Espaço Stimuli/APAC: uma experiência de educação e de atendimento gerida por pais de jovens com distúrbios neuromotores

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Data

2003

Autores

Stein, Leila de Menezes [UNESP]
Bailão, Vera Lucia Mendes [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Trata-se de apresentar uma experiência de educação para jovens portadores de distúrbios neuro motores, pautada nos princípios da educação condutiva e gerida por um grupo de pais . O Espaço Stimuli é um departamento da Associação de Pais e Amigos da Criança com Distúrbios Neuromotores –APAC. Como se sabe, principalmente a partir dos anos 40, os portadores de distúrbios neuromotores passaram a merecer uma atenção mais qualificada da neurologia. Destaque especial para o casal Bobath que na Inglaterra desenvolve uma abordagem específica para tais síndromes que promove processo de crescimento neuromotor e psicomotor adequados. Nesta abordagem, as lesões cerebrais motoras passam a ser passíveis de uma intervenção própria por parte dos técnicos da área de saúde, tais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros. Neste novo olhar, tais indivíduos passam a ter a possibilidade de aquisição de movimentos e de conhecimentos, dada a constatação de terem um razoável funcionamento do cérebro intelectivo. Assim, algumas famílias de jovens portadores de lesões decidiram fundar um espaço, onde com sistematicidade e coletivamente, pudessem enfrentar o desafio de contribuir para a construção de uma identidade social para tais portadores. Escolhemos uma metodologia educativa que atribui destacado papel aos pais, familiares e aos próprios indivíduos. A educação condutiva, criada por Andras Petto no Instituto Petto de Budapeste, é a primeira abordagem que entende o portador como um dos agentes ativos do processo educativo e atribui real importância à construção gradativa do indivíduo em seu processo de socialização.

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