Instituto de Artes, São Paulo

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  • ItemDissertação de mestrado
    Gestos de criação entre palavras e imagens: poetizar o silêncio, escrever em ruínas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Santos, Barbara dos [UNESP]; Serrano, Eliane Patrícia Grandini [UNESP]; Instituto de Artes
    Este trabalho tem o objetivo de compartilhar uma experiência estética/estésica na aula de Arte de uma escola pública do município de Campinas/SP com estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da fotografia como possibilidade para pensar e recriar o cotidiano, a partir de ações como olhar, caminhar, habitar, reinventar, escavar, costurar, grafar, arriscar e contaminar como indicativos para a produção de imagens e escritas propositivas. Ao mesmo tempo, a pesquisa também se desdobra e investiga os percursos de viagem da pesquisadora ao longo de sua carreira docente, na relação com a poesia e com a fotografia, na qual os escritos sobre as imagens também se revelam como textos imagéticos à medida que a descrição também fornece elementos para a elaboração de outros cenários de experimentação da imagem e da palavra no campo expandido em processo. Portanto, o presente trabalho pretende contribuir para o Ensino de Arte na escola pública, a partir da aposta entre imagens e palavras como materialidades para se produzir, criar, inventar e potencializar os processos de criação dos estudantes, por meio da caminhada como forma de ocupar os (entre)lugares do corpo na escola.
  • ItemDissertação de mestrado
    Nas profundezas do mar da história do teatro brasileiro : um mergulho feminista na produção dramatúrgica de Nivalda Costa e no teatro político escrito pelas mulheres de 1964 a 1985
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-08) Ribeiro, Patricia Borin [UNESP]; Romano, Lucia Regina Vieira [UNESP]
    A pesquisa irá se debruçar sobre a reflexão produzida a respeito da dramaturgia das mulheres que escreveram no período da ditadura civil militar brasileira, tendo por estudos de caso a obra de Nivalda Costa e a experimentação dramatúrgica autoral “Um azul nos bueiros de São Paulo”. A princípio dialogando com as análises de Elza Cunha de Vincenzo (1992), Maria Cristina de Souza (1990) e Ana Lúcia Vieira de Andrade (2006), o estudo atualiza a história do teatro político brasileiro das décadas de 1960-80. Como observa Margareth Rago (1998), este é o ponto de partida para refletirmos sobre a mutação epistemológica que os estudos de gênero e feministas operam nas Artes Cênicas. Esta nova epistemologia, que enfatiza a historicidade dos conceitos e a coexistência de temporalidades (RAGO, 1998), traduzindo uma reação crítica à predominância dos saberes hegemônicos (FISCHER, 2018), evidencia o lugar do arquivo como espaço da memória (BARROS; AMÉLIA, 2009) e acumulado de discursos, sujeitos às relações de saber/poder (FOUCAULT, 2008). Deste acesso aos arquivos é que o nome da dramaturga baiana Nivalda Costa ascende à pesquisa, fonte complementada pelo trabalho primoroso de Débora de Souza (2019). O arquivo pessoal de Costa, bem como informações sobre sua vasta produção dramatúrgica e sua vida na militância e na arte, nos conduz a questionamentos sobre memória, visibilidade artística, censura e apagamentos históricos. Integra-se, por fim, o processo de escrita da peça “Um azul nos bueiros de São Paulo”, dramaturgia autoral que trata do acesso à memória das dramaturgas ocultas (SOUZA, 1990) da história no período da ditadura civil-militar brasileira. O trabalho artístico estabelece um espaço criativo, em que os materiais tratados na tese são ressignificados, de maneira a reposicionar os conceitos de registro de si, narrativas nas margens e dramaturgia do teatro político no Brasil, evidenciando o retorno ao passado não só como um momento libertador da lembrança, mas como uma captura do presente (SARLO, 2007, p. 9). Neste contexto, a memória aqui questionada se torna presente no momento em que o público entra em contato com este passado, tendo em vista ser aquele o único tempo da memória (SARLO, 2007, p. 10).
