Semanas de hipertensão arterial e colesterol

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Data

2001

Autores

Nogueira, Maurício Zangrando [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Estas semanas foram organizadas nos anos de 1993 a 1996, em Araraquara - SP, e dirigidas ao público leigo para esclarecimento e orientação a respeito de Hipertensão Arterial e Colesterol. As Campanhas foram desenvolvidas diariamente, no período correspondente a cada ano, para a orientação dos pacientes. O evento foi promovido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP, com o envolvimento dos Departamentos de Fármacos e Medicamentos e de Análises Clínicas e do Núcleo de Atendimento à Comunidade (NAC). Contou-se com o apoio de Estagiários da FUNDAP, Lions Club Araraquara Centro, Prefeitura Municipal de Araraquara, SESI Araraquara, Clínica Cardiológica Integrada e SENAC Araraquara. Objetivos: 1) Esclarecimento e orientação a respeito de Hipertensão Arterial e Colesterol 2) Determinação da Pressão Arterial 3) Verificação de Colesterol Total Metodologia: Fez-se a distribuição de 28.000 folhetos explicativos e foram apresentados vídeos (10 tipos de fitas) ao público leigo a respeito de fatores de risco cardiovascular, stress, atividade física, colesterol e hipertensão arterial. A divulgação foi através da 55 participações em Programas de Rádio e 04 em Programas de TV e pela publicação de 44 artigos junto à Imprensa local. Promoveram-se, num total, mais de 20 Palestras e Mesas-Redondas propiciando esclarecimentos diretos a aproximadamente 1292 pessoas. Realizou-se, ainda, caminhadas pelas Ruas da cidade e houve aulas de ginástica aeróbica. Foi feita a distribuição de amostras de 1 grama de sal à população (efeito educativo). Resultados: Aproximadamente 4200 beneficiados diretos, onde foram feitas determinação da pressão arterial em 3.630 pessoas e verificação de Colesterol Total (por refratometria) em 487 pessoas. Parceiros: Estagiários da FUNDAP e docentes dos Departamentos envolvidos. Conclusão: Todas as semans de hipertensão arterial e colesterol foram dirigidas ao público leigo e tiveram grande aceitação e participação expressiva da população. A abrangência tornou-se maior à medida que foram usados meios de comunicação escrita, falada ou televisada. Com o uso dos recursos da mídia pudemos tornar as informações à respeito de hipertensão arterial e colesterol, mais divulgadas, não somente na cidade de Araraquara, mas também na região, abrangendo 59 municípios com uma população estimada em 4.000.000 de pessoas.

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