Educação ambiental junto a alunos da quarta série do ensino fundamental: reconhecimento, análise e intervenção na realidade social

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Data

2003

Autores

Chaddad, Flávio Roberto [UNESP]
Campos, Luis Fernando Pires de [UNESP]
Suline, Daniele Rozai [UNESP]
Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
Silva, Gilda Maria Oliveira [UNESP]
Campos, Ernestina Maria Alfredo [UNESP]
Borges, Henrique Luis Santos [UNESP]
Ferreira, Maria Lúcia Samadello [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A crise ambiental traz muitas discussões em todo mundo. Apesar de todos os eventos, desde a Conferência de Estocolmo em 1974 até a Rio/92, discutirem a problemática ambiental e ampliarem os objetivos da educação ambiental, como um dos principais instrumentos para a modificação deste cenário, o conceito de “desenvolvimento sustentável”, proposto pela ONU, diz respeito, às modificações nas políticas de desenvolvimento econômico da sociedade. Em contraposição ao discurso dominante, estão os defensores de um novo paradigma pela articulação entre a natureza, a ciência, a política, a sociedade e o ser humano, em sua singularidade, num processo democrático e inserido dentro da história, o da construção do pensar: a educação ambiental, crítica e transformadora. Esta proposta de educação ambiental em andamento numa escola pública do município de ITATINGA/SP, é um sub-projeto do Projeto de Formação de Educadores Ambientais pela investigação-ação-participativa: uma proposta metodológica desenvolvida no Curso de Especialização Formação de Educadores Ambientais da UNESP-Botucatu. Objetivos: desenvolver entre os alunos a capacidade do reconhecimento e da análise de seus problemas ambientais, bem como, propostas de intervenção em suas realidades; criar, pela vivência da pesquisa-ação-participativa, condições de continuidade autônoma de ações ambientais significativas; ampliar as concepções dos alunos sobre o ambiente em que vivem. Métodos: A ação educativa aqui apresentada fundamenta-se na metodologia da pesquisa-ação-participativa. As ações têm como ponto de partida a construção de um “mapeamento ambiental”, realizado através de dinâmicas de grupo, passeios e conversas com os alunos, além de outras atividades de caráter inovador com relação à metodologia de ensino, buscando sempre identificar e caracterizar os problemas ambientais que a eles são relevantes. Resultados: Por tratar-se de um Projeto em andamento, até o momento, conseguimos construir, com a participação dos alunos, a identificação dos primeiros problemas ambientais: lixo e drogas. Mas, há de se levar em conta que a identificação destes problemas pode ter sido influenciada tanto pela “escolarização” dos temas ambientais, no caso do lixo, quanto pela propaganda na mídia, no caso das drogas. Tendo, como ponto de partida, estes dois problemas ambientais, espera-se, nos momentos subseqüentes, ampliar estas concepções dos alunos com relação ao ambiente em que vivem, bem como, as propostas de intervenção em suas realidades.

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