Médicos da alegria

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Data

2003

Autores

Garavello, Anita de Paula Eduardo [UNESP]
Chagas, Fabiana Maria das [UNESP]
Pereira, Fabíola de Paula [UNESP]
Nakagawa, Flávia [UNESP]
Takahashi, Renata Mayumi [UNESP]
Trezza, Ercília Maria Carone [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A rotina das crianças internadas em um hospital é penosa já que além de suportarem a dor e procedimentos incômodos têm que se enquadrar às normas do hospital. Nos finais de semana, em especial, o hospital torna-se mais desolado e monótono, sem o movimento de alunos e médicos. Não é menor o sofrimento de crianças esperando adoção, que quase sempre são vítimas de algum tipo de agressão. Objetivos: proporcionar às crianças em situação carente e delicada uma tarde diferente, com brincadeiras e atividades educativas, melhorando sua qualidade de vida.Criar um clima de diálogo entre os “médicos” e os responsáveis pelas crianças internadas na Enfermaria de Pediatria. Métodos: estudantes voluntários de Medicina, Enfermagem, Biomedicina e Biologia, utilizando aventais coloridos, fantoches, fantasias e música, visitam as crianças internadas na Enfermaria de Pediatria da FMB e na Casa Transitória de Botucatu(dirigida por um Conselho Tutelar), nas tardes de sábado e domingo. Os participantes escalados para o final de semana se reúnem na sexta-feira para o planejamento das atividades. Resultados: Convivendo com a dinâmica da alegria, interagindo social e culturalmente com essas pessoas, o estudante passa a reorientar suas práticas de modo a desenvolver e despertar a sensibilidade para problemas sociais e éticos e aplicar seus conhecimentos, futuramente, na área de saúde. As crianças, por sua vez, distraem-se durante algumas horas dos problemas acarretados pela doença ou pelo abandono, podendo apresentar melhor receptividade ao tratamento.

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