Programa de mentoria para o ensino de engenharia de produção em universidades públicas e estágios em indústrias no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-08-18

Autores

Almeida, Maria da Glória Diniz de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo desta tese é apresentar um programa de mentoria para o ensino de graduação em engenharia de produção em universidades públicas com estágios em indústrias no Brasil. O programa é baseado nos assuntos “mentoria” e “ensino de engenharia de produção". A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, de natureza aplicada, por meio de uma pesquisa-ação descritiva. No estudo desenvolvido propõe-se que mentoria e ensino de engenharia de produção podem relacionar-se para a criação de um programa voltado ao ensino. O nível de confiabilidade da pesquisa foi confirmado pelo teste do coeficiente α-Cronbach, enquanto o teste estatístico de comparação entre proporções ratificou a validade do programa sob o ponto de vista de mentores e mentoreados. Dentre os mentoreados, 85% confirmaram que o programa fez diferença para o ensino de engenharia de produção durante seu período de estágio, enquanto os mentores ratificaram que 98% dos mentoreados desenvolveram competências e habilidades da engenharia de produção. Dentre as limitações do programa, tem-se a falta de disponibilidade do mentor para treinamento formal. Assim, o programa contou com um procedimento detalhado do que deveria ser abordado em cada etapa. A contribuição do trabalho é seu pioneirismo na criação de um programa de mentoria para o ensino de engenharia de produção, aproximando universidade e indústria, durante o período de estágio dos alunos.
The goal of this thesis is to present a mentoring program for undergraduate teaching regarding Industrial Engineering in Brazilian public universities in industrial student training period. The proposed program is based on previous works available in specialized literature, regarding mentoring and industrial engineering teaching. The employed research methodology was of qualitative applied nature, through a researchaction approach. In order to test the coherence of the questionnaire respondents, which was applied to mentors and mentees in the theme of mentoring in the industrial sector, the α-Cronbach test was adopted. And aiming to validate the proposed program it was applied an statistical test of comparison between proportions. Among protégés, 85% confirmed that the project has made a difference in production engineering education during their trainee period, while mentors reinforced that 98% of mentees had their industrial engineering competencies and skills developed. Amid program limitations, we identified that there is a lack of mentor's availability for formal training, and to minimize this problem, the proposed program has a detailed procedure to facilitate its use. The main contribution of this thesis regards its pioneer aspect in creating a mentoring program for production engineering teaching, bringing universities closer to manufacturing businesses, during the student training period.

Descrição

Palavras-chave

Programa de mentoria, Ensino de engenharia de produção, Estágio, Educação profissional, Mentoring program, Industrial engineering teaching, Training, Professional education

Como citar