Coleta seletiva: desafios na implantação e suas possibilidades por meio da educação ambiental

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Data

2017-12-02

Autores

Euzébio, Lucinei Aparecido [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conhecer e analisar a experiência de implantação do Programa de Coleta Seletiva do município de Pompeia, SP, estabelecendo relação com a ancoragem na educação ambiental e no aporte popular, à luz das demandas pertinentes à aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Relaciona-se com a possibilidade de melhoria da qualidade ambiental no território das bacias hidrográficas (BH) dos rios Aguapeí e Peixe, contribuindo com o plano de BH do Comitê de bacias onde o programa está inserido, por meio da implantação de um adequado sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos. A metodologia empregada para alcançar tal objetivo recorreu a pesquisa bibliográfica e documental, a vivencia do autor por sua participação na implantação do projeto, na produção de mapas e tabelas, elaboração de entrevistas e questionários aplicados à população inserida na área de estudo e tabulação, interpretação e explanação de tais elementos. Os resultados evidenciam os melhoramentos oferecidos por um programa de coleta seletiva atrelado à educação ambiental ao promover a conscientização para a redução, o reaproveitamento, a reciclagem e a recusa em consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos, além de discutir a responsabilidade dos grandes geradores.
The objective of this study is to know and analyze the experience of implementing the Selective Collection Program of Pompeia, SP, establishing a relationship with the anchorage in environmental education and in the popular contribution, in light of the demands pertinent to the application of the National Waste Policy Solids. It is related to the possibility of improving the environmental quality in the territory of the hydrographic basins (BH) of the Aguapeí and Peixe rivers, contributing to the BH plan of the Basin Committee where the program is inserted, through the implementation of an adequate management of solid urban waste. The methodology used to reach this objective resorted to bibliographical and documentary research, the author's experience for his participation in the implementation of the project, the production of maps and tables, elaboration of interviews and questionnaires applied to the population inserted in the area of study and tabulation, interpretation and explanation of such elements. The results show the improvements offered by a selective collection program linked to environmental education by promoting awareness for the reduction, reuse, recycling and refusal to consume products that generate significant social and environmental impacts, as well as discuss responsibility of large generators.

Descrição

Palavras-chave

Política nacional de resíduos sólidos, Selective collection, Solid waste management, Environmental education, National solid waste policy, Coleta seletiva, Gestão de resíduos sólidos, Educação ambiental

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