O processo educacional: entre a alienação e a formação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-08-03

Autores

Monzelli, Arthur Guilherme [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabajo visa reflexionar sobre la educación mientras un fenómeno dialéctico, analizando suya relación entre la cuestión de la alienación del trabajo y el proceso de formación de los sujetos sociales. En otras palabras; por un lado, nosotros tenemos la pretensión de estudiar los desdoblamientos de la educación mientras promotora de la alienación - resonada en todos los ámbitos de la vida humana y responsable por la naturalización de las formas de ser, actuar e reflexionar consonantes con la realidad existente. Sin embargo; por otro lado, buscamos también investigar el carácter formativo de la educación como un proceso amplio que proporciona a los sujetos sociales la conquista de la autonomía, criticidad y, sobre todo, autoconciencia de la estructuración de su realidad sociohistórica. En seguida, buscamos descubrir una posible síntesis, o mejor, un movimiento dialéctico resultante de este conflicto entre alienación e formación, que es inmanente a lo proceso educacional. Esta reflexión tiene base en la lectura de las obras clásicas de Carlos Marques y en algunos de los principales escritos del filósofo húngaro marxista István Mészáros
Este trabalho visa refletir sobre a educação enquanto um fenômeno dialético, analisando sua relação entre a questão da alienação do trabalho e o processo de formação dos sujeitos sociais. Em outras palavras; por um lado, nós pretendemos estudar os desdobramentos da educação enquanto promotora de alienação - reverberada em todos os âmbitos da vida humana e responsável pela naturalização das formas de ser, agir e pensar consonantes a realidade existente. Contudo; por outro lado, procuramos também investigar o caráter formativo da educação como um processo abrangente, que proporciona aos sujeitos sociais a conquista da autonomia, criticidade e, acima de tudo, autoconsciência da estruturação de sua realidade sócio-histórica. Em seguida, procuramos descobrir uma possível síntese, ou melhor, um movimento dialético resultante deste conflito entre alienação e formação que é imanente ao processo educacional. Tal reflexão está embasada na leitura das obras clássicas de Karl Marx e em alguns dos principais escritos do filósofo húngaro marxista István Mészáros

Descrição

Palavras-chave

Marx, Karl 1818-1883, Educação, Alienação (Psicologia social), Dialetica, Education

Como citar

MONZELLI, Arthur Guilherme. O processo educacional: entre a alienação e a formação. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2016.