Sala de espera (2): programa de apoio educacional e de orientação a familiares e acompanhantes do CEES

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2003

Autores

Peluccio, Vanessa Aparecida Mariano [UNESP]
Campos, Carolina [UNESP]
Braga, Tânia Moron Saes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Em estudos realizados na sala de espera do Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES), em 2000 e 2001, onde foram observados pacientes, familiares e acompanhantes. Foi possível identificar por meio das características dos usuários e pelo tempo de permanência na sala, a necessidade de se planejar e organizar ações que os envolvam neste período que aguardam pelo atendimento. Objetivos: organizar a sala de espera por meio da disposição de materiais e atividades afim de oferecer oportunidades de informação e lazer. Métodos: participaram dos estudos, os usuários da sala de espera ( pacientes, familiares e acompanhantes) do CEES. O procedimento consta do planejamento com antecedência de um mês dos materiais e práticas a serem desenvolvidas a cada semana. Segundo indicações de estudos anteriores estariam previstas, além de materiais informativos de saúde e educação, por meio de revistas e vídeos, atividades de lazer, clássicos da literatura, histórias em quadrinhos e outras práticas que estimulam o raciocínio da clientela. Resultados: os dados preliminares deste primeiro semestre de atuação permitiram comprovar que os usuários mantém o interesse pelo material disposto quando este é renovado e diversificado. Após uma reformulação e reorganização da disposição de materiais na sala de espera verificou-se que, tanto os adultos como as crianças, manifestam interesses referentes a todos os gêneros de revistas, histórias em quadrinhos e literaturas infantis Dentre as informações coletadas surgiu uma preocupação em como atender as preferências dos idosos, que por sua vez demonstram limitações quanto a leitura, escrita e em realizar outras atividades. No planejamento das atividades mantém um desafio de estar alterando a programação, bem como as dificuldades de preservação do material assim como das estratégias adotadas. Mesmo assim essas ações tem sido frutíferas com relação a sala de espera.

Descrição

Palavras-chave

Como citar