Instituto de Biociências, Rio Claro

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  • ItemDissertação de mestrado
    Fungos basidiomicetos de origem marinha aplicados a biorremediação de azocorantes têxteis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-12) Dovigo, Daniel Rodrigo; Sette, Lara Durães [UNESP]; Otero, Igor Vinicius Ramos [UNESP]
    O setor têxtil é responsável por despejar uma grande quantidade de efluentes nos cursos d'água, os quais contêm corantes e compostos recalcitrantes que afetam negativamente o ambiente aquático. Esses corantes podem ser de difícil degradação e altamente tóxicos. Uma abordagem possível para lidar com essa problemática é a biodegradação, utilizando microrganismos e suas enzimas para transformar e degradar os poluentes em substâncias menos prejudiciais aos ecossistemas. Os fungos basidiomicetos da podridão branca se destacam devido à capacidade de produzir enzimas ligninolíticas que podem agir sobre moléculas recalcitrantes semelhantes à lignina. Fungos basidiomicetos de origem marinha podem apresentar vantagens sobre os fungos terrestres, por sua adaptação à salinidade e pH do ambiente marinho, os quais podem ser similares às condições encontradas nos efluentes têxteis. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o potencial de descoloração e destoxificação dos corantes Preto Reativo 5 (PR5), Laranja Reativo 16 (LR16) e Vermelho Reativo 120 (VR120) pelos fungos marinhos Paramarasmius palmivorus CBMAI 1062 e Tinctoporellus sp. CBMAI 1061 e suas enzimas, bem como estudar o metabolismo fúngico na degradação de corante têxtil. Para tanto, os azocorantes foram adicionados ao meio de crescimento dos fungos em concentração de 250 mg.L-1 e o percentual de descoloração foi avaliado. A descoloração promovida pelo fungo P. palmivorus CBMAI 1062 foi de 53,4%, 43,9% e 19,17% para PR5, LR16 e VR120, respectivamente, enquanto que para o fungo Tinctoporellus sp. CBMAI 1061 as taxas de descoloração foram de 36,5%, 19,9% e 28,9% para os mesmos corantes, respectivamente. Experimentos de descoloração realizados em placas de 96 poços, utilizando os caldos de cultivo dos fungos (secretoma) também foram realizados com os corantes PR5 e LR16, com e sem a adição de mediadores oxidativos. Os melhores resultados de descoloração foram com a adição de mediadores e chegaram a 80,5% e 54,83% para PR5 e LR16, respectivamente, quando o secretoma de P. palmivorus CBMAI 1062 foi utilizado. O secretoma de Tinctoporellus sp. CBMAI 1061 apresentou taxas de descoloração de 74,5% e 21,5% para os mesmos corantes, respectivamente. Em experimentos em maior escala (10 mL) a descoloração do corante PR5 (100 mg.L-1) na presença de mediadores oxidativos foi de 93,6% e 76,1% quando o secretoma de P. palmivorus CBMAI 1062 e Tinctoporellus sp. CBMAI 1061 foram respectivamente utilizados. Além disso, o secretoma de P. palmivorus CBMAI 1062 foi capaz de manter taxas de descoloração altas (>77%) até a concentração de 1000 mg.L-1 do corante, sem diferença significativa com o resultado encontrado na concentração 10 vezes menor. Ensaios de avaliação de fitotoxicidade, utilizando sementes de Cucumis sativus (pepino) demonstraram que não houve redução significativa na toxicidade após os tratamentos, apesar das altas taxas de descoloração obtidas. As análises dos metabólitos gerados pela descoloração do corante PR5 foram realizadas por GC-MS e revelaram a presença de compostos indicativos de degradação do corante (13-Docosenamide, (Z) e Pyrrolo[1,2-a]pyrazine-1,4-dione, hexahydro), os quais apresentam menor peso molecular comparado ao composto original. Também foram identificados metabólitos tóxicos (Metharbital e Cyclopentane), o que pode justificar a fitotoxicidade dos bioensaios. Os dados derivados da análise transcriptômica dos genes expressos no secretoma de ambos os fungos, demonstraram a presença de transcritos relacionados com enzimas que podem estar associadas ao processo de degradação do corante PR5, incluindo lacase, monoxigenases, alfa/beta hidrolases, glioxal oxidase e epóxido hidrolases. Os resultados obtidos no presente estudo, permitiram ampliar o conhecimento acerca do metabolismo de fungos basidiomicetos de origem marinha. Em adição, os resultados indicam que o secretoma de P. palmivorus CBMAI 1062 é capaz de descolorir e degradar azocorantes reativos, destacando esse fungo como um importante recurso genético microbiano para a biorremediação de compostos poluentes ambientais.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliação toxicogenética de efluentes gerados em salões de beleza, após uso de tintura capilar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-20) Gonçalves, Letícia Cristina; Marin-Morales, Maria Aparecida [UNESP]; Roberto, Matheus Mantuanelli
    O processo de coloração capilar é caracterizado como uma técnica milenar de embelezamento humano que perdura até os tempos atuais. Entretanto, esta técnica gera efluentes que impactam diretamente o meio ambiente e a saúde humana. Diante deste cenário, o presente estudo teve como objetivo avaliar o potencial toxicogenético de dois efluentes gerados em salões de beleza, após tingimento capilar com a coloração castanha: EC- efluentes provenientes da lavagem capilar, após uso da tintura, com xampus e condicionadores e ET- efluentes provenientes da lavagem capilar, após uso da tintura, somente com água. As avaliações da ecotoxicidade destas amostras foram realizados por meio de bioensaios in vivo, com os organismos-testes Allium cepa, Lactuca sativa, Danio rerio, Artemia salina e Daphnia similis, e in vitro, com cultura de células hepáticas humanas HepG2/C3A. A avaliação da carga poluidora dos efluentes estudados (EC e ET) foi realizada por meio de análises físico químicas básica, com sonda multiparâmetro (Horiba). Os resultados demonstraram um aumento da condutividade e turbidez, indicando que ambos os efluentes podem comprometer o corpo receptor, principalmente, se lançado sem tratamento em corpos hídricos de baixa vazão. Os bioensaios com A. cepa mostraram citotoxicidade (alteração do índice mitótico) e genotoxicidade (presença de alterações cromossômicas) para ambos os efluentes (EC e ET), inferindo uma ação aneugênica para os tratamentos realizados com amostra filtradas (F) e não filtradas (NF) em filtro de PVDF (0,45 