Uma história da criação do curso Matemática aplicada a negócios na Universidade de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-05-26

Autores

Fonseca, Bárbara Grassetti [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Existe uma demanda de cursos de Matemática Aplicada no Brasil. No mundo dos negócios, o conhecimento matemático, aliado a administração, contabilidade e economia, tornou-se um diferencial do profissional no mercado de trabalho. Desta forma, essa ferramenta ganha importância, uma vez que seus resultados facilitam a tomada de decisão dos gestores e, consequentemente, influenciam o cenário tanto macro quanto microeconômico de cada um. O objetivo deste trabalho foi investigar a criação do curso Matemática Aplicada a Negócios, criado em 2004, na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, bem como buscar e compreender fatores que contribuíram para o desenvolvimento e criação do mesmo. Diante da proposta, foi realizada a coleta de materiais na própria universidade (documentos, ofícios, projeto político-pedagógico), e também entrevistas com ex-alunos da primeira turma e com professor que participou da elaboração da proposta do curso. É possível perceber que este curso não foi criado a partir de uma demanda existente no mercado de trabalho, mas foi bem aceito no ambiente corporativo devido a singularidade na formação dos estudantes.
There is a demand for Applied Mathematics courses in Brazil. In the business world, mathematical knowledge, combined with administration, accounting and economics, has become a differential of the professional in the labor market. In this way, this tool gains importance, since its results facilitate a decision making of the managers and, consequently, influence the macro scenario as much as microeconomic of each one. The objective of this work is to investigate the creation of Mathematics Applied to Business, created in 2004, at the University of São Paulo, campus of Ribeirão Preto, as well as to search for and evaluate the factors that contribute to the development and creation of the same. Before the proposal, a collection of materials was carried out at the university itself (documents, crafts, political-pedagogical project), and also interviewed with students of the first class and with teacher who participated in the preparation of the course proposal. It is possible to realize that this was not created from a demand existing in the labor market, but was well accepted in the corporate environment due to the singularity in the training of the students.

Descrição

Palavras-chave

História de instituições, História da Matemática, Matemática aplicada, History of institutions, History of Mathematics, Applied Mathematics

Como citar