Performance narrativa e transmissão da experiência em dois narradores natos: Sebastião Biano e Marilene Paschoal

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-06-26

Autores

Machado, Juliana Ferreira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Résumé: Cette étude est née à partir de l'expérience vécue lorsque l'on voit et écoute les narrations de Sebastião Clarindo Biano et Marilene Machado Paschoal qui sont, d'après la conception de narrateur établie par Walter Benjamin dans ses écrits des années 1930, des narrateurs oraux innés. La transmission d'expériences et la relation dialogique avec les interlocuteurs sont les caractéristiques principales de leurs performances. Lorsque l'on fait le lien entre les questions philosophiques et la praxis des narrateurs, on arrive à un certain nombre des questions relevant aussi du théâtre: le mot en tant que substance de l'action; le partage d'expériences en tant que point de départ pour la création scénique; la collectivité et le sentiment d'appartenance en tant qu'espace générateur d'expérience et par conséquent, lieu de performances narratives et d'autres formes de réalisation esthétique. Tout en indiquant une conclusion et ceci à partir des principaux éléments repérés et analysés dans la contextualisation de leurs performances, nous proposerons, finalement, le concept d'attitude narrative
Este estudo parte da experiência de ver e ouvir as narrações de Sebastião Clarindo Biano e Marilene Machado Paschoal. Tomando como referência a concepção de narrador para Walter Benjamin em seus escritos da década de 1930, ambos são tidos como narradores orais natos. A transmissão da experiência e a relação dialógica com os interlocutores são as principais características de suas performances. Relacionando questões filosóficas com a práxis dos narradores, chegamos a questões também pertinentes ao teatro, como: a palavra como subsídio da ação; o compartilhamento de experiências como ponto de partida para a criação cênica; coletividade e pertencimento como campo gerador de experiência e, por conseguinte, de performances narrativas e outras formas de realização estética. Apontando para uma conclusão e partindo dos principais elementos mapeados na contextualização das performances, propomos, ao final, o conceito de atitude narrativa

Descrição

Palavras-chave

Dialogismo (Análise literária), Performance (Arte), Comunicação oral, Narrativa (Retorica), Contadores de historias, Dialogism (Literary analysis)

Como citar

MACHADO, Juliana Ferreira. Performance narrativa e transmissão da experiência em dois narradores natos: Sebastião Biano e Marilene Paschoal. 2015. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015.