μm), para as mais altas concentrações. Não foi observado nos ensaios realizados com esse bioindicador a indução de micronúcleos em F1, para nenhum dos tratamentos e diluições testadas. Já os bioensaios com L. sativa, apresentaram diminuições nas taxas de crescimento e de germinação. As diluições testadas do EC-NF apresentaram IC50 de 63.14%, enquanto que para EC-F, este índice foi de 65.05%. Já em relação ao tratamento ET-NF, foi verificado um IC50 igual a 73.59%, enquanto que o ET-F apresentou um valor de 90,28%. Por esses resultados, é possível inferir que os efluentes de salão de beleza, contaminados com a tintura capilar castanha e resíduos de xampu e condicionador, apresentaram menor fitotoxicidade, quando filtradas em filtro PVDF, em comparação ao mesmo tratamento sem a filtragem em PVDF. Os bioensaios aquáticos demonstraram toxicidade para ambos efluentes: D. similis (CE50 de 3,43% para EC; 0,54% para ET); A. salina (CL50 de 8,327% para EC; 3,874% para ET); D. rerio (CL50 de 3,90 4,93% para EC; de 6,37-6,59% para ET). Além do parâmetro CL50, foram avaliados também outros endpoints, por ensaios realizados com o bioindicador D. rerio. Nestes ensaios, foi constatado a mortalidade e processo de coagulação dos ovos, após 144 hpf, para a exposição EC (3,25 e 6,125%) e ET (12,5%), assim como edema de pericárdio e do saco vitelino, após 72 hpf, para a concentração do ET (6,25%). Os resultados das avaliações de ecotoxicidade aquática indicam que as tinturas capilares, mesmo em concentrações residuais, apresentam alto potencial tóxico para a biota aquática, efeito este comprovado pela indução de danos em todos os bioindicadores aquáticos utilizados no estudo. Por fim, pelo ensaio do MTT, realizados com células HepG2/C3A, foi observado citotoxicidade para as concentrações de 100,0% e 50% do EC, e para as concentrações de 100,0%, 50% e 25% do ET. As amostras 100,0% dos EC e ET, assim como as amostras diluídas 50% e 25% para ET também demonstraram ser citotoxicidade, pelo teste de exclusão do Azul de Tripan. Esses resultados indicam o comprometimento na integridade e permeabilidade da membrana plasmática, além de prejuízos nas atividades mitocondriais. Os resultados do ensaio do cometa demonstraram genotoxicidade para todas as amostras testadas, enquanto nenhum efeito mutagênico foi identificado pelo teste do MN, como também observado para o bioindicador A. cepa. Dessa forma, os resultados in vitro indicam que concentrações residuais dos efluentes causaram danos primários ao DNA. Foi observado ainda uma diminuição no índice de proliferação após-bloqueio da citocinese (IPBC) e no índice de replicação celular (IR) das culturas submetidas aos efluentes, sugerindo interferências e atrasos no ciclo celular. Todos os resultados obtidos, tanto pelos bioensaios in vivo quanto in vitro, evidenciam que as tinturas capilares, mesmo em concentrações residuais, podem comprometer a qualidade ambiental e causar danos à saúde humana. Esses dados alertam para a necessidade desses efluentes passarem por tratamentos prévios, antes de serem lançados no ambiente.
  • ItemTese de doutorado
    Caracterização do sistema reprodutor masculino e feminino em Portunoidea sob um contexto evolutivo: existem padrões de produção, transferência e armazenamento do fluido seminal?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-03) Assugeni, Camila de Oliveira; Zara, Fernando José [UNESP]
    Nesta tese conciliou-se os caracteres morfológicos e químicos do sistema reprodutor masculino, incluindo espermatóforos, espermatozoides, fluido seminal e também os caracteres do sistema reprodutor feminino (tipo de receptáculo seminal, armazenamento espermático e estratégia de cópula) em Portunoidea, que integrados a filogenia molecular permitiram contar brevemente a história da recuperação do caráter ancestral com base no que se conhece mundialmente. Os resultados deste trabalho foram eficazes na recuperação do estado ancestral de caráter e conseguiram corroborar e solucionar em partes as controvérsias existentes na classificação dos Portunoidea, dado a importância do entendimento da relação entre os padrões morfológicos e evolutivos desta superfamília. Esta tese é o ponto inicial para a elucidação dos diferentes padrões de acasalamento, deiscência dos espermatóforos e cópula em Portunoidea. Ainda, são necessários diferentes gêneros desta superfamília, que não foram estudados sobre este ponto de vista para finalizar a história evolutiva do sistema reprodutor dentro deste importante clado de Brachyura.
  • ItemTese de doutorado
    Deste lado do muro: juventudes, vozes e manifestos em paródias desenvolvidas em aulas de língua portuguesa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-17) Prado, Michelle de Souza; Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
    Este trabalho é o resultado da experiência de nossa prática docente em língua portuguesa da rede pública estadual paulista. Trata-se de paródias musicais desenvolvidas por adolescentes para estudo de textos da tipologia argumentar. Somente após findada a passagem didática, revisitando o produto à luz de referencial teórico, constatamos um discurso em muitas destas canções que traz dados sobre a realidade de dentro dos muros escolares, percepções críticas do espaço e de si enquanto membro de um corpo escolar. Em face do exposto, a discussão apresentada será do tipo estudo de caso, dado o caráter de experiência vivida com o pesquisador inserido no contexto e que revisita o material após sua conclusão. Nosso referencial teórico teve por base Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), o qual dialogou com Vygotsky (1996a, 1996b), Kehl (2004), Vargas Gil Souza (2004), Fonseca (2011), entre outros. O objetivo da pesquisa é observar como a paródia pode ser um recurso potente em sala de aula, ampliando o ensino para além do conhecimento de conteúdo e se tornando um repertório político produzido pelos sujeitos que ali se encontram.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação ambiental nos programas de pós-graduação em educação com foco no ensino fundamental I: análise de teses e dissertações
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-18) Viana, Gabriela Brito; Santana, Luiz Carlos [UNESP]