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação decolonial: grafismo indígena como caminho para (des)construção de olhares
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-25) Nhambiquara, Budga Deroby [UNESP]; Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]; IA-Unesp
    Apresento neste trabalho uma perspectiva crítica sobre a aplicação da Lei 11645/2008 a partir das experiencias contidas nas aulas de arte e vida do autor indígena que atua em escolas não indígenas, enfatizando as desigualdades na produção dos materiais didáticos e formação acadêmica que tange ao ensino da cultura indígena nas redes públicas de ensino. A partir do levantamento de epistemologias de autores indígenas e não indígenas, discute-se a relação entre descolonização e o currículo de arte, para então propor caminhos para a continuidade dos processos de descolonização do ensino aprendizagem nas escolas por meio da elaboração de material didático que estará anexado em outro arquivo que fará parte deste documento. No transcorrer do mês de março de 2008 foi promulgada a Lei 11.645 que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura Afrobrasileira e Indígena nas escolas públicas e privadas, em um contexto de luta dos povos indígenas, houve um significativo trânsito de intelectuais e ativistas antirracistas indígenas e não indígenas no Brasil. Com base no olhar do indígena pelo currículo preparado principalmente por mãos não indígenas, discutimos as relações estabelecidas entre professor e educando ao propor uma abordagem engajada e organicamente conectada às vidas daqueles que aqui já viviam, visando reposicionar as vozes e centralizar as epistemologias de artistas e teóricos indígenas para desobjetificar suas produções, argumentando que esses referenciais para a educação contribuem com uma mudança social necessária e a criação de novas referências epistemológicas, ajudando a construir os fundamentos intelectuais e um material de lutas políticas para quem já nasce com o “Corpo Político”.
  • ItemDissertação de mestrado
    Jornadas de um pedagogo criador: memórias acerca de algumas práticas em teatro-educação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-30) Oliveira, Eduardo da Silva [UNESP]; André, Carminda Mendes [UNESP]
    No presente trabalho, analisam-se os impactos da formação artística e pedagógica do Projeto do Núcleo de Formação de Atores na cidade de Ribeirão Pires no período de 1997 a 2004. O projeto foi fruto de uma política pública de cultura e esta pesquisa busca mostrar a relevância de tal evento na cidade e na região do ABC paulista, sendo o pesquisador participante deste processo. O trabalho apresenta duas experiências em teatro-educação produzidas dentro desse projeto, refletindo sobre seus processos artístico-pedagógicos, ocorridos nos anos de 1999 e 2002. A reflexão à distância possibilitou observar os propósitos estéticos, políticos e pedagógicos desta formação. A dissertação analisa duas produções realizadas em oficinas: a primeira entre adultos, intitulada Histórias da Maloca, inspirada na obra do compositor paulista Adoniran Barbosa e criada a partir de improvisações com uma turma de iniciação teatral para adultos. Traça ainda um paralelo com as chamadas criações coletivas, muito comuns nos anos 1960 e 70; a segunda com uma turma de adolescentes, intitulada Porandubas Caaguassuenses ou Estórias de Ribeirão, que tratava das histórias da cidade de Ribeirão Pires e criada dentro do que se chama de processo colaborativo, muito comum nas práticas de teatro de grupo a partir dos anos 1990. Por último, o pesquisador, já como artista educador profissional, analisa uma produção: a criação do exercício cênico chamado Baú de Memórias, criado com crianças de 10 a 12 anos de idade em um colégio particular no ABC paulista a partir de histórias familiares. Processo que intitulo de Teatro como Brinquedo. O que se tem, ao final, é um relato de como se formou um artista educador, suas balizas pedagógicas e estéticas.
