Faculdade de Ciências, Bauru

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  • ItemTese de doutorado
    Caracterização de filmes finos de nitreto de titânio/prata com propriedades antimicrobianas depositados por RF Magnetron Sputtering.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-14) Arruda, Antonio Carlos Santos de; Durrant, Steven Frederic [UNESP]; Mansano, Ronaldo Dominguês
    Neste trabalho, filmes de nitreto de titânio com diferentes concentrações de Ag, depositados por Rádio Frequência Magnetron Sputtering, foram avaliados sobre substratos de silício e aço inoxidável. Na fase inicial, filmes de titânio (plasmas com argônio) e nitreto de titânio (plasmas de argônio e nitrogênio) foram depositados sobre substratos de silício. A variação do fluxo de nitrogênio evidenciou a formação de filmes de nitretos de titânio com as orientações (111), (200), (220), (212) e (222). Para a formação dos filmes de nitreto de titânio - prata, a mistura de argônio (19 sccm) e nitrogênio de (25 sccm) a uma potência de 350 W, durante 90 min foi empregada. O aumento da concentração de prata refletiu na taxa de deposição e rugosidade. As análises de morfologia e topográfia, evidenciaram uma distribuição aleatória de particulados brilhantes, o que impactou no acabamento superficial, promovendo uma superficie fosca, limitando a sua aplicação para revestimentos decorativos. O comportamento hidrofóbico (>90) do filme de TiN-Ag foi observado na concentração de prata de (14.6 ± 0.3) at. %. As análises de Espectrometria de Espalhamento Rutherford e Emissão de Raios-X Induzida por Prótons, evidenciaram a distribuição da prata ao longo das espessuras dos filmes depositadas nas diferentes concentrações de Ag utilizadas. Os ensaios microbiológicos evidenciaram uma redução da atividade microbiana para os nitretos de titânio-prata em suas diferentes concentrações de prata para o micro-organismo Staphylococus aureus. Para o micro-organismo Candida albicans a característica fungistática foi constatada.
  • ItemTese de doutorado
    Construção e estudos psicométricos da escala sinalizadora de comportamentos de altas habilidades/superdotação em crianças – versão para Pais (ESCAH/C-PAIS)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Cunha, Victor Alexandre Barreto da; Rondini, Carina Alexandra [UNESP]
    As altas habilidades/superdotação (AH/SD), a cada ano, vêm ganhando destaque, principalmente no que concerne à identificação de comportamentos de AH/SD. Sabe-se que os pais/responsáveis são peças-chave dessa engrenagem, quanto à identificação de comportamentos de AH/SD. O presente estudo tem como objetivo elaborar e testar as propriedades psicométricas da Escala Sinalizadora de Comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação em Crianças – versão para Pais (ESCAH/C-Pais). Em um primeiro momento, realizou-se uma busca nacional e internacional de instrumentos disponíveis para identificação das características associadas às AH/SD, aplicados aos pais, almejando analisar quais características são comuns entre eles. A busca foi promovida em bases de dados on-line, artigos científicos, dissertações e teses referentes à temática, em livros sobre AH/SD e web sites. Também foram feitos contatos via e-mail e redes sociais, diretamente com pesquisadores da área e/ou instituições que fazem avaliação das AH/SD nacionais e internacionais. Os descritores utilizados foram: instrumento, escala, superdotação, pais, família e altas habilidades. Foram elegíveis três instrumentos provenientes das bases de dados e 11 instrumentos obtidos pelos demais meios. O estudo final contou com 14 instrumentos, todos desenvolvidos entre os anos de 2000 e 2020. Apenas dois instrumentos internacionais possuíam análises estatísticas e psicométricas, no seu processo de construção e validação. Verificou-se, portanto, uma escassez de produções atinentes à temática pesquisada e carência de instrumentos, validados, disponíveis na versão para pais, no âmbito nacional e internacional, indicando a necessidade de aprofundamento de pesquisas na área. Em um segundo momento, foram construídos os itens da ESCAH/C-Pais, com base nos instrumentos encontrados na revisão de literatura. A ESCAH/C-Pais foi composta inicialmente por 127 itens, divididas por nove subescalas: Intelectual, Criatividade, Emocional/Social, Linguística, Lógico-Matemática, Artes, Psicomotora, Liderança e Independência/Inconformismo. Efetuou-se a análise semântica dos itens da escala, com o auxílio de uma amostra de 45 pais/responsáveis de diversas regiões do Brasil, via Google Meet, por meio de Grupos Focais. Os participantes foram divididos em dois grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo-Controle (GC). O GE foi separado em dois subgrupos: G1 e G2, sendo G1 formado por participantes advindos de projetos de extensão e instituições que atuam com AH/SD de diversas localidades brasileiras e G2, participantes provenientes de uma instituição especializada na avaliação da superdotação. O GC foi constituído por pais/responsáveis que não tinham suas crianças identificadas com AH/SD. O G1 foi composto por 20 participantes, com idades entre 31 e 53 anos (M=42; DP=6), predominantemente do sexo feminino 19 (95%). O G2 foi constituído por 16 participantes, com idades entre 34 e 58 anos (M=42, DP=4), majoritariamente do sexo feminino, 15 (94%). O GC foi integrado por nove participantes, compreendendo a faixa etária dos 31 aos 50 anos (M=40; DP=6), todas do sexo feminino. Os resultados mostraram que os itens da escala são de fácil compreensão; poucas foram as sugestões propostas para deixá-los mais compreensíveis, demonstrando, assim, evidências de validade semântica pelos pais/responsáveis. Posteriormente, a escala foi examinada por cinco juízes especialistas em AH/SD e/ou em construção de instrumentos. A análise baseada no conteúdo da escala, por intermédio da avaliação de juízes - Índice de Validade de Conteúdo (IVC), apontou alto índice de concordância entre os juízes (80% a 100%). Após uma análise pormenorizada, três itens foram excluídos. A escala foi composta por 124 itens. As análises indicaram que a escala apresenta evidências de validade semântica e de conteúdo, sendo confiável para a identificação de comportamentos de AH/SD. O estudo-piloto foi realizado com a participação de quatro mães, com idades entre 30 e 42 anos, residentes na cidade de Bauru-SP. As mães foram divididas em dois grupos: duas Mães com Crianças Identificadas com AH/SD (MCI) e duas Mães com Crianças Não Identificadas com AH/SD (MCNI). O estudo-piloto possibilitou assegurar a aplicabilidade da escala, cujos itens estavam adequados e coerentes, garantindo, assim, o processo de desenvolvimento da escala ao seu público-alvo. A amostra ampliada de participantes teve por objetivo examinar as propriedades psicométricas da ESCAH/C-PAIS; para isso, participaram 658 pais/responsáveis, com idades entre 24 e 66 anos (M=41, DP=5,69), majoritariamente do sexo feminino, 621 (94%), residentes de diversas regiões do Brasil, sendo 416 pais/responsáveis com crianças identificadas com AH/SD e 242 pais/responsáveis com crianças não identificadas com AH/SD. Os participantes responderam ao