Abordagem sistêmica no currículo de Mato Grosso do Sul e nos livros didáticos de ciências: uma análise documental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-10-23

Autores

Souza, Ana Laura Dias de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho vinculado à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem”, discute a importância de uma abordagem sistêmica no processo de ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza tendo em vista a fragmentação de saberes promovida pelo método reducionista cartesiano que ainda influencia a educação escolar e prejudica a formação de um espírito científico-pesquisador nos estudantes. Constatou-se que a discussão da importância de uma abordagem sistêmica no estudo dos seres vivos já está presente em documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares, indicando que o ensino desta disciplina deve propiciar condições para que o educando compreenda a vida como manifestação de sistemas organizados e integrados. Este trabalho procurou então examinar a efetiva incorporação destas orientações no Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, tomando como conteúdo de referência o estudo do corpo humano no oitavo ano do ensino fundamental e concomitantemente seis livros didáticos de Ciências desta série, aprovados no PNLD/2014, tendo em vista que estes ainda são os principais recursos utilizados pelo professor em sala de aula. Através de uma análise documental predominantemente qualitativa, a pesquisa concentrou-se em verificar nos materiais, conforme questões de interesse, concepções que poderiam ou não contribuir na construção de uma visão fragmentada do corpo humano pelos estudantes e possíveis avanços em uma abordagem sistêmica nos mesmos. Para tanto foram criadas quatro categorias de análise emergentes, a partir dos pressupostos do paradigma sistêmico aplicado no estudo dos seres vivos e no currículo escolar descritos na fundamentação teórica da pesquisa. O estudo evidenciou uma forte contradição entre as orientações pedagógicas para o ensino de Ciências da Natureza presentes no Referencial e sua própria organização curricular, o que vem a contribuir na construção de uma visão fragmentada do corpo humano pelos alunos, transferindo-se aos professores a tarefa de promover a articulação e integração entre estes saberes. Quanto aos livros didáticos que poderiam auxiliar nesta tarefa, ficou claro que estes, apesar de apresentarem certa padronização conceitual fragmentária na abordagem do corpo humano, apresentam em contrapartida uma heterogeneidade na forma como se utilizam de outros recursos internos para contemplarem os conteúdos, como textos de apoio, atividades, experiências e imagens. Em vários destes recursos e metodologias propostas foi possível perceber avanços que poderiam auxiliar na construção de uma visão mais sistêmica e condizente com a naturalidade do corpo humano pelos estudantes, o que, em contrapartida, nos remete mais uma vez a importância de uma boa formação e condições dignas de trabalho do professor, que precisa estar preparado e ter tempo para selecionar as obras à procura destas boas alternativas de apoio para suas aulas.
The present work, linked to the line of research "Formative processes, teaching and learning", discusses the importance of a systemic approach in the teaching and learning process of the Nature Sciences in view of the fragmentation of knowledge promoted by the Cartesian reductionist method that still influences the school education and impairs the formation of a scientific-researcher spirit in students. It was observed that the discussion of the importance of a systemic approach in the study of living beings is already present in official documents such as the National Curricular Parameters and Curricular Guidelines, indicating that the teaching of this discipline should provide conditions for the student to understand life as manifestation of organized and integrated systems. This work sought to examine the effective incorporation of these guidelines in the Curricular Framework of the State Educational Network of South Mato Grosso, taking as reference content the study of the human body in the eighth year of elementary school and concurrently six textbooks of Science of this series, approved in PNLD/2014, considering that these are still the main resources used by the teacher in the classroom. Through a predominantly qualitative documentary analysis, the research focused on checking in the materials, according to questions of interest, conceptions that could or could not contribute to the construction of a fragmented vision of the human body by the students and possible advances in a systemic approach in them. For this, four emerging categories of analysis were created, based on the assumptions of the systemic paradigm applied in the study of living beings and in the school curriculum described in the theoretical basis of the research. The study evidenced a strong contradiction between the pedagogical guidelines for the teaching of natural sciences present in the Referential and its own curricular organization, which contributes in the construction of a fragmented vision of the human body by the students, transferring to the teachers the task to promote the articulation and integration between these knowledges. As for the textbooks that could help in this task, it was clear that, although they present some fragmentary conceptual standardization in the approach of the human body, they present, on the other hand, a heterogeneity in the way in which they use other internal resources to contemplate the contents, as texts of support, activities, experiences and images. In several of these resources and methodologies proposed, it was possible to perceive advances that could help in the construction of a more systemic vision and in keeping with the naturalness of the human body by the students, which, on the other hand, reminds us once again of the importance of good training and worthy working conditions of the teacher, who needs to be prepared and have time to select the works in search of these good alternatives of support for their classes.

Descrição

Palavras-chave

Mato Grosso do Sul, Pensamento sistêmico, Currículo, Corpo humano, Livro didático, Systemic thinking, Curriculum, Human body, Textbook

Como citar