A contribuição dos alunos da UNATI com o processo de aprendizagem de alunos deficientes visuais: resultados iniciais

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2003

Autores

Oliveira, Andréia de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de investigar a integração dos alunos da UNATI – Universidade Aberta à 3ª Idade com os alunos da Habilitação em Educação Especial do Curso de Pedagogia portadores de deficiência visual através de atividades acadêmicas. Pretendemos compreender que contribuições podem surgir a partir dessa relação tão pouco vivenciada, as quais poderão refletir na melhoria do processo de aprendizagem dos alunos deficientes visuais. Além desse aspecto, também poderemos observar se há, ou não, a integração dos alunos da UNATI no convívio acadêmico. Para alcançar o objetivo proposto estamos realizando a oficina denominada Treinamento de Ledores para deficientes visuais que consiste no desenvolvimento de atividades de suporte pedagógico mediante a transcrição de textos em Braille e da gravação de textos em fitas cassetes, adequando parte dos conteúdos das disciplinas da Habilitação em Educação Especial facilitando o processo de aprendizagem. Ressaltamos que todo o material confeccionado será entregue uma cópia ao aluno deficiente e outra permanecerá no acervo do Laboratório de Educação Especial Ernani Vidon, para que possa ser utilizado por outros alunos que venham matricular-se na FFC. Utilizamos, primeiramente, entrevistas para verificar o interesse tanto dos alunos deficientes visuais, quanto dos alunos da UNATI em participar dessa atividade, obtendo se um resultado positivo. O estudo está em fase inicial de implantação, mas acreditamos, a priori, que a contribuição dessa atividade poderá auxiliar significativamente na melhora do processo de aprendizagem dos alunos com deficiência visual da FFC, assim como na efetiva integração social do aluno da UNATI no meio acadêmico.

Descrição

Palavras-chave

Como citar