  • ItemDissertação de mestrado
    A produção vocal de Martin Braunwieser: obras e suas fontes no acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-26) Amaral, Regina Marcondes [UNESP]; Moura, Paulo Celso [UNESP]
    A pesquisa apresenta a Produção Vocal de Martin Braunwieser a partir de sua atuação como compositor e arranjador no século XX em duas vertentes: suas obras e as respectivas fontes. A principal motivação para essa escolha deve-se ao fato de que, sendo estrangeiro, a maior parte de suas obras foi feita em terras brasileiras e abrangem tanto peças para formações corais quanto solos, duos e trios. Para isso, foi feita uma Pesquisa Histórica, a partir de fontes documentais disponíveis no Acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Como objetivo geral, visamos a divulgação da obra vocal de Martin Braunwieser buscando incentivar não apenas seu conhecimento como também sua realização; como objetivos específicos, delineamos os seguintes: a) realizar uma revisão ao catálogo de obras de Martin Braunwieser proposto primeiramente pelo musicólogo Jean Goldenbaum (2006), o qual apresenta lacunas, e, a partir disso, elaborar um catálogo da produção vocal de Martin Braunwieser presente no Acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo; b) elaborar um estudo a partir de breves considerações analíticas que abordam fatores como temática, observações técnicas, idioma, formação e funcionalidade de cada peça. A pesquisa discorre, também, acerca da tipologia de catálogos e traz um levantamento dos catálogos e demais formas de registros da obra ou de parte obra de compositores brasileiros ou radicados no Brasil. Dessa forma, buscamos oferecer um conjunto de reflexões, informações e dados que, contemplando as duas dimensões - as obras de Martin Braunwieser e suas respectivas fontes - possam contribuir para a aproximação, conhecimento, difusão e realização dessa importante produção vocal, de um dos mais significativos compositores atuantes no Brasil.
  • ItemDissertação de mestrado
    Apontamentos sobre música e ideologia a partir da reorientação crítica de Willy Corrêa de Oliveira na virada da década de 1980
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-23) Cardoso, Vitor Ramirez Lopes [UNESP]; De Bonis, Maurício Funcia [UNESP]
    Na virada da década de 1970/80, o compositor brasileiro Willy Corrêa de Oliveira (figura referencial na música erudita contemporânea no país e músico em diálogo com setores análogos de outros campos artísticos) rompeu com seus parceiros e mentores e denunciou o comprometimento ideológico-classista destes, um processo que correu paralelo a seu engajamento junto às organizações de luta dos trabalhadores que à época se desenvolviam no Brasil, em especial no ABC paulista. Este trabalho visa documentar e discutir as motivações dessa denúncia principalmente a partir de sua premência ideológica, portanto, como resposta realizada desde o campo musical à ocultação que a classe dominante faz de seu domínio (GIRARDI, 2011). Dada a amplitude desse mascaramento, o caso de Willy é posto em perspectiva conjuntamente ao de outros personagens que também recusaram o estado de coisas, buscando se engajar na luta revolucionária da classe oprimida: o compositor Cornelius Cardew e o cineasta Jean-Luc Godard.
  • ItemDissertação de mestrado
    A maquete conceito: entre a Arte e a Arquitetura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-17) Bullejos, Guilherme Miguel [UNESP]; Leote, Rosangella [UNESP]; Instituto de Artes
    Partindo do ponto no qual a maquete é um modelo tridimensional arquitetônico feito em escala, tem-se que o papel da maquete é comunicar as relações espaciais. Contudo, há, na atualidade, a classificação de diversos tipos de maquetes, de modo a agrupá-las de acordo com sua tipologia, com o que representam, com a fase do processo criativo a que dizem respeito, ou até mesmo com o público a que se dirigem. Nesta pesquisa, é realizada uma revisão bibliográfica desses agrupamentos feitos pelos autores apresentados e, em seguida, o pesquisador elabora o termo "maquete conceito" ao extrair qualidades das maquetes já categorizadas e apresentar exemplos de possíveis aplicações. Formada a base teórica, apontam-se as qualidades intrínsecas que tornam as "maquetes conceito" singulares para a sua produção e apreciação, tendo-as não somente como um objeto, mas como uma experiência em criação e apresentação tanto no campo da Arquitetura quanto das Artes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Imagem-sapatão: práticas pensantes de racha/dura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-18) Pacor, Mariana Franco [UNESP]; Khouri, Omar [UNESP]
