Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: um estudo das produções da Universidade Estadual Paulista

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Data

2017-12-14

Autores

Batista, Bruna Rafaela de

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A formação inicial de professores se apresenta como uma das principais fontes de investigação de análise e compreensão do desenvolvimento profissional. Tendo em vista a importância da docência para a sociedade, este estudo enfatiza o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que tem se apresentado como uma ação que visa incentivar essa formação, buscando a valorização e o reconhecimento da docência, como também a melhoria da qualidade educacional. Para tanto, objetivou identificar e analisar teses e dissertações sobre a atuação do PIBID/Unesp na formação inicial de professores, sendo esse estudo de cunho qualitativo e de natureza bibliográfica e documental. Foram analisadas 06 produções científicas. Os dados são apresentados mediante duas etapas: 1) PIBID/Unesp: campus de atuação, subprojetos e participantes que aponta a atuação do programa em 15 câmpus da universidade, por meio de 13 subprojetos, com 917 bolsistas, 163 supervisores, 78 coordenadores de área, 4 coordenadores de gestão e uma coordenadora institucional, destacando o maior númerode bolsistas nos cursos de Pedagogia e Matemática; 2) Identificação e Análise das Produções que apresenta os dados por meio de duas categorias. A primeira assinala que as produções têm investigado a temática nos cursos de Matemática, Pedagogia e Química, por meio de diversos referenciais teóricos, sendo todas de abordagem qualitativa. As produções tiveram como principais instrumentos de coleta de dados a entrevista, análise documental e observação. O maior número de participantes desses estudos foi de licenciandos bolsistas, tendo como principais resultados as reflexões e vivências proporcionadas pelo ambiente educacional, o desenvolvimento de ações colaborativas e as trocas de experiências. Além disto, mostrou que o estabelecimento do exercício da prática pelo PIBID/Unesp na formação inicial de professores tem sido fundamental para aprendizagem da profissão docente. A segunda categoria destaca que o incentivo à docência estabelecido pelo programa tem sido vinculado a fatores como remuneração financeira, direcionamento profissional, concepção sobre a docência, aperfeiçoamento da formação, contribuições a educação básica e a valorização docente. Diante disso, os resultados indicaram que o PIBID/Unesp tem atuado de forma favorável na formação inicial de professores, sendo suas contribuições constituídas no âmbito pedagógico por estabelecer aos licenciandos um contexto formativo vinculado à sua futura profissão mediante ao exercício da prática, e, político, pelas ações que levam ao incentivo pela docência.
The Initial training of teachers presents itself as one of the main sources of analysis research and understanding of professional development. Considering the importance of teaching for society, this study emphasizes the role of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, which has been presented as an action that aims to encourage this formation, seeking appreciation and recognition of teaching, as well as the improvement of educational quality. In order to do so, it aimed to identify and analyze thesis and dissertations about the performance of PIBID /Unesp in the initial teacher training, being this a qualitative study from bibliographical and documentary nature. Six scientific productions were analyzed. The analysis of the data is presented through two categories: 1) PIBID/Unesp: campus of action, subprojects and participants presenting the performance of PIBID/Unesp in 15 campuses, through 13 subprojects, counting on 917 scholarship holders, 163 supervisors, 78 are coordinators, 4 management coordinators and one institutional coordinator, pointing out the largest number of scholarship holders in the courses of Pedagogy and Mathematics; 2) Identification and Analysis of Productions presenting the data through two categories. The first one indicates that the productions have investigated the theme in the courses of Mathematics, Pedagogy and Chemistry, through several theoretical references, all of them are from qualitative approach. The productions had as main instruments of data collection the interview, documentary analysis and observation. The largest number of participants in these studies was scholarship holders, whose main results were the reflections and experiences provided by the educational environment, the development of collaborative actions and the exchange of experiences. In addition, it has shown that the establishment of the practice by the PIBID/Unesp in the initial training of teachers has been fundamental for learning of the teaching profession. The second category emphasizes that the encouragment to teaching established by the program has been linked to factors such as financial remuneration, professional orientation, conception about teaching, improvement of training, contributions to basic education and teacher appreciation. In conclusion, the results showed that the PIBID/Unesp has acted in a favorable away in the initial training of teachers, and their contributions are constituted in the pedagogical scope by establishing to the formative graduates context linked to their future profession through the training of practice, and, politically, for the actions that lead to the encourage of teaching.

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Palavras-chave

PIBID, Formação inicial, UNESP, Initial training

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