Educação inclusiva na educação básica: revisão bibliográfica no Brasil

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Data

2016

Autores

Pagliarini, Cibele Diogo [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Inclusive education comprises special education within the regular education and transform the school into a space for all, promoting diversity in that it considers that any student may have special needs at some point in their school life. Thus, the objective was to verify as the theme, Inclusive Education in Basic Education has been crafted in the national context. To conduct the survey, a survey was done using the Qualis CAPES Portal. The consultation was held in May 2014, by area of assessment, stratum and delimitation of the 5-year period (2010-2014). The articles were selected by reading the abstracts, objectives and working methods, where information pertaining to research and subsequently categorized were taken. a total of 108 journals was identified these, 33 were National, which were identified 157 articles dealing with some form of child or adolescent with disability or giftedness. However, we recorded 93 work on Inclusive Education published in 16 journals that were included in 15 specific categories according to their content. Of the 93 Articles 48 (51.6%) are theoretical and 45 (48.4%) remaining, although not specifically theoretical 33 work are developed through interviews, questionnaires, observations and filming and only 12 are jobs where the authors developed, in fact, educational work activities seeking closer ties and results that contribute to the development of these students in a more direct way. However, the work was observed that there is still concern about the effectiveness of Inclusive Education
A Educação inclusiva compreende a Educação Especial dentro do ensino regular e transforma a escola em um espaço para todos, favorecendo a diversidade na medida em que considera que qualquer aluno possa ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. Dessa forma, o objetivo foi verificar como o tema, Educação Inclusiva na Educação Básica tem sido trabalhada no contexto nacional. Para realização da pesquisa, foi feito um levantamento utilizando o Portal Qualis da CAPES. A consulta foi realizada em maio de 2014, por área de avaliação, estrato e delimitação do período de 5 anos (2010-2014). Os artigos foram selecionados pela leitura dos resumos, objetivos e metodologias de trabalho, de onde foram retiradas informações pertinentes à pesquisa e posteriormente categorizados. Foi constatado um total de 108 revistas, dessas, 33 eram Nacionais, onde foram identificados 157 artigos que tratavam de alguma forma da criança ou adolescente com deficiência ou superdotação. Entretanto, contabilizamos 93 trabalhos sobre Educação Inclusiva publicados em 16 revistas que foram incluídos em 15 categorias específicas de acordo com seu conteúdo. Dos 93 artigos 48 (51,6%) são trabalhos teóricos e dos 45 (48,4%) restantes, ainda que não sejam especificamente teóricos 33 são trabalhos desenvolvidos por meio de entrevistas, questionários, filmagens e observações e apenas 12 são trabalhos onde os autores desenvolveram, de fato, atividades de trabalho educacional buscando uma maior aproximação e resultados que contribuíssem com o desenvolvimento desses alunos de uma forma mais direta. Contudo, nos trabalhos observou-se que há ainda uma preocupação quanto à efetivação da Educação Inclusiva

Descrição

Palavras-chave

Educação inclusiva, Deficientes, Ensino fundamental, Inclusive education

Como citar

PAGLIARINI, Cibele Diogo. Educação inclusiva na educação básica: revisão bibliográfica no Brasil. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2016.