    A presente investigação trata de pesquisas sobre educação ambiental (EA) nos programas de pós-graduação (PPG) em educação com foco no ensino fundamental 1 e objetivou identificar e compreender as seguintes questões: Que temas estão sendo explicitados nessas teses e dissertações? Quais os objetivos de pesquisa são encontrados nesses trabalhos? Que referenciais teóricos subsidiam o desenvolvimento dessas pesquisas? Para tanto, foi realizada a pesquisa no banco de teses e dissertações do Projeto Estado da Arte em Educação Ambiental no Brasil (EArte), que, até a data da defesa desta dissertação (dezembro de 2023), conta com 6.142 teses e dissertações sobre EA no Brasil. Como proposta metodológica delimitaram-se como instrumento de coleta de dados: pesquisa do tipo estado da arte no banco do EArte e para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). Foram realizadas algumas etapas propostas por Bardin (2011), em torno de três polos cronológicos: a pré-análise; a exploração do material e o tratamento dos resultados (a inferência e a interpretação). Na pré-análise foi realizada a “leitura flutuante”, entrando em contato com os documentos que constituiriam o corpus documental, sendo realizadas algumas categorizações (cap.4), o corpus documental foi composto por 44 teses e dissertações produzidas entre 1981 e 2020. Na exploração do material e na inferência podemos destacar, que 75% dessas pesquisas foram produzidos em programas de pós- graduação em universidades públicas e 25% dos trabalhos em instituições privadas. Foi somente a partir dos anos 90 que começaram a surgir pesquisas sobre EA nos PPG em Educação com enfoque no ensino fundamental 1, sendo que o maior número de trabalhos foi produzido em 2008. Destaca-se que a região Sudeste foi responsável pela maior produção de trabalhos, com um total de 50% de estudos, seguida pela região Sul, que contribuiu com 34% dos trabalhos, em terceiro lugar, a região Centro-Oeste com 9% dos estudos, enquanto a região Nordeste contribuiu com 6% dos trabalhos. Na região Norte não foi produzido nenhum trabalho. Em relação aos temas encontrados foi feita a categorização em 06 diferentes temas de pesquisa: Processos/Práticas pedagógicas, com 14 trabalhos (31,81%); Concepções/ Percepções ambientais, com 12 trabalhos (27,27%); Formação Continuada/Formação Docente com 08 trabalhos (18,18%); Análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) com 6 trabalhos (13,63); Livros didáticos, com 03 trabalhos (6,81%) e Dificuldades da inserção da EA no contexto escolar com 01 (2,27%). No item dos objetivos, o estudo aborda uma variedade de objetivos de pesquisa referentes à EA, procurando compreender a contribuição dessas investigações, destaca objetivos de compreensão das práticas pedagógicas,concepções da EA, formação docente, Projetos Políticos Pedagógicos, livros didáticos e dificuldades de inserção da EA. No capítulo de referenciais teóricos-metodológicos, realizamos um mapeamento dos 37 autores, de diversas áreas, citados nos trabalhos analisados, e, em seguida, diferenciamos em referencias teóricos e referenciais metodológicos, fazendo uma análise dos teóricos encontrados. Através do desenvolvimento dessa pesquisa podemos considerar que a interseção entre Educação e Educação Ambiental se mostra como um espaço propício para debates enriquecedores, capaz de promover uma contribuição significativa para as reflexões acerca do campo da Educação Ambiental no ensino fundamental 1.
  • ItemTese de doutorado
    Programa Educação Integral: as vozes dos sujeitos em uma escola pública de Rio Claro/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-19) Oliveira, Luciane Aparecida de; Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
    A Educação Integral tem sido considerada, nos documentos oficiais e em nossa sociedade, importante proposta para favorecer a formação humana. Sua implementação passa a ser um desafio que instiga à comunidade educativa a compreender o que se entende por Educação Integral, a repensar tanto o tempo escolar como a proposta pedagógica que assegure uma educação com apropriação de valores e conhecimentos produzidos ao longo da história da humanidade. Neste contexto, a presente pesquisa pretende contextualizar o cenário da Educação Integral no município de Rio Claro/SP, trazendo um histórico da sua implantação, qual sua fundamentação curricular, qual o perfil dos educandos e qual a concepção dos pais quando matriculam seus filhos em uma escola que oferece um Programa Educação Integral. A Educação Integral traz implicações no campo do currículo e dos saberes acumulados. Enquanto vice-diretora de uma escola pública da rede municipal de Rio Claro/SP, que participou do Programa Educação Integral (PEI), desenvolvi uma pesquisa qualitativa que, ao tomar como perspectiva metodológica a pesquisa narrativa de experiência do vivido (LIMA; GERALDI. GERALDI, 2015), considerei como objeto de estudo minha própria experiência nesse cargo em diálogo com a comunidade que fazia parte desse Programa. O objetivo geral da pesquisa foi compreender o sentido que tem para a comunidade escolar participar do Programa Educação Integral, priorizando as vozes de alguns sujeitos. Foram convidados a participar da pesquisa, alunos matriculados no PEI, pais e/ou responsáveis de alunos, professores. A produção de dados foi realizada a partir de: a) meu caderno de registro na função de vice-diretora, b) produções escritas dos alunos, c) fotos do acervo do PEI, d) diários de bordo dos professores, e também de documentos como: plano de ensino anual dos professores, legislações que norteiam o atual Programa Educação Integral, assim como sua origem, e as escritas dos pais produzidas no momento da matrícula dos filhos e nas reuniões. Como lições aprendidas durante a pesquisa, passo a compreender: que a educação integral está embricada na educação, nas questões relacionadas a formação humana, que enquanto educadores somos responsáveis pelo desenvolvimento dos sujeitos que permanecem em período integral na unidade escolar; a importância dos territórios para a educação, e para além dos fatores pelos quais os pais ou responsáveis matriculam seus filhos no PEI, tais espaços devem potencializar as práticas educativas, dentro e fora dos muros da escola e o intenso trabalho realizado com e nas oficinas, enquanto práticas que levem em consideração a integralidade do ser humano.
