A história do lugar: cultura, identidade e cidadania - Marília e seus problemas criminais

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Data

2003

Autores

Possas, Lidia Maria Vianna [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O projeto pretende recuperar a História do Lugar através do levantamento documental, cartorial, jornalístico, fotográfico existente e análise da memória individual e coletiva das populações que ocupam os espaços, transformados em bairros, na cidade de Marília, percebendo as mudanças e permanências , os processos históricos singulares não captados pelo discurso homogêneo da história oficial, das políticas públicas e do planejamento urbano. Objetivos: Recuperar a existência de sujeitos, homens e mulheres, vivendo múltiplas temporalidades e experiências diferentes, concomitantes não entendidas por referenciais que contradizem à realidade social existente; perceber s cidade, os bairros em suas trajetórias históricas próprias, precisando serem identificadas pela ação do relato-memória, fortalecendo a consciência histórica, o sentimento de "pertencimento", de identidade, elementos fundamentais para a formação da cidadania almejada para todos em uma sociedade democrática; resgatar, a história do lugar, a relação passado-presente onde ação dos sujeitos os transformam em cidadãos e cidadãs atuantes em sua comunidade pela ato de conhecer a si e, o outro; tornar o conhecimento histórico um instrumento valioso de subsídio para as ações de políticas públicas favorecendo condições para a convivência harmoniosa na diferença e com isso entender e minimizar os altos índices de violência urbana e criminal..Metodologia: assumir uma atuação de Extensão na Comunidade conciliando práticas de atendimento às demandas sociais, através de uma análise para que o conhecimento gerado seja um processo de reconstrução, de possibilidades tendo em vista as questões e as problemáticas levantadas pelo presente em realidades múltiplas. O projeto visa como ponto de partida, os dados dos índices de criminalidade levantados pelo GUTO e deverão ser analisados através de uma documentação jornalística e fotográfica, além do trabalho de coleta de relatos de memória de modo a cotejar os dados e as informações que permitam caracterizar o perfil do bairro identificado:Salgado Filho/Cavalari e Califórnia. O trabalho será centralizado em uma Escola da Rede Estadual de Ensino, e da identificação de sua clientela. Esses dados vislumbrarão as especificidades sociais e culturais dos alunos e dos bairros de origem que serão transformados em sínteses para subsidiar: a produção de jogos Didáticos ( tipo Banco Imobiliário), a História dos bairros, Dramatizações e Grupos musicais que deverão envolver os alunos e professores, com a participação de autoridades educacionais, de modo a identificar as questões e problemas bem como alternativas de soluções que envolvem diretamente as populações residentes. A Comunidades de Bairros, os Clubes de Serviço serão parceiros na execução e divulgação.

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