As fãs mais legais do mundo: panorama do perfil comunicativo da comunidade da celebridade virtual Karol Pinheiro

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Data

2017-10-31

Autores

Darcie, Marina Paula [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Diversas possibilidades surgem com a internet a cada dia, e uma delas é a grande teia de interações e o advento de novos personagens no sistema comunicativo que detêm, de forma tão semelhante quanto nos veículos de comunicação tradicionais, o poder de influenciar e modificar a opinião do seu público. Esses novos comunicadores são os “ídolos” sociais que estão ancorados nas novas plataformas de comunicação e possuem discurso amplamente difundido no seu meio de atuação. O influenciador não é limitado a apenas uma ferramenta de trabalho, ele pode estar – e geralmente está – presente em outras redes, produzindo conteúdo para o blog, o YouTube e para o Instagram, mostrando sua rotina no Snapchat, conversando com seus fãs pelo Facebook e pelo Twitter, evidenciando a fluidez da comunicação digital. Nesse sentido, a imagem dos influenciadores digitais pode ser definida como um personagem que usa o espaço comunicativo virtual possibilitado pelas redes sociais para dialogar com seu público seguidor e expor sua opinião sobre o próprio consumo e experiências ou qualquer assunto que tenha afinidade; esse autogerenciamento de imagem – configurado em uma narrativa de si mesmo – e o contato imediato e negociação constante com seu público faz desses personagens uma mídia completa, sem a necessidade de uma indústria para ampará-lo. As novas ferramentas que possibilitam a comunicação instantânea e direta criaram, assim, novas dimensões para a relação e as interações entre ídolo-fã. Nesse contexto destacado, foram investigados os vínculos comunicativos criados pelos fãs através de suas sociabilidades na rede, entendendo o conceito de fã e analisando a bibliografia de referência para compreender se as definições dialogam com a realidade das redes digitais e dos agrupamentos da rede na sociedade contemporânea. A comunidade de fãs da influenciadora Karol Pinheiro e o universo comunicativo criado por ela (“As coisas mais legais do Mundo”) foram escolhidos para a construção da pesquisa empírica e da análise, uma vez que o grupo se mobiliza através da internet e das redes sociais para discutir, ressignificar e repercutir o conteúdo criado pela celebridade virtual. A pesquisa objetivou compreender os múltiplos processos comunicativos evidenciados através dos conteúdos que consomem, como se mobilizam e dialogam, quais as ressignificações feitas no conteúdo original, e quais redes usam para se informar e “habitar”, conhecendo, assim, práticas comunicativas que os fãs online utilizam.
Internet creates a lot of possibilities every day. One of them is the communities created around new characters in web that keep it together and influences its people: the digital influencers (DI). The digital influencer use a lot of many tools of the internet for work and are not present only in one media; the DI usually uses the blogs for posting texts, YouTube and Instagram for sharing his life and also chat with his fans using Facebook and Twitter. That way, the digital influencer is able to share his point of view about labels, products, experiences, and other kind of stuff that are part of his life. The DI is a full and complete media, promoting himself and negotiating with his fans the content shared. This way, new media on the internet raises a closer and more direct relationship between an idol and his fans. So we intend to study the communicative processes between an idol and his fans in the context mentioned by exploring in the books and academic texts the many concepts about fan, its culture, routine, consume and kinds of communication. We choose the influencer Karol Pinheiro and her channel "As coisas mais legais do mundo" for observing her fans, studying and then create our text. Our main objective is understanding all kind of interaction between idol-fan and fan-fan on internet and which social media they use for being in and socialize.

Descrição

Palavras-chave

Comunicação, Processos comunicativos, , Cultura de fã, Cultura participativa, Communication, Communicative processes, Fan, Fan culture, Participatory culture

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