Sexualidade e conhecimento popular a partir do uso de garrafadas: possibilidades para intervenções em Educação Sexual

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-06-20

Autores

Silva, Evelanne Samara Alves da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O estudo tem como tema a sexualidade na perspectiva do conhecimento popular através do uso de garrafadas, prática cultural presente no cotidiano das populações da Amazônia. A pesquisa versa sobre como a prática pode contribuir para intervenções no campo da Educação Sexual, sejam inseridas na disciplina de História ou em Projetos de Educação Sexual, por meio de disciplina específica. Objetiva-se relacionar o currículo formal ao que é vivenciado no cotidiano de adolescentes e jovens amapaenses, que revela o uso de garrafadas, prática que pode ser considerada para proporcionar uma aproximação entre sexualidade, História e cultura popular no ambiente escolar. A metodologia está pautada na revisão de literatura científica e pesquisa qualitativa por meio de coleta e análise de entrevistas semiestruturadas com pessoas que produzem garrafadas na cidade de Macapá, Estado do Amapá. A proposta da pesquisa se insere no campo da História Cultural considerando a História de vida dos indivíduos, suas vivências e identidades e destaca-se as mulheres como grupo social, antes silenciadas pela História positivista e que muito recorrem ao uso de garrafadas para solucionar questões ligadas à saúde e sexualidade. A memória dos produtores de garrafadas de Macapá expôs características desta prática, destacou a procura de garrafadas por parte das mulheres e acentuou a distância entre universo popular e a escola, afastamento que pode ser suprimido ao se considerar a sexualidade em sua amplitude.
The study has as its theme sexuality in the perspective of popular knowledge through the use of bottles "garrafadas", a cultural practice present in the daily lives of the populations of the Amazon. The research deals with how the practice can contribute to interventions in the field of Sexual Education, whether inserted in the discipline of History or in Projects of Sexual Education, through specific discipline. The purpose of this study is to relate the formal curriculum to what is experienced in the everyday life of adolescents and young Amapaenses, which reveals the use of bottles "garrafadas", a practice that can be considered to provide an approximation between sexuality, history and popular culture in the school environment. The methodology is based on the review of scientific literature and qualitative research through the collection and analysis of semi-structured interviews with people who produce the bottles in the city of Macapá, Amapá State. The proposal of the research is inserted in the field of Cultural History considering the life history of the individuals, their experiences and identities and highlights the women as a social group, previously silenced by the positivist History and that much use the use of bottles to solve related issues health and sexuality. The memory of the Macapá bottle growers exposed characteristics of this practice, highlighted the demand for bottles by women and accentuated the distance between the popular universe and the school, a departure that can be suppressed when considering the sexuality in its amplitude.

Descrição

Palavras-chave

Conhecimento popular, Garrafadas, História, Mulher, Sexualidade, Popular knowledge, Bottles, History, Woman, Sexuality

Como citar