questionário sociodemográfico e a ESCAH/C-Pais on-line. A estrutura interna foi aferida por intermédio da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e pela Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Inicialmente, aplicaram-se o teste Kaiser-Mayer-Olkin (KMO) e o Teste de Esfericidade de Bartlett, a fim de testar se a base é adequada para fatoração. Após, foi efetuada a AFE, os 124 itens foram agrupados e o método de retenção de fatores estimou a presença de 16 fatores. Entretanto, devido ao fato de os resultados serem conflitantes com o modelo teórico proposto e não representarem parte dos fatores esperados, foi decidido avaliar a estrutura interna, por meio da AFC. Quanto à AFC, foi possível confirmar a multidimensionalidade da ESCAH/C-PAIS, a plausibilidade do modelo teórico pré-estabelecido em nove fatores, indicando boas cargas fatoriais. Apenas um único item foi excluído, nessa etapa. A precisão das subescalas foi verificada pelo alfa de Cronbach (α) e pelo ômega de McDonald (ꞷ). Os resultados apontaram que todas as subescalas apresentaram precisão bastante satisfatória, cujos valores foram: alfa de Cronbach 0.86 e ômega de McDonald 0.87; cargas fatoriais: 0.320 e 0.753 para a subescala Intelectual; alfa de Cronbach 0.86 e ômega de McDonald 0.88; cargas fatoriais: 0.522 a 0.730 na subescala Criatividade; alfa de Cronbach 0.85 e ômega de McDonald 0.86; cargas fatoriais: 0.252 e 0.657 na subescala Emocional/Social; 0.87 tanto no alfa de Cronbach quanto no ômega de McDonald; cargas fatoriais: 0.468 e 0.724 na subescala Linguística; 0.92 no alfa de Cronbach e no ômega de McDonald; cargas fatoriais: 0.679 e 0.760 na subescala Lógico-Matemática; 0.93 no alfa de Cronbach e ômega de McDonald; cargas fatoriais: 0.594 e 0.815 na subescala Artes; 0.92 no alfa de Cronbach e no ômega de McDonald; cargas fatoriais: 0.439 e 0.830 para a subescala Psicomotora; 0.87 tanto no alfa de Cronbach quanto no ômega de McDonald; cargas fatoriais: 0.491 e 0.698 subescala Liderança e na subescala Independência/Inconformismo obteve alfa de Cronbach de 0.82 e ômega de McDonald 0.83; cargas fatoriais: 0.131 e 0.713. A ESCAH/C-Pais está composta por 123 itens, divididos por nove subescalas. Portanto, a ESCAH/C-Pais revelou, até o momento, boas propriedades psicométricas. Futuros estudos serão empreendidos com o intuito de replicar o modelo teórico e de validação relativa à estrutura interna, bem como investigar outras evidências de validade. Almeja-se que a escala possa contribuir com a literatura científica da área e ser um instrumento pujante na sinalização de comportamentos de AH/SD em crianças de 6 e 10 anos, tendo os pais/responsáveis como os respondentes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ciclos festivos na escola: encantamentos por meio das danças brasileiras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-17) Meira, Juliana Machado de; Ugaya, Andresa de Souza [UNESP]
    Esta pesquisa se propôs a narrar os caminhos construídos para o desenvolvimento de um trabalho com as culturas populares na escola, por meio das festas e suas manifestações e expressões presentes nos ciclos festivos brasileiros – carnavalesco, junino e natalino. O cenário desse estudo foi a disciplina eletiva ‘Festejar o Brasil: uma viagem dançada pelo nosso país’, elaborada e ministrada por uma dupla de docentes e realizada junto aos estudantes do ensino médio no segundo semestre de 2022. Embasado e fomentado pelo trabalho na escola com foco na temática das relações étnico-raciais, o objetivo dessa pesquisa foi o de construir propostas para que saberes e práticas populares, marginalizados e subalternizados pelo meio acadêmico, construam espaços nas práticas educativas, com o reconhecimento dos impactos desse saber na formação dos estudantes. Compreendemos que este trabalho realiza as prerrogativas das leis 10.639 e lei 11.645 imantando as nossas ações educativas de intencionalidade na construção de uma escola e de uma educação multicultural e decolonial. A metodologia utilizada para os registros foram as narrativas autobiográficas que partilham as experiências sobre os processos construídos na práxis pedagógica dialogando com autores que referenciam as ações na/da educação para as relações étnico-raciais. Os resultados da pesquisa são reverberados pelas narrativas dos estudantes, onde eles partilham que por meio das vivências oportunizadas pelo trabalho na disciplina eletiva ampliaram seus conhecimentos sobre as festas e danças das culturas populares brasileiras, que se caracterizaram por novas experiências, momentos de diversão e o compartilhar desses saberes com a comunidade escolar. Destacamos três momentos que se deram nesse trabalho com as festas, manifestações e expressões populares festivas junto aos estudantes: abrir as portas da escola para os saberes das culturas populares, vivenciar uma educação pautada nas relações étnico-raciais e a construção de relações de pertencimento/encantamento por meio da dança brasileira. O grande legado de toda esta experiência foi o fato da nossa escola abrir seus portões, às salas de aula, a quadra, o currículo para acolher e valorizar as culturas populares, construindo caminhos nos quais não podemos mais voltar atrás, e sim, somente seguir em frente e expandir. A disciplina eletiva ‘Festejar o Brasil: uma viagem dançada pelo nosso país’, fez seu espaço em nossa comunidade escolar nos enlaçando aos saberes e fazeres das culturas populares, alcançando novas perspectivas para uma educação democrática.
  • ItemTese de doutorado
    Uma análise Bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-01) Audi, Amanda Godoi; Nardi, Roberto [UNESP]
    Esta pesquisa, decorrente da dissertação de Audi (2018), tem como objeto de estudo o Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (PPGEDC) da Unesp/Bauru. A questão norteadora foi: Quais são as forças que interferem nas ações dos agentes e estruturas existentes no PPGEDC que influenciam a atividade acadêmica dos egressos? O objetivo geral é analisar sociologicamente o PPGEDC de acordo com a perspectiva de Bourdieu, buscando compreender o campo no qual o Programa está inserido e as disputas existentes dentro dele, especialmente sob a visão dos egressos. E compreender, assim, quais são as lutas, os agentes, as normas e as leis determinantes para esse campo e subcampo. Os dados foram levantados em relatórios disponibilizados pela Seção de Pós-graduação e no website do Repositório da Unesp; e, aqueles relativos aos sujeitos, foram obtidos a partir das informações contidas em seus currículos Lattes e questionários. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa e documental. Para análise dos dados, foram utilizados princípios da Análise Textual Discursiva. A partir disso, constata-se que os resultados dessa pesquisa geraram reflexões sobre as contribuições profissionais, acadêmicas, políticas e sociais à formação de pesquisadores e, nesse sentido, articular com a qualificação para o Ensino Superior e demais níveis educacionais. Busca-se contribuir para futuras reformulações educacionais e institucionais no PPGEDC, enfocando a formação de pesquisadores e professores de Ciências de elevada qualidade.