    O pontapé-desejo que inaugura o trabalho é a busca de "artes lésbicas". Forjar uma coleção como quem "descobre" - como quem inventa? - para si, um mundo que não existia. Entretanto, as imagens que encontrava insistiam em me olhar, me perguntavam sobre as certezas em que as enquadrava, insistiam contra a completude positivista da categorização, mesmo aquela que se pretende contra-hegêmonica. Precisei perguntar: "artes lésbicas", o que é isso? A imagem-sapatão teimou em aparecer fugindo, não se deixando ser eclipsada pela linearidade discursiva da "descoberta" seguida do ingresso bem-sucedido na mesma narrativa historiográfica - aquela que nomeia os seus outros. Imagem-sapatão teima pela abertura da ideia de História da Arte, de Sexualidade, de Gênero, de Lesbianidade. Se apresenta como encontro desestabilizador dos binários ordenadores da modernidade colonialidade: mito/história, natural/artificial, farsa/real, homem/mulher, hetero/homo, normal/anormal. Essas imagens vão fugindo de todas as ordenações e, assim, denunciam o próprio esforço do ordenar:quem ordena, os efeitos da ordenação e a finalidade da ordem. Imagem-sapatão sísmica em racha/dura que nomeia a norma e guarda para si o mistério do inominável, do movimento magmático. Colocamos no divã o inconsciente do feminismo-lésbico ao analisar seus pactos narcísicos de branquitude e de cisnormatividade. Assim, na encruzilhada sapatão entre transmasculinidade e lesbianidade fundamentamos outra maneira de narrar o saber nas imagens: imaginativa, marcando diferenças sem estabilizá-las em categorias hierárquicas. Fraturamos em mais nomes (im)possíveis o saber que tenta se levantar sobre os corpos, e que demarca pertencimentos sempre subordinados a conceitos médico-jurídicos, acadêmicos, euro-estadunidenses e distantes da memória comunitária e da autonomia dos sujeitos em questão. Aqui, nos guardarmos no território do trânsito, em taxonomias ocasionais, sem fixar em imagens um significante universal da sapatonidade. Ao instalar racha/duras na ordenação binária da colonialidade modernidade implantamos contradições, experimentações e reticências como armadilhas visuais para as ciências que tentam nos reduzir à transparência do explicável, categorizável e assimilável. A imagem-sapatão aparece, então, como ferramenta de autodeterminação e multiplicação da significação, da imaginação e da representação, fazendo emergência do confronto antirracista e anticolonial dentro dos estudos que vêm se estabelecendo como História Lésbica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Forró tradicional enquanto experiência musical ativa no ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-19) Costa, Renata Santos Marques de Souza [UNESP]; Agazzi, Anna Claudia [UNESP]
    Esta pesquisa trata da elaboração de um trabalho didático que foi realizado nas aulas de música, com estudantes do 4º ano do ensino fundamental de escola pública na EMEF Onofra da Silva, localizada no município de Barueri. O trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência de aulas que atendesse ao conteúdo curricular do município, abrangendo os elementos constitutivos da música, alinhado a contextualização cultural da temática de gêneros musicais. Com rodas de conversa feitas em sala de aula, grande parte dos estudantes expressaram ouvir o forró eletrônico/estilizado, e a partir deste gênero musical em comum, é que considerei importante explorar a forma tradicional do forró que é patrimônio cultural do Brasil. A sequência didática aborda em um percurso de quatorze aulas: altura, intensidade, duração, timbre, ritmo, melodia e harmonia através de apreciação musical ativa; e tem como principal ferramenta o uso do violino como instrumento musical pedagógico, alinhado à temática do forró tradicional. Esta sequência de aulas buscou contribuir para a valorização da cultura nordestina e do forró enquanto patrimônio brasileiro, e a decolonização do ensino da música. O conteúdo que compõe as aulas pode contribuir também a outros professores e pesquisadores da área, que tenham interesse em aplicar ou adaptar a proposta à sua realidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Contribuições da educação musical para o despertar ecológico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-12) Martins, Lívia Pereira [UNESP]; Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
    Nesta pesquisa, procura-se investigar o valor das colaborações arte-ciência, para promover comportamentos que protejam a saúde planetária. Trata-se de um estudo de campo de caráter qualitativo e, como tal, envolve a aplicação de exercícios práticos musicais. Diante da problemática dos desastres ambientais, é urgente a necessidade de conscientização da população a respeito da estreita ligação existente entre o ser humano e o meio ambiente que, no entanto, nem sempre é compreendida. Com este trabalho, almeja-se encontrar respostas para a relação música/meio ambiente, por meio de uma questão importante: como ajudar a população a desenvolver o pensamento ecológico? Com base nessa necessidade, surge o tema "Contribuições da Educação Musical para o Despertar Ecológico” nesta pesquisa, de forma interdisciplinar, conectando Música e Ecologia e propondo atividades práticas criativas que promovam a sustentabilidade, posta em prática em um projeto aplicado a alunos da Escola Municipal Professor José Antônio Verzegnassi, em Ilhabela, São Paulo. O objetivo do projeto foi de propor atividades, conversas, diálogos e leituras incentivar os jovens a desenvolverem o pensamento ecológico por meio de uma ponte construída entre ecologia acústica e atividades musicais.
