A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadora

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-03-30

Autores

Oliveira, Danielle Arena de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A educação do campo do distrito de Guaianás, município de Pederneiras, interior de São Paulo, adota um ensino apostilado desconectado da realidade dos alunos, que em sua maioria vivem em sítios e assentamentos de reforma agrária. Ao refletirmos sobre as especificidades desta escola, tivemos como objetivo principal deste trabalho elaborar e aplicar um material didático em mídia digital, inspirado no método do Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak (2011), tendo como temas principais: Identidade, Família e Campo. Os dados da pesquisa foram coletados primeiramente por meio de entrevistas com professoras da escola a respeito do ensino apostilado utilizado pela rede municipal. Elas destacaram sua insatisfação com o método apostilado e a falta de contextualização dos conteúdos com a realidade do campo. Após a elaboração do material didático digital produzido registramos através de gravações áudio as percepções e questionamentos dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental durante sua aplicação. A análise de todos os dados obtidos foi feita por meio de estudos a luz da teoria da Pedagogia do Trabalho (PISTRAK, 2011, 2013) e da legislação brasileira atual (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 2002). Pretendemos com este material didático digital propor mudanças das práticas pedagógicas e contribuir com um ensino voltado aos interesses e desafios da realidade do campo.
The education in the rural area at Guaianás District, Municipality of Pederneiras, in the inland of São Paulo State, follows a teaching using booklets which are not linked to the reality of the students, who in majority live in small farms and in agrarian reform settlements. Thinking over the specificities of such a school, we had as the main goal of this work to elaborate and to apply a didactic material in digital media, inspired on Pistrak’s System of Theme Complexes (2011), having as main themes: Personal Identity, Family and Rural Area. The research data were collected primarily through interviews with the school teachers regarding used by the Municipality Schools. They pointed their dissatisfaction towards the booklet-teaching and the lack of contextuality of the contents compared to the reality of the field. After the elaboration of the digital didactic material produced, we registered through audio recordings, the perceptions and questionings of the The First Graders of the fundamental school during its application. The analysis of all the data obtained was done by studies in the light of theory Fundamentals of a School of Work and of the current Brazilian Laws (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 2002). We intend, by the use ot this digital didactic material, to propose pedagogical practice changes and to contribute with a teaching focused on the interests and challenges of the rural area reality.

Descrição

Palavras-chave

Educação do campo, Material didático, Prática pedagógica, Education in the rural area, Didactic material, Pedagogic practice

Como citar