  • ItemTese de doutorado
    Preconceito sexual e de gênero sob a ótica da análise do comportamento: investigações teóricas e aplicadas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-01-29) Cravo, Felipe Augusto Monteiro; Almeida-Verdu, Ana Claúdia Moreira [UNESP]; Almeida, João Henrique de [UNESP]
    O objetivo desta tese é apresentar investigações teóricas e aplicadas sobre preconceito sexual e de gênero sob uma perspectiva analítico-comportamental. A tese está dividida em introdução geral, cinco estudos em formato de artigos e um capítulo final. No capítulo 1 apresenta-se uma revisão teórica sobre o preconceito sexual e de gênero sob a perspectiva da análise do comportamento com ênfase nos processos simbólicos constituintes deste fenômeno. O segundo e o terceiro capítulos são revisões de literatura já publicadas em periódicos durante o percurso de doutoramento. Tais revisões contribuíram para compreender os usos e características do instrumento IRAP (Implicit Relational Assessment Procedure) (capítulo 2) e o estado da arte da literatura analítico-comportamental brasileira sobre sexualidade e gênero (capítulo 3). O capítulo 4 apresenta o resultado da avaliação de preconceito explícito contra gays e lésbicas por estudantes de psicologia. Participaram 115 estudantes (73 femininas, 39 masculinos e 3 pessoas não-binárias, média etária 23,3 anos, DP, 7,0) que responderam à Escala Multidimensional de Preconceito Sexual (EMPS) de forma online. A escala mede preconceito sexual a partir de cinco fatores (aversão à homossexualidade, heterossexismo, crenças positivas sobre a homossexualidade, resistência à heteronormatividade e negação da homofobia). Dentre os resultados verificou-se que participantes cisheterossexuais possuem maiores médias de “heterossexismo”, e participantes LGBTQIAPN+ e sem crença religiosa maiores escores no fator “resistência à heteronormatividade”. O fator “crenças positivas sobre a homossexualidade” foi interpretado de forma diferente da proposta dos autores da escala. Discutiu-se sobre as características curriculares dos cursos de Psicologia e a formação profissional com vistas a diminuição de vieses preconceituosos. No capítulo 5 apresenta-se uma investigação exploratória sobre o uso do IRAP para medir vieses anti e pró figuras representativas (emojis) de heterossexuais, gays e lésbicas. Participaram 28 estudantes de psicologia (16 femininas, 11 masculinos e 3 pessoas não-binárias, 17 heterossexuais, cinco bissexuais, três homossexuais, dois pansexuais e uma pessoa assexual; média etária de 23 anos). As/os participantes foram dividas/os aleatoriamente em dois grupos (IRAP-Gay e IRAP-lésbica), e foram submetidas/os a avaliação implícita de viés pró e anti heterossexualidade e homossexualidade. Identificou-se que o IRAP é sensível para medir vieses sobre sexualidade, porém os efeitos pró homossexualidade são funções das características das/os participantes. Isto é, participantes LGBTs apresentaram vieses pró gays e lésbicas e vieses neutros a heterossexuais, e participantes heterossexuais forte viés pró heterossexuais quando comparado com estímulos gays, e vieses neutros para homossexuais em geral. Discutiu-se sobre as relações simbólicas como função da história de interações com as contingências culturais estabelecidas para cada grupo. No último capítulo apresenta-se uma síntese pessoal do doutorando sobre os aspectos simbólicos que perpassaram sua história de vida enquanto gay. Por fim, apresenta-se um resumo dos objetivos, resultados e proposições possíveis a partir das pesquisas desenvolvidas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Reflexões sobre o intercâmbio au pair a partir da clínica psicanalítica online
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-29) Cunha, Letícia Cristine Moreira da; Campos, Érico Bruno Viana
    A presente dissertação aborda os desdobramentos do cenário atual diante do surgimento e estabelecimento da clínica online - aqui, especificamente, a clínica psicanalítica - e o atendimento de jovens brasileiras vivendo no exterior a partir do intercâmbio Au Pair. Inicialmente foi descrito o histórico recente do surgimento e desenvolvimento da clínica online, seguido da apresentação da modalidade de intercâmbio Au Pair e da literatura específica sobre os possíveis impactos nos sujeitos que emigram. Além da revisão de literatura cara a este campo, as discussões foram ilustradas a partir de breves vinhetas de atendimentos psicoterápicos realizados. Os resultados apontam que os vestígios do colonialismo persistem nas dinâmicas estabelecidas no Au Pair, seja na forma de disparidade entre os membros da família, das condições econômicas, culturais ou de acesso às condições legais do país, trazendo impactos significativos para as intercambistas. Nesse contexto, a psicoterapia mostrou-se como um espaço de sustentação e ressignificação dos processos relativos aos processos de luto e eventos traumáticos vivenciados.
  • ItemTese de doutorado
    As marcas da argumentação implementadas por licenciandos em espaços didático-pedagógicos durante o estágio supervisionado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-15) Cardoso, Nelson Leite; Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
    A argumentação tem como propriedade o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Na perspectiva pedagógica, essa característica é utilizada como recurso auxiliar na estruturação do processo de ensino e aprendizagem visando a construção do conhecimento. A análise de como se configuraram a utilização didática dessa característica nas atividades do estágio supervisionado do curso de graduação de Licenciatura em Ciências (habilitação em Física) de uma Universidade Pública da Região Norte do país foi objeto de estudo dessa pesquisa. Avaliamos o domínio didático-pedagógico dos licenciandos na implementação de atividades que invistam na promoção da argumentação. Foram estabelecidos como instrumentos de coleta de dados alguns documentos elaborados pelos estagiários: o Plano de Aula do minicurso implementado elos estagiários e desenvolvido com alunos do Ensino Médio; gravações em áudio e vídeo dos momentos de reflexão em sala de aula como componentes da disciplina do Estágio Supervisionado, em que eles relataram suas impressões sobre as atividades desenvolvidas; entrevista realizada pelo pesquisador, cujo tema tratou sobre os significados dos termos Problematização, Estratégia de Raciocínio e Argumentação e sua utilização no ensino de Ciências e o Relatório Final do estágio. A análise dos dados centrou-se principalmente nos registros efetuados por uma dupla de estagiários, que desenvolveu a dinâmica de “Júri Simulado”, uma vez que esta opção didática utiliza necessariamente a argumentação como abordagem discursiva. Alguns referenciais teóricos foram tomados como parâmetros de análise e avaliação de resultados: a estruturação e tipologia de argumento; o uso de recursos potencializadores de argumentação (Problemas e Problematizações); os Propósitos e Ações Pedagógicos e Epistemológicos do professor para a promoção da argumentação e as Ações do Domínio Teórico-Prático para o uso da Argumentação. A finalização da avaliação contou com três categorias de situações argumentativas, a saber: ações que criam condições para o surgimento da argumentação; ações que geram e sustentam a argumentação e ações com base em sustentação epistemológica. Como resultado, constatou-se a predominância das ações e propósitos pedagógicos do professor para a promoção da argumentação, que por sua vez acarretaram uma maior incidência da primeira categoria geral de situações argumentativas, consideradas como ações em nível pragmático. Verificou-se que as ações da segunda categoria, caracterizadas como ações em nível argumentativo, por terem como condição a execução completa do ciclo argumentativo (proposição do argumento, contra-argumento e resposta) se mostraram com maior nível de dificuldade e baixa frequência de ocorrência. De forma semelhante as ações da terceira categoria (ações epistêmicas) que precisavam ser sustentadas por referenciais teóricos e/ou matemáticos também tiveram suas execuções comprometidas. As marcas da argumentação apresentadas pelos licenciandos confirmam a necessidade de maior investimento ainda na formação inicial do professor quanto ao domínio teórico-pedagógico da prática argumentativa. Nesse caso, além da perspectiva pedagógica da argumentação, que remete às ações do professor enquanto estratégia reguladora da aprendizagem, deve-se considerar a perspectiva epistêmica, que implica no aprender a argumentar atentando para a natureza do processo de construção do argumento e dos mecanismos cognitivos que são desencadeados.
