Humanização no atendimento odontológico: abordagem curricular nos Cursos de Odontologia do Estado de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-05-18

Autores

Souza, Hideki Shirosaki Marçal de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The pedagogical project based on community demands let the formation of a professional who understands welcoming and bonding actions addition to technical skills. Humanization at dental care is highly important due to uneven relation between scientific / technical advances in dentistry and the quality of human contact. The dental treatment goes beyond the field of scientific knowledge. Therefore, the dental treatment requires balance among technical skill, scientific training, and humanist vision of health promotion. Contemporarily, humanization is understood as tripod based on user's rights, dental practice and organization of a humanized model. Curriculum integration of ethical, humanistic, scientific and technical contents is an important and current challenge on teaching / learning process for professionals at Dentistry. This paper aims to know the teaching of welcoming and bonding actions at Dental Schools of São Paulo State, Brazil. The results show that São Paulo State, Brazil, has 39 institutions and 61 Dentistry Courses. 47.55% teaches welcoming and bonding actions. 9.83% offers this matter with the teaching option. 21.31% do not teach. 21.31% do not present data for analysis It is suggested that dentists reflect on the urgent need on theoretical basis of humanization and patient-professional relationship for health care
A formação do cirurgião-dentista baseada em projeto pedagógico focado em cidadania contextualizada com as reais demandas da comunidade implica na formação do profissional que compreende o atendimento humanizado e o acolhimento ao paciente para além da habilidade técnica. Falar de humanização no atendimento odontológico assume grande importância quando se percebe que a evolução científica e técnica na Odontologia foi marcada pelo descompasso em relação à qualidade do contato humano. Curar na Odontologia ultrapassa o campo do conhecimento científico. Por isso, a atuação odontológica oscila no equilíbrio entre a habilidade técnica, a formação científica e a visão humanista da promoção da saúde. Hoje entendemos a humanização na Odontologia alicerçada no tripé acolhimento e direito do usuário, prática odontológica e construção de um modelo organizacional humanizado. A integração curricular das dimensões ética, humanística, técnica e científica do processo ensino/aprendizado é um importante e atual desafio do campo da formação dos profissionais da Odontologia. O presente trabalho tem o objetivo de levantar, orientado pela análise dos conteúdos curriculares, a inclusão de Disciplina voltada para o estudo e prática da teoria da humanização nas atuações cotidianas na Odontologia visando à qualidade do relacionamento profissional/paciente nos Cursos de Odontologia do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos mostram que das 39 instituições e 61 Cursos de Odontologia do Estado de São Paulo 47.55% apresentam Disciplina com caráter obrigatório e 9.83% com caráter optativo. 21.31% dos Cursos não ofertam Disciplina ou não fornecem dados para análise. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de reformulação dos Projetos Pedagógicos nas instituições que não preparam o profissional para um cotidiano odontológico que considere aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores de cada paciente

Descrição

Palavras-chave

Humanização na saúde, Recursos humanos em odontologia, Escolas de odontologia, Estudantes de odontologia, Dental Staff

Como citar

SOUZA, Hideki Shirosaki Marçal de. Humanização no atendimento odontológico: abordagem curricular nos Cursos de Odontologia do Estado de São Paulo. 2015. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Odontologia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2015.