Diagnóstico institucional: o princípio para mudança de uma instituição pública

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Data

2003

Autores

Merighi, Andréa Damiane [UNESP]
Arantes, Denise Rocha Belfort [UNESP]
Canêo, Luiz Carlos [UNESP]
Goulart Junior, Edward [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O projeto de extensão está sendo realizado no Centro de Pesquisa e Encaminhamento ao Trabalho (CEPET), divisão do departamento de Ação Social da Prefeitura Municipal de Bauru, que por sua vez tem como principal objetivo o encaminhamento de desempregados ao mercado de trabalho. Esta instituição não tem fins lucrativos e não cobra por seus serviços prestados. Seu público alvo são pessoas residentes no município de Bauru e Região, maiores de 14 anos e portadores de carteira profissional de trabalho. O CEPET atua como intermediário entre empresas com vagas disponíveis, as quais são cadastradas, e profissionais em busca de uma nova ocupação, integrando-se ao banco de dados. O recrutamento é feito externamente, através de anúncios em jornais, rádio e televisão. A procura dos serviços prestados pelo CEPET é constante, já que este é conhecido pela população em geral. Sendo assim, sempre que uma empresa disponibiliza uma vaga e solicita um profissional, consulta-se o banco de dados e chama-se para a seleção aqueles candidatos que preenchem os requisitos básicos para sua ocupação. Objetivos: Através do diagnóstico institucional poder-se-á melhor compreender os elementos analisados e possibilitar tomadas de decisões que forem necessárias. Alguns elementos a serem verificados: clima institucional, elementos de cultura, comunicação, relação interpessoal, estilos de liderança, motivação, trabalho em equipe, relações interpessoais, tomada de decisão, entre outros. Métodos: Será utilizado o instrumento de diagnóstico institucional de Rosa Krauz (1994), que visa levantar o grau de permeabilidade dos funcionários para possíveis intervenções. Resultados: Esperar-se-á que os resultados, logo que finalizados, possam ser utilizados na instituição na forma de intervenções que possibilitem um processo de mudança planejada, contribuindo, assim, para melhorar os serviços prestados.

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