  • ItemDissertação de mestrado
    O uso de modelos didáticos para o ensino de histologia: uma abordagem crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-21) Reversi, Luiz Felipe Campos; Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]
    Existe, atualmente, uma diversa gama de práticas pedagógicas disponíveis para o ensino de ciências, assim como existe uma grande quantidade de investigações acadêmicas acerca de tais práticas e das possibilidades para um ensino de Ciências inovador e efetivo. Contudo, de modo geral, ambos estes estudos e práticas são orientados hegemonicamente por uma perspectiva construtivista, havendo pouca articulação entre as tendências pedagógicas críticas e os componentes curriculares específicos como as Ciências Naturais. Da mesma forma, alguns conteúdos são privilegiados e recorrentes em tais produções, sendo escassa a produção acadêmica de práticas e pesquisas sobre o ensino de determinados conteúdos: como a histologia. Frente a essas lacunas, buscamos realizar um estudo acerca do uso de modelos didáticos no ensino de histologia a partir do referencial da Teoria da Atividade, identificando as potencialidades e limitações do uso de tais modelos a partir de sua aplicação por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem nas aulas de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados foram utilizados para a elaboração de um material instrucional que faça a síntese desse conhecimento produzido e que oriente os professores na produção e aplicação de seus próprios modelos didáticos tridimensionais de baixo custo em Papercraft.
  • ItemTese de doutorado
    Influências de intervenções sobre saúde emocional materna e interação mãe-bebê com deficiência.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-12) Pederro, Mariana de Freitas Pereira; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
    O presente estudo descreveu, comparou e correlacionou os indicadores de saúde emocional, a percepção da rede de apoio social e a interação mãe-bebê com deficiência, antes e após intervenções com foco na saúde emocional e em comportamentos interativos maternos. Analisou-se, também, a percepção das mães sobre alterações da sua saúde emocional, antes e durante a pandemia. O Estudo 1 consistiu de uma revisão de literatura com o objetivo de analisar os resultados de diferentes tipos de estudos sobre a saúde emocional de mães de bebês com deficiência. Foram analisados 15 estudos, publicados de 2016 a 2021. A maioria (93,33%) dos artigos era descritivo. Deles, 53,8% apontaram para prejuízos na saúde emocional das mães de crianças com deficiência. Entre os de comparação entre grupos, 66,67% indicaram que mães de crianças com deficiência apresentavam mais indicadores clínicos do que as de crianças com desenvolvimento típico. Dos estudos com intervenção com foco na saúde emocional materna, dois dos três, mostraram mudanças positivas significativas. O Estudo 2 descreveu a saúde emocional e a rede de apoio de mães de crianças com deficiência relacionando-as. Participaram 25 mães de bebês de três a 24 meses de idade, com diferentes expressões de deficiência. Utilizou-se a Escala de Estresse percebido, o Inventário de Ansiedade Traço-Estado e a Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo e a Escala deApoio Social. A presença de indicadores de ansiedade traço e depressão foi observada em mais de 50% das mães participantes. Comparando com a pontuação de corte dos testes, os resultados obtidos estavam próximos dos indicadores clínicos para saúde emocional. A percepção da rede de apoio foi considerada satisfatória. Não houve correlações entre a saúde emocional e a percepção de rede de apoio. O Estudo 3 analisou o impacto da Covid-19 sobre a percepção de saúde emocional de mães de crianças com deficiência. Participaram 20 mães de bebês com deficiência que responderam um questionário sobre o impacto da Covid-19, elaborado para este estudo. A saúde emocional materna foi coletada com os instrumentos descritos no Estudo 2. Os resultados mostraram que 55% das mães apresentaram altos indicativos de estresse. Quanto aos fatores que mais alteraram seu estado emocional, 30% relataram que somente a condição do bebê e, 30% atribuíram tanto à condição do bebê quanto à pandemia. Ao compará-las, as mães que relataram que estes dois fatores tiveram efeito sobre seu estado emocional apresentaram médias maiores em três das quatro medidas analisadas (75%), porém sem diferenças significativas. Os Estudos 4 e 5 descreveram e compararam os efeitos de três tipos de intervenções sobre a saúde emocional materna (Estudo 4) e sobre a interação mãe-bebê (Estudo 5): a) um programa educativo-terapêutico e emocional; b) uma com foco na interação mãe-bebê e, c) uma que englobou as duas intervenções. Participaram 13 mães de bebês com deficiência. A saúde emocional foi avaliada com os instrumentos descritos no Estudo 2. As mães responderam aos instrumentos e as díades foram filmadas em interação livre com seus bebês por cinco minutos antes e depois das intervenções. A intervenção educativa terapêutica consistiu em cinco sessões, realizada individualmente. A intervenção sobre a interação mãe-bebê, com ênfase no comportamento responsivo materno, foi realizada em um encontro, utilizando-se o vídeo feedback. A interação mãe-bebê foi analisada por meio do Interadíade. No Estudo 4 os dados apontaram que a presença de indicadores de estresse e ansiedade diminuíram nas avaliações antes e depois das intervenções, todavia, sem diferença significativa. O apoio social também não foi alterado após a intervenção. Os resultados do Estudo 5 do pré-teste apontaram para presença de comportamentos positivos de Estimulação (71,5%) em detrimento dos de Responsividade (19,14%) dos três grupos de mães. Dos bebês, no pré-teste 49,43% eram comportamentos positivos e 48,18% de não interativos. No pós teste, as mães dos Grupos 1 e 2 apresentaram diminuição das pontuações médias tanto em Intrusividade, Verbalizações Negativas e o Total deles. Não foram observadas alterações significativas do pré para o pós-teste para os bebês dos três grupos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Nanopartículas de Nb2O5 aplicadas a células solares de perovskita
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-19) Assunção, João Pedro Ferreira; Graeff, Carlos Frederico de Oliveira [UNESP]; Oninn - Soluções Tecnológicas
    Currently, one of the most promising technologies in the field of photovoltaic devices are the so-called perovskite solar cells (CSPs). Its rapid advancement (today presenting more than 26% conversion efficiency) associated with its low production cost, make this technology highly attractive to the industrial sector. Despite their great progress, CSPs still face challenges that slow down their commercialization, the main ones being their scaling and long-term stability. Therefore, the present work proposes an alternative route for the production of Nb2O5 nanoparticles (NPs) and their application as an electron transport layer in CSPs, aiming to advance the issues surrounding the challenges of their commercialization. The results obtained show that self-suspended and crystalline Nb2O5 nanoparticles with dimensions of 20 nm were synthesized in times shorter than 15 minutes by the microwave-assisted hydrothermal method. The developed nanoparticles were applied as an electron transport layer in perovskite solar cells. The results obtained show that its application as compact films resulted in devices with a maximum efficiency (PCE) of 18.4%. For devices with mesoporous Nb2O5 films, the best devices presented a maximum PCE of 18.2%. The Nb2O5-based devices were compared with standard devices based on the compact Nb2O5 sol-gel layer and mesoporous TiO2, showing a maximum PCE of 18.1%. In general, the results indicate that solar cells prepared with compact Nb2O5 NP films with a concentration of 100 mg.mL-1 present optoelectronic and transport parameters similar to control cells, demonstrating that the route proposed in this work can be used in the production of High-efficiency CSPs compatible with devices demonstrated in the literature. The results also demonstrate that the application of two-bed Nb2O5 mesoporous films also produces parameters similar to those found in standard devices. On the other hand, the deposition of only one layer resulted in uncovered areas and devices that present high hysteresis. Furthermore, the capacitances in 1-layer devices are larger, suggesting that the observed hysteresis is promoted by charge accumulation in the uncovered areas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Um estudo correlacional entre atitudes e conhecimentos de alunos do Ensino Médio em relação ao conceito de Função
