(Des)continuidade no ensino-aprendizagem de inglês na escola pública: aplicação e progressão de conteúdos no ensino médio

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Data

2017-05-29

Autores

Fernandes Neto, João Queiroz [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Neste estudo, discorremos sobre a (des)continuidade no ensino-aprendizagem de inglês na escola pública (EP) relacionada à aplicação e progressão de conteúdos no ensino médio. Este objeto de estudo é caracterizado pela ocorrência de rupturas que podem desfavorecer a aplicação e progressão do ensino da disciplina, ocasionar o não cumprimento do planejamento pedagógico do professor e potencializar a fragmentação do aprendizado dos alunos durante o ensino médio. Este estudo pode ser caracterizado como pesquisa qualitativa com a utilização de questionário semiestruturado e de narrativas; da análise dos materiais didáticos (MDs), diários de classe (DCs), planos de ensino (PAEs), e da consulta à legislação e documentos oficiais pertinentes. Para a investigação do problema, partiu-se de uma visão de conteúdo que se direciona ao letramento e à formação integral do indivíduo. Para analisar o desenvolvimento dos conteúdos, foram abordados: a seleção e adequação dos conteúdos à realidade dos alunos e aos documentos oficiais; a organização e sistematização desses conteúdos; e a influência do contexto escolar. A pesquisa teve como participantes, duas professoras de inglês de uma mesma escola pública estadual, cujas visões foram analisadas como ponto de partida para a abordagem do problema. Foi investigada a ocorrência de rupturas através das três séries do ensino médio, considerando-se a continuidade progressiva dos conteúdos ao longo das séries; a sequência destes em relação aos anteriores e posteriores; e a integração destes com as demais áreas do conhecimento. A seleção e a adequação foram analisadas tendo em mente a desconstrução de uma visão segmentada de conhecimento a ser promovido pela disciplina, procurando verificar o relacionamento dos ensinamentos com o contexto do aluno, considerando-se os preceitos da legislação e a proposta curricular do sistema de ensino abordado. Foram abordados os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de inglês, analisando a ocorrência da (des)continuidade nas dimensões em que cada um deles se situa. Procurou-se apontar as principais causas que contribuíram para a ocorrência da (des)continuidade em relação: à organização, à sistematização e às situações que a favoreceram. Foi analisada também a influência dos métodos de ensino utilizados sobre o objeto de estudo. Nessa perspectiva, este estudo busca contribuir para o trabalho dos professores de inglês que reconhecem e convivem com o problema da (des)continuidade no ensino-aprendizagem de inglês na escola pública, em relação à aplicação e progressão de conteúdos no ensino médio.
In this study, we discuss about the (dis)continuity of English teaching-learning in the public school concerning the application and progression of content in secondary education. This object of study is characterized by the occurrence of disruptions that may disfavor the application and progression of the English teaching; that may lead the teacher's pedagogical planning not to be fulfilled; and that may also favour the fragmentation of students' learning. This study can be characterized as a qualitative research, since it used semi-structured questionnaire and narratives, analysis of teaching materials, lesson plans, and researches in the legislation and official documents. For the investigation of the problem, we started with an underlay of the content that is directed to the literacy and integral formation of the individual. In order to analyze the development of the contents, the following were taking into account: the selection and adequacy of the contents to the students' reality and the official documents, the organization and systematization of these contents and the influence of the school context. This research had as participants two English teachers from a public school, whose points of view were analyzed as a starting point for approaching the problem. The occurrence of ruptures through the three grades high school was investigated considering the progressive continuity of contents throughout the series, the sequence of these in relation to the previous and subsequent ones, and the integration of these with other areas of knowledge. The subjects involved were observed by analyzing the occurrence of (dis)continuity in the dimensions in which each one of them is situated. We sought to identify the main causes that contributed to the occurrence of (dis)continuity in relation to the organization, the systematization and the situations that favored it. The influence of the teaching methods used was also analyzed. In this perspective, this study seeks to contribute to the teaching practice of English teachers who recognize and coexist with the problem of (dis)continuity in English teaching-learning in public schools, regarding the application and progression of contents in secondary education.

Descrição

Palavras-chave

Ensino público, Língua inglesa, (Des)continuidade, Conteúdos, Currículo, Public education, English language, Discontinuity, Content, Curriculum

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