  • ItemTese de doutorado
    Implantação do currículo paulista de arte em escolas estaduais da cidade de Sorocaba: um olhar sobre o ensino de arte na escola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Luz, Roberta Jorge [UNESP]; Palma Filho, João Cardoso [UNESP]
    A pesquisa surge diante da necessidade de refletir sobre a implantação do novo Currículo Paulista de Arte, as teorias que o fundamentam, bem como a relação existente entre tal estrutura curricular e sua concepção de ensino. Tem como objetivo geral, analisar criticamente o processo de implantação do Currículo Paulista pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo em escolas estaduais da região de Sorocaba-SP e, como objetivos específicos: Apresentar uma leitura crítica do documento Currículo Paulista, no que tange ao ensino de Arte, buscando suas potencialidades e fragilidades em relação aos interesses e necessidades dos estudantes e professores(as) pesquisados(as); Refletir sobre o Ensino de Arte no Currículo Paulista, assim como, nos programas de governo que este traz consigo; Identificar na prática dos professores(as) pesquisados(as), caminhos possíveis para o desenvolvimento da autonomia na atuação docente. A metodologia de pesquisa parte da abordagem qualitativa de pesquisa e serão utilizados os seguintes instrumentos de coletas de dados: análise de conteúdo dos documentos curriculares que orientam o Ensino de Arte no Estado de São Paulo da década de 70 ao atual; análise das Matrizes Curriculares das escolas; entrevistas semiestruturadas com professores (as) de Arte das escolas pesquisadas. Este trabalho fundamenta-se teoricamente na teoria crítica refletindo sobre como essas teorias possibilitam a compreensão da realidade educacional estudada.
  • ItemDissertação de mestrado
    Em torno de Heinrich Koch: uma possível análise prática sobre o repertório do século XVIII
    (Unesp, 0023-12-04) Santos, André dos [UNESP]; Picchi, Achille Guido [UNESP]
    Estudos recentes sobre partimenti, revelaram-se importantes descobertas sobre contraponto e harmonia a partir do século XVIII. Neste sentido, este trabalho visa investigar a ideia de forma musical, mais precisamente, a forma sonata. Para isto, usaremos ideias gerais de Heinrich Christoph Koch em seu Versuch einer Anleitung zur Composition conjuntamente com as ideias de schemata de Robert Gjerdingen.
  • ItemDissertação de mestrado
    Identidades e territórios entre o eco e o verbo: práticas híbridas em percussão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-29) Silva, Joachim Emidio Ribeiro; Stasi, Carlos Eduardo di
    Esta pesquisa investiga repertórios da percussão que cruzam música e poesia, apoiando-se no conceito de hibridismo cultural. Fundamentando-se em referencial bibliográfico advindo da sociologia, antropologia, etnomusicologia e estudos da linguagem, discute-se certas instâncias do cânone ocidental da percussão que se cristaliza especialmente a partir do século XX. Em seguida, são apresentados aspectos da percussão na China como um possível contraponto, partindo de uma seleção bibliográfica específica. Essa investigação, somada a contextos da experiência pessoal, inclui como parte empírica relatos de processos composicionais e performances que envolvem poemas de diferentes origens. Relacionando conceitos, documentos, relatos e obras artísticas encontradas em fontes diversas, evidencia-se uma visão da percussão frequentemente não contemplada pela cultura de origem europeia ou ocidental historicamente herdada no Brasil. Realiza-se então o exame crítico deste panorama a fim de compreender melhor as dinâmicas culturais em que a percussão se insere, onde surgem potenciais ferramentas e procedimentos para percussionistas que lidam com as múltiplas realidades culturais que se apresentam no mundo hoje.
