Curso Pré - vestibular "IDEAL"

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Data

2001

Autores

Alves, Neri [UNESP]
Azevedo, Fábio Mícolis de [UNESP]
Casimiro, Cristiane Tavares [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O projeto de extensão , Curso Pré - Vestibular IDEAL, foi criado em nossa Unidade em setembro de 1998 e teve como diretriz básica, oferecer a comunidade da cidade de Presidente Prudente - SP, uma oportunidade de aprimoramento dos conhecimentos básicos de nível médio, à um custo acessível as camadas sociais menos favorecidas de nossa cidade. O início das atividades se deu a partir do mês de Março de 1999. Apesar da difícil situação econômica em que o país e em particular a Universidade pública se encontra, este projeto vem mantendo-se através de recursos próprios, mensalidades (R$ 25,00) cobradas dos alunos com a finalidade de financiar a compra do material didático (apostilas), e bolsas oferecidas pela PROEX, para o pagamento dos alunos monitores das 19 disciplinas ministradas neste curso. Entretanto, temos em nossos planos futuros, conseguir a total independência financeira do projeto utilizando da Unidade o suporte acadêmico e as instalações da mesma. A priore, o Curso Pré - Vestibular IDEAL foi implantado por uma comissão constituída por três professores, ligados as três grandes áreas do conhecimento: Prof. Dr. Augusto Cesinando de Carvalho (biológicas), Prof. Dr. Neri Alves (exatas) e Profa. Ms. Renata Junqueira (humanas); e por quatro alunos dos cursos de graduação da F.C.T.- UNESP: Cristiane Tavares Casimiro, Fábio Mícolis de Azevedo, Kémelli Campanharo Estacio e Patricia Teixeira Tavano; sempre com o incentivo e apoio da CEUAC local. A iniciativa foi implementada passando pelo seguinte processo: depois de constituída a comissão de implantação foi dado início a fase de divulgação nas escolas públicas de nível secundário da cidade de Presidente Prudente, com a finalidade de divulgar o projeto e as datas das provas de seleção entre os alunos secundaristas da comunidade prudentina. Em decorrência da grande procura pelo curso, 600 candidatos número muito maior que o de vagas oferecidas, vimos a necessidade de elaborarmos uma prova teórica de conhecimentos gerais básicos de segundo grau, na qual classificamos duzentos candidatos para a Segunda fase, constituída por uma análise sócio - econômica , elaborada pela assistente social do nosso Campus, da qual saíram 120 selecionados, divididos em dois períodos de aula (vespertino e noturno). Concomitantemente abrimos inscrições, em nosso Campus, para alunos dos cursos de graduação interessados em ser monitores das 19 disciplinas contidas no curso, para tanto foi elaborada uma prova de seleção constituída por duas fases: a primeira, eliminatória, foi uma prova teórica especifica da disciplina a que se pretendia a monitoria, os 5 aprovados passaram para a Segunda fase, classificatoria, constituída de uma avaliação didática, avaliada por uma banca formada por professores e alunos da Unidade. Passada esta fase foi constituída a coordenação gestora do curso, através de indicações feitas por alunos envolvidos no projeto e pela CEUAC local, foram indicados então os alunos: Cristiane Tavares Casimiro e Fábio Mícolis de Azevedo que vem desenvolvendo o trabalho administrativo e de suporte teórico, colocando os monitores em contato com professores da Unidade que vêem desempenhando a função de orientadores de cada um dos monitores. Acreditamos que a relevância do projeto esteja em podermos oferecer aos indivíduos pertencentes a classes sociais menos favorecidas a oportunidade de cursarem um curso preparatório para vestibulares de boa qualidade e assim terem a chance de competir, melhor preparados, por uma vaga em universidades públicas, gratuitas e de qualidade, ressaltando a importância da prestação de serviços pela UNESP à comunidade em que esta inserida, desta forma estamos divulgando a Universidade em vários níveis da sociedade, e oferecendo ao aluno da rede pública o convívio no meio acadêmico. Por outro lado, julgamos relevante ressaltarmos a importância deste projeto para nossos alunos dos cursos de graduação, pois oferece a eles a oportunidade de ter ainda enquanto graduando a experiência na área docente.

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