Design e realismo visual no desenvolvimento de ambientes de realidade virtual para tratamento psicoterapêutico

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Data

2017-03-21

Autores

Mira, Fabrício José Aguiar de [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Na área da psicologia, a realidade virtual tem sido referenciada como uma ferramenta eficiente para o tratamento de transtornos psiquiátricos, devido à sua capacidade de induzir alterações fisiológicas equivalentes àquelas vivenciadas no mundo real. Para que o tratamento tenha sucesso, o paciente deve sentir-se suficientemente presente no ambiente virtual. Dentre os fatores que levam a um maior senso de presença está o realismo visual, área que tem evoluido rapidamente nos útlimos anos mas que tem recebido pouca atenção nos estudos clínicos com realidade virtual. Diante disso, este estudo se propôs a definir o conceito de realismo visual e a investigar os requisitos necessários à sua concepção por meio de uma pesquisa bibliográfico-documental realizada em livros, artigos científicos, sites e documentações de softwares. Com base nos requisitos levantados, foi criado um instrumento de avaliação do realismo visual que serviu de base para o desenvolvimento de dois ambientes virtuais destinados ao tratamento do transtorno do pânico e agorafobia. A modelagem, texturização, atribuição de materiais, animação e programação destes ambientes foi realizada nos softwares Blender, Adobe Fuse/Mixamo, Colorgorical e Unreal Engine 4. Os resultados desta pesquisa evidenciam a importância do designer nas equipes de desenvolvimento de ambientes virtuais visualmente realistas. A escala de avaliação aqui proposta pode auxiliá-lo no delineamento da metodologia projetual a ser empregada, de acordo com os objetivos dos estudos. Além disso, a utilização desta escala em laboratórios multidisciplinares de pesquisa pode ser útil, uma vez que permite traduzir termos técnicos, de uso exclusivo dos designers, em uma linguagem compreensível para pesquisadores das mais variadas áreas, facilitando a comunicação entre os membros do grupo.
In the area of ​​psychology, virtual reality has been referred to as an efficient tool for the treatment of psychiatric disorders due to its ability to induce physiological changes equivalent to those experienced in the real world. For treatment to be successful, the patient must feel sufficiently present in the virtual environment. Among the factors that lead to a greater sense of presence is visual realism, an area that has evolved rapidly in recent years but has received little attention in clinical studies with virtual reality. Therefore, this study aimed to define the concept of visual realism and to investigate the necessary requirements for its conception through a bibliographic-documentary research carried out in books, scientific articles, websites and software documentation. Based on the requirements raised, an instrument of visual realism evaluation was created that served as the basis for the development of two virtual environments for the treatment of panic disorder and agoraphobia. The modeling, texturing, assignment of materials, animation and programming of these environments was performed in Blender, Adobe Fuse / Mixamo, Colorgorical and Unreal Engine 4 software. The results of this research highlight the importance of the designer in the development teams of visually realistic virtual environments. The evaluation scale proposed here may help in the design of the design methodology to be used, according to the objectives of the studies. In addition, the use of this scale in multidisciplinary research laboratories can be beneficial, since it allows translating technical terms, for the exclusive use of the designers, in a language intelligible to researchers of the most varied areas, facilitating communication among group members.

Descrição

Palavras-chave

Design, Realidade virtual, Desenho de observação, Percepção visual

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