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-30) Vieira, Leandro dos Santos; Pirola, Nelson Antonio [UNESP]; Faculdade de Ciências
    Esta dissertação é um estudo correlacional entre conhecimentos (Declarativos e Procedimentais) e Atitudes em relação ao conceito de Função e à Matemática, com a participação de 378 estudantes do interior dos estados de São Paulo e de Minas Gerais. Foram utilizados quatro instrumentos para coleta de dados: um questionário sobre Atitudes e caracterização da amostra, uma prova de conhecimentos sobre o conceito de Função, a Escala de Atitudes em relação à Matemática (EAM) e a Escala de Atitudes em relação à Função (EAF): adaptada e validada a partir da escala de Brito (1996). Como principal aporte teórico, foram utilizados os estudos sobre Atitudes (Brito, 1996) e conhecimentos Declarativos e de Procedimentos presentes na psicologia cognitiva, conforme Sternberg, 2008; Anderson, 1980 (apud Sternberg, 2008) e Neumann, 1995 (apud Quintiliano, 2005). A pesquisa adotou um método misto, justificando a abordagem quantitativa na primeira etapa e qualitativa na segunda. Análises fatoriais apontaram que o instrumento EAF é consistente e confiável. Análises descritivas mostraram que pouco mais da metade dos alunos concordam ou concordam totalmente em não ter bom desempenho em Matemática ou em atividades sobre o conceito de Função. Análises inferenciais mostraram, dentre outros resultados, o gênero como fator que pode indicar Atitudes positivas em homens e negativas em mulheres. O teste de Spearman revelou uma correlação moderada e positiva (ρ=0,579) entre as pontuações na EAM e EAF, indicando que estudantes com Atitudes positivas em relação à Matemática tendem a ter Atitudes positivas em relação ao conceito de Função e vice-versa. Na etapa qualitativa da pesquisa, selecionaram-se aleatoriamente 4 alunos com Atitudes negativas e 4 alunos com Atitudes positivas (tanto em Matemática quanto em conceito de Função). Resultados qualitativos indicaram que os alunos possuem conhecimentos Declarativos e Procedimentais necessários, mas de forma isolada. Conhecimentos relacionados ao aperfeiçoamento são pouco robustos para a maioria, com dificuldades em processos procedimentais. Alunos com Atitudes negativas em relação ao conceito de Função ou à Matemática demonstraram não possuir ou apresentaram conhecimentos Procedimentais e Declarativos (sobre o conceito de Função) de forma parcial, ao passo que alunos com Atitudes positivas em relação ao conceito de Função ou em relação à Matemática demonstraram ter conhecimentos Procedimentais e Declarativos (sobre o conceito de Função) mais próximos de sua totalidade. Assim, concluiu-se que a relação entre conhecimentos e Atitudes influenciam diretamente a aprendizagem do conceito de Função.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo da interação entre a proteína albumina do soro humano e o fármaco sulfassalazina numa abordagem experimental e teórica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Grandini, Giulia Saneti; Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]; Ximenes, Valdecir Farias [UNESP]
    O estudo das interações entre fármacos e proteínas é um tema de interesse científico-tecnológico e que tem aplicação direta na saúde pública. O estudo que envolve princípios ativos e proteínas de transporte sanguíneas, como a Albumina do Soro Humano (HSA), é indispensável no entendimento bioquímico da ação dos mesmos e na distribuição desses princípios pelo organismo. Através de técnicas espectroscópicas e teóricas estudou-se a interação do fármaco sulfassalazina (SSZ) com a HSA com o intuito de identificar o(s) sítio(s) preferencial(ais) e determinar a constante de associação (Ka). Os experimentos foram feitos também com a proteína Albumina do Soro Bovino (BSA), como parâmetro de comparação, já que dados na literatura apontam que o fármaco tem afinidade pelo sítio 1 de Sudlow (DS1) nas duas proteínas. Através do espectro de absorção obteve-se um Ka de (0,81 ± 0,02).10⁵ L.mol⁻¹ para o sistema SSZ-HSA e um Ka de (1,10± 0,10).10⁵ L.mol⁻¹ para o complexo SSZ-BSA. Os valores são próximos, mas diferenças no deslocamento batocrômico encontrados nos espectros de absorção denunciaram discrepância na polaridade do ambiente químico em que a SSZ está exposta nas duas proteínas. O docking molecular confirmou essa discrepância ao informar que no DS1 da HSA a sulfassalazina está exposta a uma vizinhança mais apolar do que a observada no DS1 da BSA. Além disso, ensaios de dicroísmo circular eletrônico (ECD) mostraram que a SSZ apresenta sinal de dicroísmo circular induzido (ICD) quando complexado em ambas as proteínas, mas que se diferem na forma e nos comprimentos de onda. Simulações TD-DFT sugerem que esse sinal é devido a uma isomeria axial que surge da interação entre o mesmo e o ambiente quiral do DS1. Tanto a técnica de absorção quanto o ECD foram usados para realizar competição de sítio na proteína HSA. Os resultados envolvendo os competidores digitoxina, varfarina, ibuprofeno, tiroxina e mesalazina apontaram que não há afinidade pelo sítio 2 de Sudlow (DS2), mas há uma discreta afinidade pelo sítio 3 de Sudlow (DS3). O DS1 foi confirmado como sendo o sítio preferencial.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise da estabilidade postural e da exploração locomotora em bebês prematuros: estudo transversal e comparativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-18) Briet, Rafael Nunes; Zago, Paula Fávaro Polastri [UNESP]
    O objetivo principal do presente estudo foi investigar os efeitos da prematuridade na estabilidade postural e na exploração locomotora em bebês prematuros nos primeiros seis meses de experiência do andar independente. O segundo objetivo foi identificar preditores no perfil de crescimento e desenvolvimento (perfil neonatal, medidas antropométricas e experiência no andar) para as características de controle postural e exploração locomotora em bebês nos primeiros meses do início do andar. