Técnicas de avaliação do desempenho alimentar e de oviposição, categorias e mecanismos de resistência de genótipos de soja à Helicoverpa armigera (Hübner, 1805) (Lepidoptera: noctuidae)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-02-17

Autores

Moraes, Renato Franco Oliveira de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Dentre as espécies que podem ocasionar danos a cultura da soja, as lagartas da espécie Helicoverpa armigera (Hübner, 1805) (Lepidoptera: Noctuidae), tem tido destaque no cenário mundial e mais recentemente na agricultura brasileira. Com a importância dos aspectos comportamentais e a determinação das categorias de resistência de genótipos de soja ao ataque de H. armigera, essa pesquisa teve por objetivo de avaliar o desempenho desta espécie em condições de laboratório frente a genótipos de soja, nas categorias de não preferência para alimentação e/ou oviposição e antibiose. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Resistência de Plantas a Insetos, do Departamento de Fitossanidade, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal, SP, sob condições controladas. Para os testes inerentes aos aspectos comportamentais foram avaliados; a densidade larval, local de coleta de folhas, estádio de desenvolvimento da planta, forma do substrato alimentar e estrutura vegetal, densidade de casais e o estádio de desenvolvimento da planta, e a estrutura vegetal para testes de antibiose. Para o teste de não preferência para alimentação foram avaliados 13 genótipos de soja convencional e 9 com tecnologia Roundup Ready® (RR) em testes com e sem chance de escolha. Neste teste avaliou-se a atratividade e consumo das lagartas. Já para a preferência para oviposição foram realizados testes com e sem chance de escolha, utilizando 8 genótipos de soja, avaliando-se o número de ovos após o período de 24 horas e número de tricomas em duas áreas circulares de 3,14 mm² nas partes abaxial e adaxial de dois folíolos superiores totalmente expandidos por planta. Para o teste de antibiose utilizou-se 8 genótipos de soja onde foram avaliados os parâmetros biológicos durante o ciclo do inseto. Para os aspectos comportamentais, verificou-se que a utilização de duas lagartas, utilizando-se folíolos provenientes da parte superior das plantas em estádio reprodutivo, proporciona a melhor diferenciação na preferência alimentar. A utilização de um casal e plantas em estádio de desenvolvimento reprodutivo (R2), proporciona melhores resultados em teste de preferência para oviposição, e o melhor substrato alimentar para o melhor desenvolvimento da espécie é a combinação de folhas mais vagens. Dentre os genótipos avaliados na preferência alimentar, IAC 100 e PI 227682 foram menos consumidos, e que W711 RR foi mais preferido para alimentação. Quanto a preferência para oviposição, aferiu-se que M8230 RR e W711 RR foram menos preferidos para oviposição e que PI 227687 foi preferido para oviposição. Em relação aos aspectos biológicos verificou-se que PI 227687, PI 277682 e IAC 100 foram os menos adequados para o desenvolvimento de H. armigera, enquanto que BRS Valiosa RR, CD 208 e M7908 RR encontraram-se resultados mais favoráveis ao desenvolvimento do inseto.

Descrição

Palavras-chave

Glycine max (L.) Merril, Cotton bollworm, Metodologia de pesquisa, Antixenose, Antibiose, Resistência de plantas a insetos

Como citar