  • ItemDissertação de mestrado
    A escolaridade em ciclos: práticas e dilemas da progressão continuada
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) Almeida, Edna Morais Andrade de; Micotti, Maria Cecilia de Oliveira [UNESP]
    Esta dissertação tem por objetivo discutir a estruturação do currículo do Ensino Fundamental em ciclos, a progressão continuada e sua introdução nas escolas públicas. Em especial, busca-se identificar os enfoques dados pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a esse modelo pedagógico e a seus efeitos e implicações no processo de aprendizagem. Para tanto, utiliza-se como base teórica as contribuições dos estudos de Freitas (2003), Tardif (2014), Micotti (2009, 2012), Alavarse (2007, 2009), Mainardes (2006, 2008, 2009) e Jacomini (2004, 2009, 2010). Esta pesquisa apoia-se na abordagem qualitativa e tem por participantes professores e diretores de quatro escolas Municipais de Limeira, SP, que atuam no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Como instrumento para a coleta de dados, utilizara-se entrevistas semiestruturadas, cuja análise baseou-se nos estudos de Bardin (2016). Os dados da pesquisa revelam que os participantes associam os ciclos e a progressão continuada aos pressupostos da aprovação/reprovação. Além disso, evidenciou-se que, na visão dos participantes, os aspectos negativos da proposta de ensino superam os positivos. Tal crença se justifica pelos resultados insatisfatórios nas aprendizagens dos estudantes, pondo em evidência a fragilidade da proposta. As providências preconizadas nos documentos oficiais, principalmente as que estão relacionadas ao processo de recuperação e aceleração da aprendizagem, têm sido consideradas pelos participantes como insuficientes para atender as necessidades e os dilemas que se apresentam em sala de aula. Outra questão apontada pelos docentes é a influência da gestão e dos indicadores de qualidade na tomada de decisão a respeito da aprovação/reprovação dos alunos e, consequentemente, a perda de autonomia dos professores no contexto escolar.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estimulação transcraniana por corrente contínua combinada com exercício aeróbio no andar de pessoas com doença de Parkinson
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-19) Moraca, Gabriel Antonio Gazziero; Barbieri, Fabio Augusto [UNESP]; Orcioli-Silva, Diego
    Introdução: pessoas com doença de Parkinson (DP) comumente apresentam déficits no andar, como diminuição do comprimento e da velocidade da passada. O exercício aeróbio (EA) é uma alternativa para amenizar estes comprometimentos e sua eficácia pode ser melhorada por meio da conbinação com outras estratégias de reabilitação. A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) vem sendo testada e mostrando resultados inconclusivos no andar, mas evidências sugerem que a combinação de ETCC com EA pode oferecer benefícios para o andar de pessoas com DP. Objetivos: verificar os efeitos agudos da combinação entre ETCC e EA nos parâmetros espaço-temporais do andar e na atividade cortical em diferentes tarefas locomotoras em pessoas com DP. Materiais e Método: vinte e uma pessoas com DP participaram deste estudo randomizado crossover, duplo-cego e sham-controlado. Os participantes receberam quatro condições de ETCC anódica, em dias diferentes e com intervalo mínimo de uma semana entre elas. As estimulações ativas foram aplicadas no córtex motor primário (M1), córtex pré-frontal (PFC), e em ambas as áreas concomitantemente (multialvo), com intensidade de 2 mA, durante 20 min. Na condição sham, a ETCC permaneceu em 2 mA por apenas 10 s. Simultaneamente a aplicação da ETCC, o EA foi realizado em uma esteira ergométrica e a intensidade foi controlada pela frequência cardíaca máxima (FCmáx). O protocolo do exercício consistiu em: aquecimento (5 min, FCmáx: 50-60%), parte principal (20 min, FCmáx: 60-70%) e recuperação (5 min, FCmáx: abaixo de 60%). A ETCC foi aplicada somente durante a parte principal do exercício. Antes e após a intervenção, os participantes andaram em um circuito de 26,8 m de comprimento, em velocidade preferida, em três tarefas experimentais: usual, com ultrapassagem de obstáculos e com tarefa dupla cognitiva. Foram realizadas três tentativas de 60 s (30 s o mais imóvel possível e 30 s andando) em cada condição e os parâmetros do andar foram mensurados por meio do uso de um acelerômetro posicionado sobre a quinta vértebra lombar. Velocidade, comprimento e duração do passo, além da fase de balanço foram analisadas. Durante as tarefas locomotoras, a atividade do PFC foi mensurada por meio de um sistema portátil de espectroscopia funcional de luz próxima ao infravermelho. As concentrações de oxihemoglobina (HbO2) foram utilizadas como marcadores da atividade cortical, e foram divididas em dois períodos: baseline (10 s antes do início do andar) e andar (5ºs a 25ºs após o início do andar). A diferença de concentração entre estes períodos foi calculada para avaliar a mudança relativa da atividade cortical. ANOVAs two-way com medidas repetidas para os fatores estimulação (M1 x multialvo x PFC x sham) e momento (pré x pós) foram aplicadas. Resultados: independente da aplicação da ETCC, a duração do passo aumentou no momento pós em comparação ao momento pré na condição com tarefa dupla. A concentração de HbO2 aumentou após a combinação EA+ETCC no PFC durante o andar usual e com tarefa dupla. Ainda, a concentração da HbO2 diminuiu após a combinação EA+ETCC no M1 durante o andar usual. Conclusão: uma sessão de EA combinada com ETCC, aplicada em diferentes regiões corticais, não melhorou o andar de pessoas com DP. Apesar de não demonstrar efeito comportamental, aplicar a ETCC durante o EA modulou a atividade hemodinâmica do PFC em pessoas com DP.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estados de ânimo e fatores emocionais em jovens jogadores de futebol em processo de formação esportiva
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-02) Azevedo, Dominique Gonçalves de; Venditti Junior, Rubens [UNESP]
    O presente estudo tem por objetivo descrever o trabalho realizado na área da psicologia do esporte com as categorias de base, com jogadores de futebol masculino, de um clube da Série A do campeonato nacional e os estados de ânimo de atletas juvenis. Por se tratar de uma faixa etária em meio a grandes mudanças (sub14, sub15, sub16 e sub17) e um esporte tão popular, este estudo tem como objetivo analisar os estados de ânimo e fatores emocionais em jogadores juvenis de futebol, em processo de formação, abrange o processo de formação de jogadores das categorias de base, em processo de profissionalização esportiva. A partir de um questionário aplicado, referente aos estados de ânimo buscando reduzir a ambiguidade na interpretação dos resultados, em que no experimento, os estados de ânimo avaliados e qualquer variável de influência externa são garantidas mantendo o padrão constante, os dados foram coletados no decorrer de uma competição específica referente a cada categoria, com uma amostra de 95 jogadores. Os resultados mostram interessantes aspectos no estado de ânimo e emoções envolvidas, tais como: relações com vitória e derrota e modulação das emoções; compreensão e interpretações das emoções dos outros colegas jogadores; muitos estados de ânimo se anulam e prevalece a alegria em todas as categorias de base analisadas, durante as situações de jogo; com resultado negativo (derrota), os estados de ânimo são aflorados e exaltados, a raiva sobressai, seguida da tristeza, nas categorias sub15, sub16 e sub17; análises demonstram que muitos não conseguem identificar o que sentem, tendo em vista que diversos estados de ânimo se destacam; nas categorias sub15 e sub16, também foi verificado o sentimento de medo eminente nos aspectos emocionais dos jovens atletas. Explorando as possibilidades de atuação da Psicologia do Esporte inserida no contexto esportivo, como parte de uma equipe multidisciplinar, visando compreender como os estados de ânimo inferem no rendimento destes jogadores.
  • ItemTese de doutorado
    Ecologia espacial aplicada à conservação da biodiversidade em paisagens fragmentadas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-06) Tonetti, Vinicius Rodrigues; Pizo, Marco Aurélio [UNESP]; Ribeiro, Milton Cezar [UNESP]
    Essa tese está dividida em três capítulos em formato de artigos científicos que encontram-se publicados em revistas internacionais. O primeiro capítulo, corresponde ao primeiro estudo a sintetizar o conhecimento e fornecer o estado da arte sobre heterogeneidade de paisagens com base em uma revisão sistemática abrangente da literatura de 661 artigos publicados entre 1982 e 2019. O segundo capítulo teve como objetivo avaliar como a regeneração florestal em grande escala baseada num método de restauração de baixo custo pode mitigar os efeitos da perda e fragmentação de habitat associados a futuras alterações climáticas na distribuição de aves e mamíferos arbóreos num hotspot de biodiversidade tropical; além de encontrar áreas com diferentes riquezas potenciais atuais e futuras de espécies e avaliar como a restauração passiva pode reduzir o risco de extinção de espécies. No terceiro capítulo nós identificamos os 30% de remanescentes florestais mais importantes para conservação no Domínio da Mata Atlântica na América do Sul com base em três componentes de diversidade de aves: (1) ocorrência geral de espécies, (2) ocorrência de espécies ameaçadas e (3) diversidade de traços funcionais. Avaliamos a extensão da sobreposição entre áreas prioritárias usando o diferentes abordagens e analisamos a eficiência da atual rede de Áreas Protegidas na proteção da biodiversidade no clima atual e futuro potencial (considerando cenários para 2040 e 2080).
