seus conhecimentos e transformando a informação dos diferentes saberes disciplinares em conhecimentos próprios. Com isso, o conhecimento é construído de forma relacional, rompendo com a prática da fragmentação, além de redefinir o discurso sobre o saber escolar, ou seja, aquilo que regula o que e como se ensina, revendo a concepção de ensino e as práticas educativas na escola. Levar os professores a compreenderem estas questões e assumirem novas posturas tem sido o nosso maior desafio. Pelo fato de os professores terem desenvolvido alguns projetos em 1998, dentro de outra perspectiva e por não terem conseguido integrar o tema do projeto e o conteúdo curricular, optaram, agora, por trabalhar os temas transversais por disciplina. Trabalhar a transversalidade por disciplina consiste na ação dos professores em selecionar o conteúdo a ser ministrado e relacioná-lo, de forma mais pontual entre o conteúdo das outras disciplinas e aos temas transversais. Enquanto que por projeto, se define um eixo temático, a partir do qual se articula a programação do conjunto das matérias escolares, exigindo dos alunos uma participação ativa e autônoma na busca de informações e um maior envolvimento coletivo da escola na proposta de trabalho. A nossa colaboração, neste momento, efetua-se no auxílio e construção conjunta, com os professores, de estratégias e atividades intencionalizadas, no trabalho com os temas transversais. Esperamos, também, que a partir trabalho sistematizado de construção da ação docente, possamos levar os professores a desfazerem a idéia de insucesso de se trabalhar por projeto, além de reverem a prática pedagógica. Consideramos esta pesquisa de fundamental importância para a reflexão sobre o ensino brasileiro e mais especificamente sobre as dificuldades que os professores das escolas públicas estão tendo em trabalhar com as novas propostas educacionais. Em relação à universidade, além de cumprir com a sua destinação histórica de reverter a produção do seu conhecimento à melhoria da sociedade em seus diferentes aspectos, este trabalho proporciona, também, uma reflexão e a melhoria no ensino da graduação, pelo vínculo estreito entre a escola pública e a universidade.

Descrição

Palavras-chave

Como citar