De mãos dadas: leitura e produção de textos no ensino fundamental

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Data

2003

Autores

Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]
Pereira, Rony Farto [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Trata-se de uma pesquisa iniciada em 2002, envolvendo professores e alunos de primeira a oitava séries do ensino fundamental, da Escola Estadual “Esther Veris Cerpe” e “Índia Vanuíre”, da cidade de Tupã (SP), com a participação de docentes e estagiários (alunos de graduação) da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, voltado para a investigação da recepção e produção de textos. O foco principal da pesquisa volta-se para a recepção de “narrativas longas” de boa qualidade literária, abordadas num diálogo com textos de outra natureza (verbal ou não), mas de mesma esfera temática, e para a produção de textos motivada por essas “leituras geradoras”, segundo propostas de produção com elas afinadas. Interessam à investigação tanto a descrição, análise e interpretação do processo de recepção e produção, em si, quanto as questões metodológicas por ele implicadas,concernentes ao ensino de língua e literatura no contexto da escola pública brasileira. Objetivos: Preparar teoricamente os professores e estagiários envolvidos no projeto. Levar os professores das escolas participantes da pesquisa ao desenvolvimento de “miniprojetos temáticos” de leitura e produção de textos. Propiciar aos estudantes de primeira a oitava série o envolvimento nesses projetos. Métodos: Na primeira fase da pesquisa, realizam-se seminários de formação, destinados à discussão de textos relevantes para a compreensão do processo. Em seguida, os professores elaborarão “miniprojetos temáticos”, que serão realizados no segundo semestre de 2002. Finalmente, os alunos apresentarão o resultado de sua leitura e produção, para seleção e publicação de volume com material de destaque. Resultados: Espera-se, com a realização da pesquisa, contribuir para o preparo dos professores da escola pública, que trabalham no ensino fundamental, seja com respeito à recepção, seja com relação à produção de textos, permitindo que passem a trabalhar com textos de boa qualidade e, através da leitura e da produção, colaborem para uma sensível compreensão da importância dessas atividades, na formação integral do cidadão.

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