Educação ambiental e saúde pública no ensino fundamental

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Data

2003

Autores

Rocha, Cláudia Solano [UNESP]
Moreira, Raquel Regina Duarte [UNESP]
Sacramento, Luís Vitor Silva do [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Atualmente, é importante que assuntos relacionados ao meio ambiente e saúde pública sejam discutidos nas escolas públicas do Ensino Fundamental. Através de projetos envolvendo esses temas, espera-se incentivar o trabalho coletivo e a cooperação entre os próprios alunos, estes e o professor, entre a escola e a comunidade e também sensibilizar e mostrar a todos os setores da sociedade a necessidade de se posicionar pela preservação da natureza e de defender a importância desta na qualidade de vida. Objetivos: Conscientizar alunos de 1a e 2a séries do Ensino de Fundamental quanto a importância do papel do ser humano dentro do ambiente em que vive, envolvendo assuntos que estejam relacionados com cultivo de espécies medicinais e hortícolas, as quais são utilizadas como matéria-prima vegetal para produção de medicamentos fitoterápicos, inserindo desta forma, a Educação Ambiental e de Saúde na rotina escolar. Métodos: Serão abordados conceitos básicos de Saúde Pública e de reciclagem e reutilização de materiais de difícil decomposição no ambiente, bem como de compostagem material orgânico.Os conceitos a serem desenvolvidos deverão respeitar o nível de entendimento intelectual dos expectadores, inserindo os assuntos de forma explícita através de palestras, cartilhas, estudos dirigidos, técnicas teatrais, montagem e manutenção de canteiros de plantas medicinais na escola e apresentação de vídeos e murais elaborados pelos alunos. Através das atividades desenvolvidas, do envolvimento, da participação e da compreensão dos assuntos trabalhados (conduzindo o aluno a uma reflexão e posicionamento após cada etapa apresentada), será possível avaliar se o nível de conscientização ambiental e de Saúde Pública foi realmente atingido. Resultados: Espera-se com este Projeto que a Educação Ambiental e de Saúde Pública sejam gradativamente inseridas na rotina escolar, o que considera-se necessário para o desenvolvimento de uma consciência ambientalista, tornando as crianças partícipes da luta de preservação de espécies vegetais, sobretudo medicinais e também na construção de uma vida saudável.

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