  • ItemDissertação de mestrado
    A voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-18) Carvalho, Glauce Priscila Ribeiro de [UNESP]; Storolli, Wânia Mara Agostini [UNESP]
    A presente pesquisa investiga a voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki através da análise da individualidade e materialidade da voz e do elemento cultural japonês MA 間, compreendendo este como espaço de conexão, possibilidade e ressonância. No eixo da pesquisa, o objeto de investigação é o Teatro de Tadashi Suzuki, que une o teatro tradicional japonês ao contemporâneo, tendo como enfoque a filosofia, o espaço teatral, o Método de treinamento para Atores e seus espetáculos, destacando o uso peculiar da materialidade da voz e todas as formas de pausa, duração, entre-espaço e silêncio representados pelo MA. A pesquisa conecta o pensamento de Adriana Cavarero, Mladen Dolar e Paul Zumthor sobre voz com o trabalho de Tadashi Suzuki e também as pesquisas sobre "MA" de Michiko Okano, Masakatsu Fujita e Yoshi Oida, revelando uma nova interpretação do silêncio/pausa/vazio como um espaço que abre caminho para a presença do outro, bem como uma nova conexão tanto física quanto abstrata. O estudo redefine a obra teatral, explorando os vazios e pausas como elementos que ampliam a perspectiva e a relação entre palco e plateia.
  • ItemTese de doutorado
    Dimensões políticas do teatro na escola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Catelan, Fernando Bueno [UNESP]; André, Carminda Mendes [UNESP]
    Este trabalho consiste em uma discussão sobre como o fazer artístico, partindo do ponto de vista teatral, relaciona-se às dimensões políticas presentes no ensino de teatro/artes na escola. Tudo começa com Augusto Boal, que afirmava que todo teatro é, necessariamente, político. Assim, buscamos compreender de que modo a política é observada no ensino e nas práticas cênicas na escola brasileira. Para tanto, a pesquisa abrange três dimensões relevantes: Política, Teatro e Escola. Isto posto: Qual é o significado que atribuímos à palavra política quando a ouvimos ou a pronunciamos? De que maneira a pluralidade de interpretações em relação à política é percebida e trabalhada no ensino de teatro/artes escolar? Como a escola compreende e se relaciona com as aulas de teatro/artes em uma perspectiva política? Para tanto, conversamos com cinco professoras e professores da educação básica, formados/as em Teatro ou Artes Cênicas, que ministram aulas no componente curricular arte no ensino fundamental — anos iniciais e anos finais —, no ensino médio e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e atuam em diferentes regiões do Brasil. Desse modo, após conhecermos as/os docentes da pesquisa, avançamos para a pergunta geradora da tese: Para estas professoras e estes professores, quando, como e por que o teatro na escola se torna uma questão política? Sendo assim, observamos como as ideologias, as escolhas, as opções, as formas, os conteúdos, as estéticas, os modos da presença do ensino de teatro/artes na educação brasileira se relacionam com a política. Partindo da hipótese de que a educação e o teatro/artes são campos de conhecimento e fazeres eminentemente políticos, e que podem gerar emancipação a depender das escolhas políticas pedagógicas e estéticas.
  • ItemTese de doutorado
    Teatro em Porto Velho (1978-2018): quatro décadas de (r)existência da cena teatral
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Teixeira, Adailtom Alves; Mate, Alexandre Luiz [UNESP]
    Partindo da hipótese de que a cena teatral na cidade de Porto Velho encontra-se ainda em construção, onde coletivos e artistas lutam por sua profissionalização, a pesquisa foca em quatro décadas de história (1978-2018), posto terem sido muitas as mudanças durante tal período: a chegada de artistas vindos de outros estados para a cidade, a transformação de Território Federal em Unidade Federativa (1981), a luta por políticas públicas, a criação de festivais, a organização de uma federação de teatro, a implantação do sindicato da categoria, a criação de cursos livres e de um curso universitário, entre outros. Assim, buscamos responder, por meio do levantamento histórico em fontes primárias e realização de entrevistas, quais teriam sido os avanços e os percalços enfrentados pelos artistas e coletivos nessa trajetória. Cabe destacar que, apesar de Porto Velho ter mais de cem anos, ainda não foi realizada nenhuma pesquisa de tal produção na área teatral. O teatro porto-velhense conta com poucas publicações específicas, e em sua totalidade, muito recentes, produzidas graças à Lei Aldir Blanc (14.017/20). À vista disso, a pesquisa aqui desenvolvida caracteriza-se como uma contribuição à memória da cena teatral de Porto Velho.