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal comparativo. Participaram 16 bebês nascidos prematuros (PT) com 17,94 meses (idade cronológica) e 15 bebês nascidos a termo (AT) com 16,03 meses idade, ambos os grupos sem diferença média de experiência no andar (PT=2,53, ±1,50 meses e AT=2,47, ±1,63 meses), em estágios semelhantes do desenvolvimento motor, e sem comprometimento físico ou mental. A estabilidade postural do bebê foi mensurada na posição em pé sobre um pedestal de madeira, posicionado sobre uma plataforma de força. A exploração locomotora foi mensurada a partir da gravação de 20 minutos do brincar livre, em uma sala com brinquedos projetadas para promover a locomoção. O teste de Mann-Whitney não mostrou diferenças entre grupos nas variáveis de estabilidade postural. Entretanto, os resultados mostraram diferenças significativas na exploração locomotora, indicando que o grupo PT passou mais tempo deitado durante a sessão. Ao buscar associações entre o perfil neonatal, medidas antropométricas, experiência no andar e as variáveis de controle postural e exploração locomotora, correlações de Spearman mostraram que a maior experiência no andar (em meses) está associada poderadamente com o maior tempo do bebê andando na sessão, maior número de bouts tiros de caminhada), número de passos, e menor tempo sentado e arrastando. Análises de regressão linear mostraram que a experiência no andar prediz, aproximadamente, 45% do aumento no tempo em movimento, 40% da diminuição do tempo deitado e 37% do tempo sentado, 36% do aumento no número de bouts e 56% do aumento no número de passos totais para o grupo AT. Para o grupo PT, a experiência no andar prediz apenas 9% no aumento do número de passos. Na amostra investigada, a prematuridade parece não afetar 11 diretamente a estabilidade postural. Entretanto, a experiência no andar pode ser considerada um fator preditivo para as mudanças no comportamento exploratório locomotor de bebês AT, mas não de bebês PT, já que este grupo apresentou uma magnitude diferente quando comparada ao grupo AT, reforçando a necessidade de programas de intervenção precoce para esta população. Até o momento, este é o primeiro estudo a investigar a estabilidade postural de bebês PT menores de dois anos, em postura bipodal estática utilizando plataforma de força, e associar seus resultados com medidas de exploração locomotora. Sendo assim, concluímos que a experiência no andar independente prediz mudanças no comportamento exploratório de bebês AT, mas parece não minimizar os sutis impactos associados à prematuridade na exploração locomotora não-orientada a objetos
  • ItemTese de doutorado
    Detecção de mudanças em imagens utilizando aprendizado residual de redes neurais convolucionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-05) Santos, Daniel Felipe Silva; Papa, João Paulo [UNESP]; Marana, Aparecido Nilceu [UNESP]
    Detecção de mudanças em vídeos e imagens diz respeito ao processo de separar os conteúdos de primeiro plano da cena observada, do inglês \textit{foreground}, dos conteúdos de segundo plano, do inglês \textit{background}. Bons métodos de detecção de mudanças necessitam trabalhar de forma rápida e precisa sob condições adversas intrínsecas, relacionadas a falhas dos dispositivos de captura utilizados, e extrínsecas, relacionadas a alterações ambientais de clima e luminosidade capazes de induzir processos de detecção falso positivos e falso negativos. Para superar tais desafios propõe-se, num primeiro momento, o mecanismo denominado de atenção residual implícita, a ser avaliado pelas técnicas propostas de detecção de mudanças em vídeos denominadas Rede Neural Convolucional Residual em Cascata (CRCNN) e Rede Neural Convolucional em Cascata Multiescala (MCRCNN). Em um segundo momento propõe-se o mecanismo de atenção residual explícita, avaliado pelo método proposto denominado de Rede Leve de Atenção Temporal (TITAN). Resultados quantitativos produzidos pelas técnicas CRCNN e MCRCNN, calculados sobre a base de dados de Detecção de Mudanças 2014 (CD2014), indicaram ser vantajosa a utilização do mecanismo de atenção residual implícita, sendo a técnica MCRCNN superior à técnica CRCNN e a demais técnicas em estado da arte, como RTSegNet e DeepBS. Resultados quantitativos produzidos pela técnica TITAN, calculados sobre as bases de dados SZATAKI, Onera, LEVIR-CD e SYSU-CD, demonstraram ser vantajosa a utilização de mecanismo de atenção residual explícita. Para as mesmas bases de dados, a técnica TITAN também superou técnicas em estado da arte como FLS e STANet e equiparou-se com técnicas como DMINet e RSCDNet. Além disso, obteve resultados superiores ao de técnicas como FgSegNet\_S, FgSegNet\_M, RtSegNet, MUNets, DeepBS, SEUNet3 e MCRCNN sobre a base de vídeos CD2014, enquanto equiparou-se com técnicas como DMINet e FgSegNet\_v2, considerando a base de dados PetrobrasROUTES. Para quadros de dimensão $690 \times 520$, nos piores casos analisados, a técnica TITAN realizou $25,8 \times 10^9$ menos operações de ponto flutuante (FLOPs) e necessitou armazenar em memória $3,04 \times 10^6$ menos parâmetros, em comparação com a técnica DMINet. Também conseguiu superar a taxa de processamento de quadros por segundo (FPS) da técnica MU-Net1 em $20$ quadros.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliações externas e a formação continuada de professoras de matemática na educação básica: sobre elementos constitutivos do agir comunicativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-19) Postingue, Thais Paschoal; Lopes Junior, Jair [UNESP]
    A literatura sustenta convergências em salientar que as formações inicial e continuada de professores para avaliar as aprendizagens de habilidades concernentes ao componente curricular de Matemática na Educação Básica priorizam dimensões instrumentais de uma racionalidade técnica. Configura-se, assim, como imperativa, a explicitação objetiva e fundamentada de condições de possibilidade de ações antagônicas a tal cenário adverso. Com o objetivo de fomentar conhecimentos comprometidos com a inconteste necessidade de superação desta hegemonia sistêmica, o presente trabalho, ancorado em pautas que definem a atuação profissional dos professores, empreendeu análises voltadas para a proposição de elementos constitutivos do Agir Comunicativo, a saber, de elementos com potencial de fomentar interações dialógicas e negociações discursivas necessárias para a construção de consensos intersubjetivos. De modo mais específico, o presente estudo concentrou ênfase em discutir e analisar as implicações para a formação continuada de professores de Matemática da exposição obrigatória dos estudantes às avaliações externas no Estado de São Paulo: ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e à Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP). Fundamentado na Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, pretende-se gerar conhecimentos sobre a natureza de possíveis vinculações entre a política, a documentação e a instrumentalização necessárias para a implementação desta política pública educacional de avaliação do desempenho escolar e o discurso de professoras expostas cotidianamente a tal política pública. Apresenta-se um trabalho de natureza qualitativa, baseando em um estudo de caso em uma escola estadual no interior paulista, desenvolvido a partir de análise documental sobre os resultados do SARESP, as habilidades avaliadas pelas AAPs e os respectivos desempenhos por período letivo (anos e séries) do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio considerando os itens (questões) vinculados a tais desempenhos, além de entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras de matemática e a coordenação pedagógica. Da análise dos resultados do SARESP, das habilidades avaliadas da AAP, dos desempenhos vinculados e das entrevistas realizadas, podemos evidenciar que as professoras de matemática desconhecem várias informações produzidas pela execução dos instrumentos de avaliação. Argumenta-se que tais informações, embora tenham potencial para o desenvolvimento profissional, diante do desconhecimento das docentes são eivadas da dimensão formativa que poderiam exercer por orientações assertivas, fundamentando atos de fala em interações discursivas sobre dimensões das avaliações externas e em larga escala, produzidas no interior das próprias instituições de ensino. Diante desses resultados, a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas é apresentada como subsídio para que professoras de matemática possam analisar restrições formativas que o desconhecimento do potencial analítico que uma avaliação externa possa vir a ter e inseri-los, como elementos constitutivos, em uma situação que favoreça o pensar em sua formação e em sua ação, privilegiando espaços públicos de negociações discursivas para a construção de consensos e de entendimentos mediados pelas interação autênticas entre pares.
