PILAC: Programa de intervenções lúdicas no âmbito corporativo

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Data

2017-11-24

Autores

Teodoro, Ana Paula Evaristo Guizarde [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo desenvolver o PILAC - Programa de Intervenções Lúdicas no Âmbito Corporativo, investigando o interesse, satisfação e a aceitação dos participantes, em relação às atividades propostas. Para tanto, foram realizadas, uma pesquisa bibliográfica, a qual permitiu o levantamento da literatura pertinente à temática estudada e uma pesquisa descritiva, com base em estudos pilotos. Os estudos pilotos foram desenvolvidos por intermédio da aplicação do PILAC em empresas de pequeno e grande portes, das cidades de São Paulo-SP e Rio Claro-SP. Fizeram parte da amostra do estudo 47 participantes de ambos os gêneros, funcionários das empresas, escolhidas por conveniência. O PILAC foi desenvolvido por meio da aplicação de atividades lúdicas, visando à reflexão de potencialidades/forças e de problemas relacionados ao contexto do trabalho. Após o desenvolvimento dos jogos nos estudos pilotos, foram aplicados questionários, contendo questões abertas e fechadas, e escalas do tipo Likert. Os dados indicaram alto interesse, satisfação e aceitação dos participantes frente às intervenções lúdicas realizadas durante o programa oferecido. Com base nesses resultados, o programa alcançou os objetivos propostos e pode representar uma nova estratégia de ação para o âmbito corporativo e campo de atuação para o Profissional de Educação Física. Esses resultados poderão ampliar as reflexões sobre a atuação do Profissional de Educação Física em empresas, além dos aspectos que possam associar as temáticas do lúdico, fase adulta e ambiente corporativo.
This qualitative study aims to develop a program called PILAC (Playful Intervention Program in the Corporative Field) and then analyze the participants’ level of interest, satisfaction and acceptance regarding PILAC activities. A literature review was conducted, as well as descriptive research based on pilot studies. PILAC-based pilot studies were run in small- and large-sized companies in the cities of São Paulo and Rio Claro, both in the state of São Paulo. The study sample comprised 47 participants of both genders who worked for those companies; they were sampled by convenience. PILAC was developed using play-driven activities intended to make participants reflect on strengths and on work-related problems. On their last day of participation in the pilot studies, participants filled out questionnaires, which had open- and closed-ended questions; Likert-type scales were also used. The respondents’ data showed a high level of interest, satisfaction, and acceptance of participants in the play-driven activities conducted during the program. These results indicate that the program reached its goals, so that could represent a new strategy to be used by the Physical Education Professional in the corporate setting. Therefore, these results may broden the reflections on expanding the role of Physical Education Professional in companies and may encourage play-driven activities for adults in the corporate field.

Descrição

Palavras-chave

Lúdico, Corporativo, Treinamento, Playful, Corporate field, Training, Educação física, Physical education

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