Diversas lentes de leitura do Método Suzuki: diálogos e outras experiências literárias

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-06-12

Autores

Pontes, Samuel Campos de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Partindo do trabalho realizado pela professora Shinobu Saito com o método Suzuki, esta pesquisa se propõe a refletir a respeito do ensino de música em nossa época, considerando os diversos aspectos desta metodologia e as implicações dessas ideias para o processo de ensino/aprendizagem. Para isso, considera-se a cultura japonesa e a visão de Suzuki acerca da Música e da Educação; o processo de Desenvolvimento Humano, na ótica de Vigotsky e algumas características do mundo contemporâneo. Esses aspectos aparecem no texto em contraponto com a História de Vida de Shinobu Saito, principal representante do método no Brasil.
Based on the work of the teacher Shinobu Saito with the Suzuki method, this research proposes to reflect on the teaching of music in our time considering the different aspects of this methodology and the implications of these ideas for the teaching/learning process. For this, one consider the japanese culture and Suzuki's vision of Music and Education; The process of Human Development, in Vygotsky's view and some characteristics of the contemporary world. These aspects rise in the text in counterpoint with the Life Story of Shinobu Saito, the main agent of the method in Brazil.

Descrição

Palavras-chave

Método Suzuki, Shinobu Saito, História de vida, Vigotsky, Mundo contemporâneo, Suzuki Method, Life story, Contemporary world

Como citar