  • ItemTese de doutorado
    Metal oxides as transport layer for perovskite solar cells
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-18) Silva, José Humberto Dias da [UNESP; Unger, Eva; Fernandes, Silvia Leticia [UNESP]
    Nowadays, perovskite solar cells draw great interest in the energy harvest field mainly due to the rapid increase in efficiency. Nevertheless, challenges like the stability improvement and the scalability of the layers must be surpassed. Although the perovskite layer is the center of the device, this layer alone could not reach such high performance. Transport layers are necessary and offer great aid for charge extraction, and device performance, unveiling the importance of those layers and the materials used, being those layers the focus of this work. Firstly, the niobium pentoxide deposition (electron transport layer) by slot die coating was investigated. The niobium pentoxide was presented as a viable alternative to the traditional titanium oxide, mainly due to a positive influence on the stability that might be seen through a reduction in the hysteresis. The slot die coating is an attractive solution-based deposition technique, as it allows the coating of a wide diversity of materials with high throughput, which can be favorable for large-scale production. For this goal, varied parameters were examined for the deposition process. Secondly, the usage of potassium chloride salt to mitigate the hysteresis effects between the transport layer and the perovskite was investigated, comparing its application as an additive in the perovskite precursor solution or as a passivation layer, in devices with tin oxide as transport layer. The layers were analyzed by microscopy, and the influence of the materials on the device performance was assessed using the J-V curves. Considering the slot die coating of the niobium pentoxide, the layers were successfully obtained, and the best devices reached about 12 % efficiency. Although the obtained efficiency is still low compared to the present high-performance devices, obtained through other depositions techniques less scalable and more expensive, so far, no report on the slot die coating of the niobium pentoxide for perovskite solar cells was found, For the passivation, its utilization resulted in negligible hysteresis effects. Thus, either as a layer or additive, the performances were similar. However, the outcomes indicate that the usage as an additive might be a handicap for the perovskite being more favorable to use as a passivation layer.
  • ItemDissertação de mestrado
    Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Motoki, Leila Mary; Zanata, Eliana Marques [UNESP]
    Em 2020, a Pandemia Covid-19 trouxe significativas mudanças à sociedade, inclusive nos contextos educacionais, principalmente pela implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no qual as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ganharam lugar de destaque, permitindo que docentes e discentes pudessem dar continuidade aos estudos durante o ano letivo. A inabilidade ao uso de ferramentas digitais e a urgência para a organização e efetivação do ERE impactaram negativamente na aprendizagem das classes mais vulneráveis. Diante dessas adversidades, muitos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se encontravam excluídos digitalmente não conseguiram dar continuidade aos estudos, o que elevou consideravelmente a evasão escolar desse público-alvo. A pesquisa teve como objetivo analisar quais foram os reais impactos do uso das TDIC em um CEEJA, durante o ensino remoto, e quais mudanças acarretaram no trabalho docente da Unidade de Ensino (UE). O estudo se deu em três etapas: na primeira foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre a EJA e o CEEJA, o uso das TDC na EJA e a formação docente para CEEJA; na segunda etapa foram aplicados questionários aos professores e alunos de um CEEJA e na terceira, foi elaborado e aplicado o produto educacional intitulado “Oficina EJA Digital”, versando sobre a contextualização sobre a EJA no Brasil e o trabalho de Paulo Freire para a educação. Os principais resultados e dados obtidos, durante o processo do trabalho, apontaram para a necessidade de urgente implementação de políticas públicas que visem a inclusão digital na EJA e a formação continuada em serviço dos docentes dessa modalidade de ensino.
