As representações de Anna Kariênina no romance e no cinema: a construção dialógica de sujeitos em diferentes gêneros

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-04-20

Autores

Silva, Tatiele Novais [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa desenvolve estudo da questão dos valores ideológicos e como estes influenciam na construção estética e no estilo constituintes dos discursos que se manifestam por meio de diferentes gêneros. Para tanto, analisa-se o discurso romanesco Anna Kariênina (1873-1877), de Liev Tolstói, e o da obra fílmica Anna Karenina, de 2012, a partir da teoria da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. O que norteia a reflexão deste estudo é a temática do adultério, uma vez que ele está presente nos dois textos que compõem o corpus da pesquisa. Esses enunciados ao tratarem dessa temática, cada qual com sua forma e seu estilo, em sua arquitetônica, refletem e refratam relações sociais no grande tempo da história humana. A relevância deste estudo se justifica por tentar proporcionar um estudo reflexivo acerca da dialogicidade da linguagem (colocada de maneira interdiscursiva/intertextual), o que pode contribuir com os estudos contemporâneos do discurso e dos gêneros do discurso, especialmente ao se considerar a caracterização verbivocovisual, particularmente, do gênero fílmico.
This research develops the study the issue of ideological values and how these influence the aesthetic construction and style constituents of discourses that manifest themselves through different genres. For this purpose, it is analyzed the novelistic discourse of Anna Karenina (1873-1877), by Leo Tolstoy, as the film Anna Karenina, work of 2012, according to the theory the philosophy of language of the Bakhtin’s Circle. What guides the reflection of this study is the theme of adultery, once they are present in both texts that make up the corpus of the research and these utterances, when treat about this theme, each one with its form and style in its architectonic reflect and refract social relations in the big time in human history. The relevance of this study is justified by trying to provide a reflective study of the dialogical language (placed of interdiscursive/intertextual way), which may contribute to contemporary studies of the discourse and the speech genres, especially when considering the verbvocalvisual characterization, particularly, of the filmic gender.

Descrição

Palavras-chave

Círculo de Bakhtin, Ideologia, Diálogo, Anna Kariênina, Gêneros do discurso – romance e filme, Bakhtin’s Circle, Speech Genres - novel and film, Ideology, Dialogue

Como citar