  • ItemDissertação de mestrado
    Travessias de um corpo negro na dança contemporânea
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-11) Soares, Edicléia Plácido [UNESP]; Monteiro, Marianna Francisco Martins [UNESP]; UNESP
    Parto de estação em estação numa vivência de descobertas, reflexões e requestionamentos à luz de minha trajetória enquanto mulher negra da dança contemporânea. Esse trajeto é resultado de uma viagem constante, de leste a oeste, do oriente ao ocidente e do ocidente aos saberes da diáspora africana que desembocam no processo de criação do espetáculo “Poemas Atlânticos”, em que atuei como bailarina e diretora artística. Assim, trago uma discussão sobre esse corpo negro na dança e a construção de uma dramaturgia possível para uma estética da dança em que todos os corpos caibam. Além disso, o meu texto tem um foco na racialidade e no quanto este reconhecimento colabora para a construção de outras narrativas para além do conceito de universalismo, que apazigua fricções e dissensos.
  • ItemDissertação de mestrado
    A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-27) Oliveira, Vinícius Gonçalves Gil de; Vilela, Lilian Freitas
    A presente pesquisa parte da articulação entre o performer e o educador que sou e que coexistem na sala de aula e busca responder quais são as possíveis contribuições que um Performer Educador pode oferecer aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio por meio de uma proposta de atuação artístico pedagógica. Postulo o termo Performer Educador com luz ao que tratam Andrade e Godoy, Fabião e Machado acerca da educação em dança, em artes cênicas e em performance conduzido pelo olhar de Paulo Freire e as notas sobre experiências de Larrosa pensando o Performer Educador como sujeito da experiência em dança a fim de criar condições e possibilidades de entendimento do corpo e da comunicação por meio dele propondo que o estudante torne-se um sujeito ativo diante do aprendizado em arte na rede pública estadual de São Paulo. Deste modo apresento um estudo de natureza empírica de abordagem qualitativa em que trago como procedimentos um primeiro momento de busca netnográfica em que recolho materiais diversos e da literatura disponível dos bancos de dados da área, em seguida, descrevo e relato minhas experiências em sala de aula, com a preocupação de refletir sobre elas, para ao final entrelaçar esses momentos tecendo considerações acerca do que considero ser um Performer Educador em ação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Quase indetectável: suvenires de práticas extravagantemente discretas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-29) Montemezzo, Joseane Regina Reginatto; Romagnolo, Sérgio Mauro
    Esta pesquisa se desenvolve a partir de minhas proposições artísticas que são por mim nomeadas e agrupadas como "indetectáveis", ou “quase indetectáveis”. “Indetectável” provém de uma relação com um vírus: é o jargão médico empregado para descrever um estágio no tratamento da infecção pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Em minha prática, “indetectável” refere-se a proposições artísticas de intervenções em espaços públicos que não são anunciadas como arte e geralmente ocorrem sem qualquer mediação, sendo muitas vezes praticamente imperceptíveis para determinados âmbitos. Além da dissertação acerca da escolha desse nome, que vem junto da amostra de distintas ocorrências e respostas ao HIV e à aids nas artes visuais, este trabalho apresenta, ainda, algumas das tais práticas artísticas “quase indetectáveis” por meio de “suvenires” – como denomino algo que se situa entre registro e desdobramento.
  • ItemTese de doutorado
    O que move o mundo e o que o mantém unido: sobre o esoterismo na arte abstrata
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-27) Scheibe, Marit; Romagnolo, Sérgio Mauro; Spaniol, José Paiani
    A pesquisa desenvolve o tema do esoterismo na arte e na arte abstrata. Ela mostra como o esoterismo influenciou artistas no seu processo de criação, principalmente entre os séculos 19 e 20. Com essa base, a tese abre uma perspectiva para a compreensão da Escultura Social desenvolvida pelo artista Joseph Beuys na década de 60 do século passado. A Escultura Social requer outras ferramentas, outros sentidos de percepções, tateando ao seu redor para desenvolver o trabalho artístico por uma arte viva pela vida. A Escola Bauhaus, em Weimar, na Alemanha do início do século 20 é um lugar importante nesse contexto e recebe especial atenção. A pesquisa evidencia como seus professores buscavam a expansão do próprio ser humano para o processo de criação através do ensino. A tese traz relatos sobre vivências artísticas da autora entre 2019 e 2023, e suas criações em torno da Escultura Social.