  • ItemDissertação de mestrado
    Modificação da superfície de titânio com titanato para a adesão da apatita
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-10) Garcia, João Ícaro Miranda Morais; Saeki, Margarida Juri [UNESP]; Faculdade de Ciências
    Biomateriais de compósito metal-cerâmica, tem ganhado destaque por oferecer formas de acelerar a regeneração e reabilitação. Neste trabalho estudou-se a modificação de superfície do titânio comercialmente puro (Ti-c.p.) criando-se ou depositando-se filmes de óxido de titânio (TiO2) contendo titanato de cálcio (CaTiO3) pelo método sol-gel associado a dip-coating ou utilizando-se a técnica de oxidação por plasma eletrolítico (PEO), seguida da deposição de filme de apatita via sol-gel associado a dip-coating. As estruturas presentes nos filmes foram caracterizadas por difratometria de raios X (DRX) com refinamento estrutural pelo método de Pawley, microscopia eletrônica de varredura (MEV), análise composicional por energia dispersiva de raios X (EDX), microscopia de força atômica (AFM), perfilometria, molhabilidade, determinação de ponto de carga zero (pHPZC), ensaios mecânicos por flexão de quatro pontos, ensaios de corrosão e biológicos. Os resultados de DRX mostraram que TiO2 sob estruturas de rutilo e anatase, bem como CaTiO3 compõe os filmes intemediários. O pHPZC foram de 7,3 e 6,8 para Ti-c.p. contendo camada de óxido de titânio com cálcio preparada pelo método sol-gel e Ti-c.p. com superfície oxidada por plasma eletrolítico (PEO), respectivamente. Diante disso, escolheu-se um método sol-gel cujo sol do precursor de apatita é estável em pH próximo a 6,0, para a sua deposição em filme sobre o Ti-c.p. modificado. Os resultados de DRX mostraram a obtenção de apatitas sob duas estruturas: hidroxiapatita (HAp) e β-fostato tricálcico (β-TCP). A rugosidade, analisada por AFM, diminuiu após a deposição de filmes de apatita sobre Ti-c.p. com e sem modificação. Em contrapartida, houve um aumento da molhabilidade (superfície mais hidrofílica). As espessuras dos filmes de apatita sobre Ti-c.p. foram de 1,5 μm, mas quando depositado sobre um filme intermediário de CaTiO3 obtido via sol-gel ou modificado por PEO foram respectivamente de 0,6 μm e 2,5 μm, promovendo um aumento da força de adesão do filme de apatita no substrato de titânio. Ambos os revestimentos diminuíram a taxa de corrosão. Os valores de tensão de flexão para um deslocamento de 1mm e módulo elasticidade não mudaram significativamente com as modificações feitas. O ensaio de toxicidade por contato direto demonstrou menor viabilidade de pré osteblatos nas superfícies modificadas via PEO, apatita e CaTiO3 com apatita. Por outro lado, a deposição de filmes de apatita sobre Ti-c.p. modificado via PEO aumentou expressivamente a viabilidade quando comparadas com a do controle. Na viabilidade estudada por contato indireto, as modificações não apresentaram diferenças em relação ao controle. A adesão de pré osteoblastos por contato direto foi maior em todas as amostras quando comparadas com a do controle. Em contrapartida, por contato indireto, não apresentou diferença significativa em comparação com o controle. Na análise de expressão gênica, o RTqPCR (Reação em Cadeia da Polimerase, quantitativa e em tempo real) demonstrou que as diferentes modificações de superfícies influenciaram a capacidade de modular a expressão de genes envolvidos na diferenciação osteoblástica e na síntese de matriz extracelular, expresso pelas diferenças encontradas nas metaloproteinases, assim como pelo estimulo angiogênico representado pela expressão de Vegf (fator de crescimento endotelial vascular).
  • ItemDissertação de mestrado
    Ensino de Física no Brasil: algumas relações entre o número de Físicos, professores de Física, publicações e eventos na área
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Almeida, Carlos Alberto de; Nardi, Roberto [UNESP]
    Este estudo tem por objetivo fazer algumas relações sobre a Física e o ensino de Física no Brasil, a partir de dados oficiais obtidos junto à Sociedade Brasileira de Física, órgãos públicos como o Ministério da Educação, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), bem como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo visa apontar algumas características da área, com a finalidade de subsidiar a tomada de ações a partir do atual cenário. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. A análise procura relacionar a dimensão populacional dos Estados com o número aproximado de físicos atuantes, o número de cursos de bacharelado e licenciatura, o número de professores de Física atuantes nos estados e outros. Além disso, detalhes sobre o perfil dos cursos de licenciatura e dos professores em exercício, bem como as fontes de acesso para subsidiar o trabalho dos professores da educação básica foram objetos de estudo; dentre eles: eventos e revistas da área.
  • ItemDissertação de mestrado
    Mulheres e carreiras no Brasil: os desafios da liderança feminina
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-18) Freitas, Amanda Pereira; Feijó, Marianne Ramos [UNESP]; Cardoso, Hugo Ferrari [UNESP]
    A desigualdade de gênero arregimentada pela sociedade patriarcal estrutura as relações sociais no Brasil, e produz a exclusão, exploração e discriminação das mulheres. Neste cenário, alguns desafios e dificuldades surgem para mulheres nos espaços de trabalho, os quais se expressam na difusão de estereótipos de gênero, relacionados principalmente à maternidade, ausência de equidade salarial e de políticas de ascensão na carreira, preconceitos e atos de discriminações por elas sofridos. Assim, esta pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa e de caráter descritivo, buscou compreender os principais desafios vivenciados por mulheres-trabalhadoras em sua ascensão na carreira como líderes nas organizações de trabalho, a partir das narrativas de homens e mulheres-líderes. Para isso, metodologicamente, dividiu-se esta dissertação em dois estudos principais. Para o Estudo I, utilizou-se como técnica de construção de informações a revisão de literatura integrativa, com a aplicação dos descritores: “liderança”, “carreira”, “liderança feminina”, “maternidade” e “mulheres”, nas bases de dados: PePSIC, SciELO e Scholar Google, considerando a produção em português entre 2018 e 2022. A busca atrelada aos critérios de inclusão resultou em 18 textos analisados que apontaram para o dilema da mulher pós-moderna expresso no conflito trabalho-família-lazer. A maternidade apareceu como um dificultador da ascensão ou permanência na carreira, atribuindo às mulheres-líderes estereótipos de “docilidade”, “cuidado”, “sensibilidade” ou “autoritarismo”. Concluiu-se, com o Estudo I, que apesar do aumento das pesquisas voltadas para a temática do protagonismo feminino, alguns deles ainda (re)produzem os estereótipos de gênero, que geram preconceitos e a discriminação das mulheres, enquanto outros trabalhos possibilitam discussões críticas sobre os desafios e potencialidades das mulheres-mães-líderes, além da importância das redes de apoio sociais, familiares e laborais. Nessa perspectiva, para o Estudo II, aplicou-se um Questionário de Liderança para mulheres-líderes e homens-líderes, a fim de encontrar dissonâncias, consonâncias, portanto, peculiaridades da liderança feminina. A amostra foi composta por 105 respostas de participantes homens-líderes (n=48) e mulheres-líderes (n=57), 54,3% de mulheres que atuam ou já atuaram como líderes, cujos desafios e dificuldades se assemelham aos dos homens-líderes, grande parte associados à gestão de pessoas, seja pelas diferenças nas equipes, ou mesmo pelos conflitos interpessoais cotidianos. Ademais, algumas mulheres-líderes apontaram como desafio em suas carreiras o processo contínuo de preconceitos em forma de assédio moral e sexual, como também comentários em reuniões ou imposição de barreiras sutis que impedem seu desenvolvimento profissional, já os homens-líderes, não apontaram para esse desafio em suas carreiras. Considerou-se que a naturalização dos preconceitos dificulta a sua identificação, gerando um processo sistêmico e sistemático de negação do preconceito e reprodução de estereótipos. Conclui-se, com o Estudo II, que houve avanços importantes no crescimento profissional feminino, ainda que permeado de desafios engendrados pelos estereótipos e a tripla jornada de trabalho. As mulheres estão assumindo mais responsabilidades e ascendendo na carreira profissional, mas continuam como principais responsáveis pelos filhos e atividades domésticas. Apontou-se, com isso, para a necessidade de estudos que considerem aspectos interseccionais (gênero, raça/etnia e classe) e os desafios da promoção de equidade, com fomento à Diversidade & Inclusão nos espaços sociais e de trabalho.