  • ItemDissertação de mestrado
    O manual do professor e a formação de alfabetizadores de matemática: uma análise sobre o pensamento algébrico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Carvalho, Karla de Magalhães; Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
    O presente estudo visa investigar os conteúdos prescritos para a alfabetização matemática, com foco no ensino da álgebra e suas possíveis implicações para a formação de professores. A pesquisa se justifica pelo baixo desempenho dos estudantes em matemática em avaliações externas, como a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e pela frágil formação dos professores que atuam no primeiro ciclo do Ensino Fundamental I e são responsáveis pelo ensino desse componente curricular, conforme evidenciado em diversos estudos. Esse estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando análise documental. A pesquisa compila e examina bibliografia que aborda, os saberes necessários aos professores, referenciando autores como Tardif (2008, 2014); Hofstetter e Schneuwly (2017); Gatti (2003, 2004 e 2009); Nóvoa (1992, 2009, 2017); Chervel (1999); Charlot (2000, 2016) e Curi (2005). Além disso, analisa documentos normativos sobre o tema, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); o Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014-2024); a Política Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996). Finalmente, a pesquisa investiga como os saberes necessários ao ensino da álgebra são apresentados aos professores nos Manuais dos Professores de três coleções de Livros Didáticos, com larga distribuição nas escolas brasileiras: Ápis matemática (DANTE, 2017), Buriti mais Matemática (EDITORA MODERNA, 2017) e A conquista da Matemática (GIOVANNI JUNIOR, 2018). Essas coleções, integrantes do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) foram comparadas com a legislação vigente e com os referenciais sobre os saberes necessários aos professores, buscando identificar suas similaridades e diferenças, isto é, os consensos e as divergências nas prescrições para o ensino da álgebra.
  • ItemDissertação de mestrado
    Crenças e práticas parentais sobre o desenvolvimento motor na primeira infância
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-14) Gonçalves, Ana Beatriz Aguiar; Hiraga, Cynthia Yukiko [UNESP]
    A família é fundamental no contexto de inter-relações da criança. A qualidade do ambiente familiar e das relações estabelecidas é fundamental para direcionar o progresso do desenvolvimento infantil. Essas relações fazem parte do contexto cultural, permitindo o acúmulo de informações dentro de um grupo que se reflete em crenças e práticas. Essas crenças e práticas referem-se às convicções e valores que os pais têm em relação à educação de seus filhos e são componentes essenciais da parentalidade, moldando a maneira como os pais educam, interagem e cuidam de seus filhos. Ampliar pesquisas relacionadas à importante relação entre o biológico e o social, promove um melhor entendimento sobre o desenvolvimento, ou seja, estudar crenças e práticas permite entender melhor a relação entre o homem e a cultura e, consequentemente, compreender melhor o comportamento humano. Esse assunto surgiu com muita relevância para a compreensão do desenvolvimento por estar diretamente ligado ao estilo de cuidado transmitido à criança. Ao criar um ambiente seguro e consistente, baseado em crenças e práticas adequadas, os pais podem ajudar seus filhos a crescerem saudáveis e consciente de suas perspectivas, habilidades, comportamentos e valores. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, compreender e relacionar as crenças e práticas parentais nos primeiros meses de vida da criança para adquirir conhecimentos fundamentais sobre como os pais percebem e agem em relação à criação de seus filhos, a fim de melhorar a compreensão dos fatores que influenciam o desenvolvimento infantil. Os participantes da pesquisa consistem em mães com bebês entre 4 meses e 12 meses de idade. Um total de 65 mães foram convidadas para participar da pesquisa. As mães foram solicitadas a responder os seguintes instrumentos de questionários: (1) Questionário sociodemográfico; (2) Questionário sobre Crenças Parentais no Desenvolvimento Motor (PB – MD); e (3) Questionário de Hábitos Motores (MOHAB. Espera-se com essa pesquisa levantar dados sobre as crenças e as práticas das mães com relação ao desenvolvimento motor dos seus filhos nos primeiros doze meses de vida.
  • ItemDissertação de mestrado
    Satisfação com a cadeira de rodas: um estudo com mães de pessoas com paralisia cerebral
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-10) Alves, Maria José; Baleotti, Luciana Ramos [UNESP]; Medola, Fausto Orsi [UNESP]
    Introdução. A Paralisia Cerebral (PC) é uma condição que afeta a função motora em diferentes graus. Em casos mais graves, interfere na manutenção do equilíbrio e tônus, levando ao uso de cadeira de rodas (CR) e necessidade de assistência na locomoção. Geralmente, as mães desempenham um papel crucial no cuidado e na locomoção de seus filhos com PC, tornando-se usuárias indiretas da CR. Diante disso, a satisfação das mães em relação à CR é uma medida de desfecho importante para intervenções centradas na família e para entender os fatores que a influenciam. No entanto, na população de usuários de CR com PC, esse tema ainda é bastante incipiente na literatura. Nesse sentido, objetivou-se identificar os elementos relacionados à satisfação das mães de pessoas com PC grave em relação à CR de seus filhos. Mais especificamente, investigar a relação entre o grau de satisfação, as características da CR e os serviços oferecidos; e a relação entre satisfação, confiança e capacidade no uso da CR. Método. Estudo transversal descritivo com abordagem qualiquantitativa, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer nº 3.550.293), do qual participaram 30 sujeitos que atenderam aos seguintes critérios de inclusão: ser mãe de pessoas com PC grave; sendo a pessoa com PC na faixa etária de 2 a 18 anos, usuárias de CR há mais de um mês e com propulsão dependente. Para a coleta de dados utilizou-se o Quebec User Evaluation of Satisfaction with Assistive Technology (QUEST 2.0) versão brasileira, composto por 12 (doze) itens que avaliam dois principais aspectos: recursos (8 itens) e os serviços (04 itens); Questionário de Teste de Habilidades com a Cadeira de Rodas - (WST-Q Brasil), Versão 4.3, Cadeira de rodas manual propulsionada pelo cuidador; Questionário Socioeconômico. A coleta de dados se deu em forma de entrevista individual, em uma clínica escola vinculada a uma universidade pública do interior paulista, no período de Maio a Agosto de 2022. A associação entre as variáveis foi feita por meio de testes de correlação. O efeito de cada fator avaliado foi obtido por meio da Análise de Variância (ANOVA-OneWay). Foi adotado nível de significância de 5%. Realizou-se análise descritiva e estatística dos dados. Os resultados das questões abertas foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados. Participaram 30 mães de pessoas com PC grave, com média de idade de 39,70 anos, alfabetizadas. As crianças e adolescentes eram 53,33% do sexo masculino e 46,66% do feminino, com média de idade de 11,7 anos. Média de uso das CR foi de 28,93 meses, e média de tempo diário na CR (horas) foi de 5,93. Os atributos que mais influenciaram a satisfação e resultaram em preocupação para as mães foram Dimensões (M=3,93±1,23) e Facilidade de ajuste (M=3,90±1,45). Nos serviços oferecidos, as menores médias estavam relacionadas ao acompanhamento (M=3,43±1,68) e entrega do produto (M=3,47 ±1,48). Segurança e conforto foram os itens de maior importância para a satisfação (ambos para 73,3% dos participantes), e facilidade de uso da CR (36,7%). A análise qualitativa indicou que os itens da CR que mais impactaram para que as mães não se sentissem totalmente satisfeitas foram o peso (63,3%), dimensão (60%) e conforto (56,6%). Em relação aos serviços, o processo de entrega da CR (70%), reparos e assistência técnica (63,3%), serviços de acompanhamento (56,6%) e serviços profissionais (43,3%) foram os mais relevantes. Observou-se que a Capacidade e Confiança no uso da CR não apresentaram correlação significativa com a satisfação das mães. No entanto, a correlação entre capacidade e confiança foi significativa (p-valor<0,001), positiva e de alta magnitude (R = 0,94), indicando que o nível de confiança no uso da CR está relacionado à capacidade declarada pelas mães. Conclusão. Os resultados deste estudo contribuem para uma melhor compreensão dos requisitos de CR que impactam a satisfação na perspectiva de mães de pessoas com PC e apontam a necessidade de os profissionais da saúde, responsáveis pelos serviços de acompanhamento no uso da CR, estarem atentos às demandas expostas pelas famílias.
  • ItemTese de doutorado
    Fatores clínicos, sociodemográficos e antropométricos associados à qualidade do sono e sonolência diurna excessiva em universitários
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-05) Santana, Caroline Alvarenga de Assis; Neiva, Cassiano Merussi [UNESP]
    O sono é um estado complexo de alterações comportamentais e fisiológicas típicas, essencial para a recuperação física, psíquica e intelectual. Desde o início do século 20, o ser humano vem diminuindo progressivamente a duração total do sono em razão da grande quantidade de tarefas exercidas. A privação do sono pode trazer prejuízos à vida acadêmica por comprometer a atenção, memória, capacidade de resolução de problemas e qualidade de vida justificando o interesse da ciência na qualidade do sono desta população. Assim, foi realizada uma pesquisa clínica, observacional com 110 universitários da área da saúde de cursos noturnos, com o objetivo de verificar a presença de SDE e qualidade do sono e fatores a elas associados. Entre os aspectos estudados encontram-se dados socioeconômicos, antropométricos, clínicos e indicadores da qualidade do sono e SDE. Os dados foram analisados pelo Software R 3.5.1, e para investigar o perfil da amostra foi realizada uma análise descritiva das variáveis. Para testar a associação entre as variáveis independentes e o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP) e Epworth foi realizado o teste Qui-Quadrado. Os modelos de regressão linear e logística foram utilizados para analisar os domínios do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. O valor p (< 0,05) foi mantido no modelo de regressão e o intervalo de confiança foi de 95%. Foi encontrado a média de idade de 21,8 anos entre os participantes, 78% era do sexo feminino, mais de 70% dos estudantes trabalhavam entre 4 e 6 horas diárias. A maioria dos estudantes foi classificada como eutróficos, apresentou circunferência de pescoço normal, pressão arterial e frequência cardíaca normais, apresentou qualidade do sono classificada como ruim ou distúrbio do sono e 57% da amostra apresentou SDE. Houve associação significativa da SDE com a variável distúrbios do sono (p=0,03) na regressão logística. Conclui-se que os universitários que estudavam a noite e trabalhavam durante o dia, apresentaram má qualidade do sono e SDE apesar de uma boa condição clínica e antropométrica. Poucas horas de sono por noite associam-se à má qualidade de sono (p<0,05), mostrando que a população universitária de cursos noturnos da área da saúde, necessitam de uma avaliação mais específica para futuro planejamento de intervenções voltadas à promoção de sono saudável. Palavras chave: Privação do Sono; Qualidade do Sono; Sonolência Diurna Excessiva.
  • ItemDissertação de mestrado
    Anatomia da lâmina foliar e do escapo do complexo Paepalanthus elongatus (Bong.) Körn. (Eriocaulaceae, Poales) e suas implicações taxonômicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-10) Tajima, Aline Sayuri; Coan, Alessandra Ike [UNESP]; Oliveira, Marcelo Trovó Lopes de
    Em Paepalanthus ser. Dimeri, o conjunto de espécies relacionadas a Paepalanthus elongatus (Eriocaulaceae) compreende um complexo de, ao menos, seis espécies com grande variedade morfológica, porém com estudos anatômicos e taxonômicos ainda incipientes. Para o gênero como um todo, características anatômicas vegetativas têm se mostrado relevantes na caracterização infragenérica e específica e têm contribuído para sua melhor compreensão. O presente estudo teve como objetivo identificar características anatômicas potenciais da lâmina foliar e do escapo das espécies do complexo P. elongatus, comparadas a espécies proximamente relacionadas e morfologicamente afins, para utilização taxonômica e diagnóstica. Para a obtenção dos resultados foram utilizadas técnicas usuais de microscopia de luz e eletrônica de varredura. Algumas das características que são homogêneas nas espécies do complexo P. elongatus também ocorrem nas demais espécies aqui analisadas e são comuns às demais espécies de Paepalanthus e de Eriocaulaceae já estudadas, tais como: células epidérmicas longitudinalmente alongadas em vista frontal, epiderme uniestratificada, presença de tricomas tectores, feixes vasculares colaterais envolvidos por bainha dupla, presença de extensão de bainha e, no escapo, presença de costelas, periciclo estrelado e medula. As características anatômicas da lâmina foliar e do escapo aqui analisadas permitem delimitar as espécies do complexo P. elongatus, mas apresentam muitas variações para delimitar as variedades de P. elongatus. Apesar das características da lâmina foliar de P. vaginatus (espécie proximamente relacionada às espécies do complexo) e P. sp. 3 serem distintas das demais espécies analisadas, as características do escapo as aproximam, com destaque para as costelas salientes e achatadas – uma característica inédita e constante para todas as espécies de P. ser. Dimeri. As características anatômicas da lâmina foliar e do escapo que são homogêneas nas espécies de P. ser. Dimeri não são compartilhadas com P. flaccidus e P. trichophyllus, assim nossos dados refutam a circunscrição dessas espécies no novo gênero Floralia.
