Sexualidade e sífilis adquirida: relatos de pessoas que realizaram o tratamento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-12-19

Autores

Navega, Débora de Aro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A quantidade de pessoas acometidas pela Sífilis Adquirida tem aumentado nos últimos anos no Brasil e, apesar de ser uma doença curável e com tratamento disponível no Sistema Único de Saúde, a adesão ao tratamento ainda é um desafio. Esta pesquisa qualitativa-descritiva teve por objetivo descrever e analisar as vivências afetivo sexuais, o autocuidado e a Educação Sexual, a partir dos relatos de pessoas curadas desta infecção. Oito colaboradores, sendo quatro homens e quatro mulheres, com idades entre 18 e 51 anos, participaram de uma entrevista para posterior análise de conteúdo, resultando nas seguintes categorias temáticas: 1) Educação Sexual; 2) Sífilis Adquirida; 3) Relacionamentos e 4) Autocuidado. A Educação Sexual recebida na adolescência pareceu não contribuir para a percepção de vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o que mudou após a experiência da Sífilis. Conhecimentos específicos sobre a doença e o tratamento foram obtidos após o diagnóstico. Houve um impacto psicossocial para o qual foi relevante o apoio emocional. Colaboradores em relação estável compartilharam o diagnóstico, e o desfecho para o casal variou conforme a dinâmica da díade. Pode-se dizer que o conhecimento sobre as complicações da doença não tratada somado à valorização da saúde, ao equilíbrio emocional, e à adoção de posturas de autocuidado pelos colaboradores favoreceram a adesão ao tratamento. Conclui-se que este é um importante tema de investigação, uma vez que a Educação Sexual que ocorre em Programas Preventivos em Saúde Sexual deveria considerar a vivência da população que passou pela experiência de contágio e tratamento de uma IST, visando elucidar aspectos relevantes que auxiliem educadores e profissionais da saúde a compreenderem os sentimentos e comportamentos que levam as pessoas ao contágio e ao tratamento.
The number of people affected by Syphilis increased in the lasts years in Brazil and despite being a curable disease with an available treatment in the Sistema Único de Saúde, the adherence of users to it has been a challenge. This descriptive qualitative research had as objective to describe and analyze sexual-affective experiences, self-care and sex education, based on the reports of cured people. Eight collaborators, four men and four women, aged between 18 and 51 years, participated in an interview for later content analysis, resulting in the following thematic categories: 1) Sexual Education; 2) Acquired Syphilis; 3) Relationships and 4) Self-care. The Sexual Education received in adolescence don't appear to contribute to the perception of vulnerability to sexually transmitted infections (STIs), which changed after the experience of Syphilis. Specific knowledge about the disease and treatment were obtained after diagnosis. There was a psychosocial impact in which emotional support was relevant. Patients in a stable relationship shared his diagnosis, and the outcome for the couple varied according to the dynamics of the dyad. It can be said that the knowledge about the complications of the untreated illness added to the valorization of health, the emotional balance, and the adoption of self-care postures by the collaborators made the adherence to the treatment better. It is concluded that this is an important research topic, since the Sexual Education of Sexual Health Preventive Programs should consider the experience of the population that has faced the contagion and treatment of an STI in order to elucidate relevant aspects that could help educators and health professionals to understand the feelings and behaviors that lead people to contagion and treatment.

Descrição

Palavras-chave

Sexualidade, Sífilis adquirida, Educação sexual, Saúde sexual, Autocuidado, Sexuality, Syphilis, Sexual education, Sexual health, Self-care

Como citar