Apreciação de gêneros musicais: práticas e percursos para a Educação Básica

Imagem de Miniatura

Data

2017-03-09

Autores

Constantino, Paulo Roberto Prado [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A tese sustenta que a atividade de apreciação dos gêneros musicais, como estruturadora das propostas educacionais para a escola básica, é um princípio pedagógico válido e aplicável aos diferentes níveis de ensino, com ênfase no segundo ciclo do Ensino Fundamental e Médio, promovendo a aproximação das instituições escolares à diversidade dos gêneros musicais e das possibilidades de escuta baseadas nas mídias e suportes disponíveis. A pesquisa-ação foi o instrumental escolhido para uma intervenção entre 169 alunos do ensino fundamental e médio em duas escolas estaduais públicas paulistas. Os resultados obtidos foram analisados à luz das categorias de avaliação da apreciação musical propostas por Keith Swanwick (2014), delineando percursos para atividades entre os alunos da educação básica.
The thesis argues that the activity of listening of music genres as a structuring element of the educational proposals, is a valid approach and applicable to the different levels of education, with emphasis in the Elementary [Middle School] and High School, promoting the approximation of institutions to the diversity of music genres and listening possibilities, based on available media. Action-research was the instrument chosen for studies among 169 middle and high school students, in two public schools in State of São Paulo, Brazil. The results obtained were analyzed in the categories of listening evaluation proposed by Keith Swanwick (2014), outlining paths for the development of the proposal among students of basic education.

Descrição

Palavras-chave

Apreciação musical, Gêneros musicais, Educação básica, Metodologia de ensino, Musical listening, Music genres, Basic education, Teaching methodology

Como citar