  • ItemDissertação de mestrado
    Comparação entre desempenho motor, capacidade pulmonar e deglutição em indivíduos com e sem Doença de Parkinson
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Silvestre, Letícia Vitória Camilles; Navega, Flávia Roberta Faganello [UNESP]
    Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa, progressiva e multissistêmica que gera comprometimentos motores e não motores. Os comprometimentos motores clássicos da DP quando combinados acarretam alterações no equilíbrio e na mobilidade funcional. Os distúrbios respiratórios e da deglutição estão entre os sintomas não motores mais prevalentes na DP, e estão relacionados com maior incapacidade e mortalidade dos indivíduos acometidos por DP. Objetivo: o objetivo do estudo foi analisar o desempenho motor, desempenho da deglutição e a função pulmonar em indivíduos com DP e sem DP. Métodos: o projeto foi submetido e aprovado pelo CEP (parecer nº5.541.253). Este estudo foi conduzido como um estudo transversal, com a coleta de dados realizada ao longo de três dias não consecutivos. Fizeram parte do estudo 17 indivíduos com DP (grupo DP - GDP) e 18 sem DP (grupo controle - GC). Para avaliação dos aspectos motores foram aplicados testes de mobilidade funcional para ambos os grupos, sendo eles The Short Physical Performance Battery (SPPB), Timed Up and Go test (TUG), The Four Square Step Test (FSST), Teste de Caminhada 10 metros (TC10M), Balance Evaluation Systems Test (MINIBEST). Os participantes do GDP também serão avaliados por meio da Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson – Partes II e III (Unified Parkinson’s Disease Rating Scale – UPDRS), e classificados de acordo com a HOEHN e YAHR. O rastreio da deglutição foi realizada por meio da escala Eating Assessment Tool (EAT-10), pelo questionário de sintomas de disfagia - Swallowing Disturbance Questionnaire (SDQ) e pelo exame Videoendoscopia da deglutição (VED) que avaliou: Tempo que o alimento sólido ficou na boca (SLD TEMP), Resíduo em Valécula (RV), Resíduo em seio piriforme (RSP), penetração, aspiração, (PA) e o nº de deglutições. Para a avaliação da função pulmonar utilizamos variáveis respiratórias como: Pressão inspiratória Máxima predita (%PIMAX PRED) e Pressão expiratória Máxima predita (%PEMAX PRED) avaliadas pela manovacuometria, Pico de fluxo expiratório (avaliado pelo PEAK FLOW), Capacidade vital forçada (CVF %), Volume expiratório forçado no primeiro segundo (VF1%) e Relação da capacidade vital forçada com Volume expiratório no primeiro segundo (VF1/CVF %) (avaliadas pela espirometria). Análise Estatística: foi utilizado o software SPSS versão 19.0 for windows, sendo adotado nível de significância de p<0,05. Para comparação entre os grupos foi realizado o teste t Student não pareado. Resultados em relação aos aspectos motores, os resultados apontaram diferença significativa na no SPPB, TUG, FSST e MINIBEST, sem diferença significativa entre os grupos no TC10M. Na avaliação da deglutição os grupos apresentaram diferença significativa em RV e nº de deglutições, na avaliação da função pulmonar foi observado diferença entre os grupos apenas na %PImaxPRED (p=0,029), as demais variáveis não apresentaram diferença significativa. Conclusão: Podemos concluir que os pacientes com DP apresentam pior desempenho motor, mais comprometimentos em etapas da deglutição e menor PIMAX PRED quando comparado a indivíduos saudáveis.
  • ItemDissertação de mestrado
    Área hiatal do assoalho pélvico de gestantes durante repouso, contração e valsalva: estudo de concordância interavaliador da medida por ultrassonografia translabial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Rodrigues, Renata Cristina; Pedroni, Cristiane Rodrigues [UNESP]; Prudencio, Caroline Baldini
    Introdução: Durante a gravidez, os músculos, ossos, fáscias e ligamentos que dão suporte aos órgãos pélvicos, podem ser afetados influenciando nas funções como sexualidade, micção e evacuação e levando a disfunções do assoalho pélvico (DMAP). A ultrassonografia é recomendada pela International Continence Society e International Urogynecological Association para se obter uma avaliação detalhada do assoalho pélvico (AP) considerando a capacidade de relaxamento e distensão dos músculos, especialmente durante a gestação. Além disto, a avaliação e mensuração precisa da área hiatal e da concordância interavaliador é imprescindível para garantir a reprodutibilidade das medidas. Objetivo: Analisar a área hiatal do músculo elevador do ânus em gestantes durante o repouso, contração e manobra de valsalva e avaliar a concordância interavaliadores dessas medidas. Método: O estudo incluiu 57 gestantes, a partir de 24 semanas de gestação, que foram submetidas à avaliação do AP por meio da ultrassonografia translabial tridimensional (3D-USTL) para análise da área hiatal em repouso e durante a contração e manobra de valsalva. A análise dos volumes foi realizada por duas examinadoras independentes, a fim de investigar a concordância interavaliadores das medidas. Resultados: Não foi encontrada diferença significativa na análise da área hiatal em repouso entre os examinadores. Verificou-se diferença significativa interavaliadores nas medidas da área hiatal obtidas durante a contração dos músculos do AP e manobra de valsalva. Conclusão: O estudo demonstrou concordância interavaliadores na análise estática da área hiatal em repouso, mas identificou viés na análise das medidas dinâmicas obtidas durante a contração e manobra de valsalva.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estimulação transcutânea bilateral do nervo tibial com diferentes parâmetros em mulheres com incontinência urinária: ensaio clínico randomizado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Nagami, Danielle Hikaru; Pedroni, Cristiane Rodrigues [UNESP]; Prudêncio, Caroline Baldini
