Adaptação transcultural e validação da escala Leader Empowering Behaviour para a cultura brasileira.

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Data

2017-12-20

Autores

Mutro, Maria Eugenia Guerra

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: o enfermeiro é responsável pela tomada de decisões em áreas administrativas e assistenciais de serviços de saúde. Algumas competências são necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho, incluindo: liderança, visão estratégica, empreendedorismo, habilidades de comunicação e empoderamento da equipe. Entretanto, na literatura nacional são escassos os estudos que indicam qual o comportamento do enfermeiro, para o empoderamento de sua equipe. O presente estudo pretende contribuir para preencher essa lacuna ao considerar que é necessário utilizar instrumentos capazes de mensurar o comportamento empoderador do líder. Objetivo: Adaptar culturamente e validar o conteúdo da escala Leader Empowering Behaviour (LEB) para a cultura brasileira. Método: Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas fases: a primeira constitui-se das etapas de tradução para a língua portuguesa; retro-tradução; avaliação por um grupo de juízes quanto às equivalências semântica, idiomática, conceitual e cultural dos 27 itens e pré-teste. A segunda fase contemplou a validação por meio de propriedades psicométricas, mediante validação do construto pela análise fatorial exploratória e a confiabilidade do instrumento pelo alfa de Cronbach. O instrumento foi aplicado a um grupo de 135 enfermeiros. Resultados: as avaliações das equivalências pelo grupo de juízes apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 89%. A análise fatorial exploratória resultou em uma escala com quatro fatores e 21 itens e o coeficiente de confiabilidade, mensurado pelo alfa de Cronbach para os quatro domínios variou de 0,82 a 0,87. Conclusão: Os resultados constatam boas propriedades psicométricas e um bom potencial de utilização em serviços que pretendem avaliar o comportamento empoderador do líder. O instrumento ficou traduzido e validado como escala de Comportamento Empoderador do Líder (CEL).
Introduction: Nurses are accountable to decision-making in administrative and health care areas. Some skills are necessary to professional performance, including leadership, strategic view, entrepeneurship, communication, and empowering staff. However, there are few studies in Brazilian literature that indicates the behavior of nurse which have develop leadership to the staff empowering. This present search intends to fill this gap by considering necessary use tools to measure the leader empowering behaviour. Objective: Do the transcultural adaptation and validation of Leader Empowering Behaviour scale to Brazilian culture. Method: This is a study with methodological emphasis, of adaptation and validation of a instrument. At first methodological procedure steps were: translation to portuguese; back translation, evaluation by a judges committee regarding semantics, idiomatic, conceptual and cultural equivalences of 27 items and pretesting, followed by validation of psychometric properties, instrument construct validation was done through by factorial exploratory analysis and reliability through Cronbach´s alpha. The scale was applied to 135 nurses group. Results: Judges equivalences evaluation presented total agreement of 89%. The exploratory factor analysis resulted in a four factors and 21 items scale and the reliability coefficient, measures by Cronbach´s alpha for the four domains ranged from 0,82 to 0,87. Conclusions: Findings resulted good psychometric properties and potencial of utilization in places that intend to evalue leader empowering behaviour. The instrument was translated and validated as Comportamento Empoderador do Líder (CEL)

Descrição

Palavras-chave

Estudos de Validação, Liderança, Enfermagem, Pesquisa em Administração de Enfermagem, Equipe de Enfermagem, Validation Studies, Leadership, Nursing, Nursing Administration Research, Nursing Team

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