    Introdução: A neuromodulação vesical, através da estimulação elétrica transcutânea do nervo tibial (TTNS), é amplamente empregada para tratar mulheres com sintomas de incontinência urinária por urgência (IUU). Contudo, a literatura carece de consenso sobre a modalidade ideal de eletroestimulação para esse fim. Enquanto a estimulação elétrica de baixa frequência e curta duração de pulso é a mais difundida, correntes de média frequência ganham destaque devido à sua maior penetração e conforto. Este ensaio clínico randomizado, com avaliadores, participantes e estatístico foram cegados. Objetivo foi comparar efeitos das diferentes correntes elétricas no tratamento de sintomas de IUU feminina por meio de TTNS bilateral, verificar o efeito a longo prazo após terapia e verificar se existe superioridade de alguma das correntes utilizadas. Metodologia: total de 123 mulheres incontinentes foi randomizado, com avaliações realizadas nos dias um, dez e vinte da intervenção. As participantes foram alocadas aleatoriamente em cinco grupos, cada um representando uma modalidade de eletroestimulação, um deles utilizado como padrão ouro da área de baixa frequência (TTNS-LF), outra de alta frequência (TTNS-HF), com correntes de média frequência aussie (GAMF), interferencial (GIMF) e um grupo com a corrente de alta voltagem (GHVS). O protocolo de tratamento consistiu em 20 sessões de 30 minutos, duas a três vezes por semana. Dados pessoais, anamnese, questionários específicos e avaliações físicas do assoalho pélvico foram coletados. Resultados: No ICIC-SF (gravidade da IU e interferência na vida diária), todas as correntes reduziram os scores na primeira metade do protocolo (p<0,05) e sem diferenças significativas entre os tipos de eletroestimulação. No OAB-V8 (percepção dos sintomas de bexiga hiperativa), exceto pela GTTNS-HF que continuou potencializando os resultados positivos após dez sessões. No ICIC-OAB (gravidade dos sintomas de urgência), todos os grupos tiveram redução significativa dos sintomas (p<0,05) na décima sessão, mas a melhora não se sustentou para TTNS-HF, GAMF e GIMF. Quanto à gravidade da IU pelo ISI, "aussie" não causou mudanças, GHVS teve benefícios apenas ao final, enquanto GTENS-LF, GTENS-HF e GIMF tiveram resultados positivos desde a décima sessão até o final do protocolo. Conclusão: No contexto deste ensaio clínico randomizado, observou-se que tanto as correntes de baixa quanto as de média frequência foram capazes de reduzir os sintomas de IUU quando aplicadas bilateralmente no nervo tibial. Todas as correntes testadas apresentaram características semelhantes quanto à redução de sintomas da IUU, com uma diminuição rápida no início do tratamento e a manutenção dos efeitos até a décima semana, sem ganho adicional relevante nas sessões subsequentes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Diversidade funcional de plantas dispersas por animais em uma cronossequência de florestas secundárias da Mata Atlântica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-06) Simioni, Willian Barbosa; Côrtes, Marina Corrêa
    Frutos zoocóricos apresentam grande variedade de atributos funcionais que são importantes para as interações mutualísticas de dispersão de sementes, sobretudo para o processo de regeneração passiva de florestas secundárias. À medida que a composição de espécies vegetais varia em resposta ao processo de sucessão ecológica e às variáveis ambientais e bióticas, é esperado que os atributos funcionais também variem ao longo da (re-)organização das novas comunidades. Nesse estudo, nós caracterizamos o espaço funcional de atributos de frutos em comunidades de plantas dispersas por animais ao longo de uma cronossequência de florestas de regeneração natural da Mata Atlântica Semidecídua. Nós também investigamos a influência da idade, cobertura vegetal e distância geográfica entre manchas de florestas sobre a diversidade funcional alfa e beta. Nós utilizamos inventários florísticos de espécies zoocóricas em 55 parcelas de 20 x 45m localizadas em fragmentos de floresta secundária na região da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí – SP, e os atributos das 130 espécies zoocóricas registradas foram obtidos a partir de uma extensa compilação de bases de dados, estudos científicos publicados e de amostras coletadas em campo. Os dados faltantes foram obtidos utilizando um algoritmo de imputação de dados com base na filogenia das espécies. Nossa análise de coordenadas principais foi capaz de capturar ao todo 71.35% da variação dos atributos para os primeiros cinco eixos, e 39.48% para os primeiros dois eixos. A primeira dimensão (PCoA1) representou 24.17% da variação dos atributos. Encontramos evidências de que a idade de restauração e a distância entre as comunidades contribuem para aumentar a diversidade funcional de características de frutos e sementes em comunidades de espécies zoocóricas, o que está alinhado com nossas hipóteses anteriores. Embora não tenhamos encontrado efeito significativo da idade e da distância nos índices de diversidade alfa FRic e na FEve, os índices FMPD e FDis mostraram uma tendência a aumentar à medida que as comunidades envelhecem e com distância entre elas. Da mesma forma, a diversidade funcional beta foi influenciada positivamente pela diferença de idade e distância geográfica entre as comunidades. A dissimilaridade de Jaccard e o turnover foram maiores entre comunidades maior diferença de idade e distância. Uma maior diversidade funcional na dispersão de sementes pode contribuir para a manutenção da biodiversidade e de processos ecossistêmicos essenciais em florestas secundárias em regeneração.
  • ItemTese de doutorado
    Distúrbios afetam metacomunidades aquáticas dependendo da estrutura espacial e da intensidade de dispersão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-28) Camila Batista Vieira; Barros, Tadeu de Siqueira [UNESP]
    Um dos desafios atuais da ecologia é compreender os efeitos de distúrbios antrópicos nas comunidades biológicas em diferentes escalas. Através de experimentos simulando distúrbios em metacomunidades planctônicas com o pesticida agrícola fipronil, revelamos que a contaminação por agrotóxicos impacta a estrutura e reorganização das comunidades aquáticas em níveis local e regional. Investigamos as respostas de comunidades e metacomunidades ao pesticida para entender como a contaminação e a dispersão afeta a diversidade e a dinâmica das metacomunidades. As metacomunidades perturbadas pelo pesticida responderam de maneira distinta de acordo com grupos biológicos, dispersão e estruturas espaciais de contaminação ao longo do tempo. Observamos um aumento na diversidade beta em metacomunidades poluídas, refletindo maior variação na abundância e incidência das espécies ao longo do tempo. Trajetórias temporais e espaciais da composição das espécies foram sincronizadas nas comunidades totalmente poluídas, destacando a capacidade de algumas comunidades-chave compensarem os efeitos de distúrbios em escala regional. Contudo, nossa análise sobre o papel da dispersão demonstrou que, embora ela tenha afetado a estrutura das metacomunidades aquáticas após o distúrbio, essa influência não foi suficiente para provocar uma mudança significativa nos efeitos da contaminação. Demonstramos a importância de abordagens integrativas em diferentes escalas para compreender os impactos de distúrbios na diversidade e composição das comunidades. Encontramos que diferentes distúrbios e fatores ambientais influenciam a reorganização de metacomunidades, ressaltando a importância de abordagens integrativas para compreender a dinâmica das comunidades em diversas escalas. Além disso, destacamos o potencial de novas abordagens para melhorar nossa compreensão das mudanças na estrutura das comunidades local e regionalmente, especialmente em relação às modificações no ambiente causadas por ações antrópicas.