Representações literárias e culturais da América Hispânica em livros didáticos para o ensino de espanhol/LE

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-02-02

Autores

Barros, Augusto Moretti de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O estudo da língua espanhola e de suas literaturas tem aumentado significativamente no Brasil, seja por motivos comerciais ou acadêmicos. Assim, para acompanhar este processo, cresce também o número de materiais didáticos produzidos com a finalidade de servir de apoio a tal estudo. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem o objetivo de avaliar diversos livros didáticos e eleger aqueles que melhor preenchem os requisitos para auxiliarem os aprendizes. Nesse contexto, procuramos identificar, nesta pesquisa, como a América Hispânica é representada em duas dessas coleções de livros didáticos, no que tange à sua heterogeneidade cultural e literária. Para nossas análises, escolhemos as coleções Síntesis (2012), de Ivan Martin, e Enlaces (2010), de Soraia Osman et al, ambas produzidas em três volumes, voltados para o Ensino Médio. Consideramos as tendências mais recentes de estudos da cultura hispano-americana, que privilegiam a diversidade e a convivência entre as mais distintas manifestações culturais, observando como os países da América Hispânica são apresentados aos brasileiros aprendizes de sua cultura. Assim, conscientes da multiplicidade cultural que concebe os países hispano-americanos, direcionamos nossa investigação sobre as representações dessas culturas e literaturas selecionadas pelos autores dos livros didáticos de espanhol como língua estrangeira. Observamos, dentre outros aspectos, que os textos literários e culturais ainda são pretextos para atividades que visam ao estudo da língua.
The study of the Spanish language and its literatures has increased significantly in Brazil, either for commercial or academic reasons. Therefore, to accompany this process, the number of didactic material produced in order to support such study also rises. The Didactic Book National Program (PNLD) aims to evaluate several didactic books and elect those which best meet the requirements to assist the apprentices. In view of this context, in this research, the aim is to identify how Hispanic America is represented in two of those didactic book collections, regarding its cultural and literary heterogeneity. For the analyses, the collections Síntesis (2012), by Ivan Martin, and Enlaces (2010), by Soraia Osman et al, both produced in three volumes targeted at High School were selected. We sought to consider the most recent tendencies in Hispanic-American culture studies, which favor diversity and coexistence between the most diverse cultural manifestations, observing how countries from Hispanic America are presented to Brazilian apprentices of their culture. This way, aware of the cultural multiplicity that conceives Hispanic-American countries, we directed our investigation towards the representations of those cultures and literatures selected by the authors of the didactic books of Spanish as a foreign language. We observed, amongst other aspects, that the literary and cultural texts are still pretexts to activities that focus on studying the language.
El aprendizaje de lengua española y de sus literaturas ha aumentado significativamente en Brasil, sea por motivos comerciales o académicos. Así, para acompañar este proceso, crece también el número de materiales didácticos producidos con la finalidad de ser apoyo a este estudio. El Programa Nacional del Libro Didáctico (PNLD) tiene el objetivo de evaluar diversos libros didácticos y elegir aquellos que mejor llenen los requisitos para ayudar al aprendiz. En ese contexto, buscamos identificar, en esta investigación, cómo América Hispánica es representada en dos de estas colecciones de libros didácticos, en lo que toca a su heterogeneidad cultural y literaria. Para nuestros análisis, elegimos las colecciones Síntesis (2012), de Ivan Martin, y Enlaces (2010), de Soraia Osman et al, ambas producidas en tres volúmenes, referentes a la Enseñanza Secundaria. Consideramos las tendencias más recientes de estudios de la cultura hispanoamericana, que privilegian la diversidad y la convivencia entre las más distintas manifestaciones culturales, observando cómo los países de América Hispánica son presentados a los brasileños aprendices de su cultura. Así, conscientes de la multiplicidad cultural que concibe los países hispanoamericanos, direccionamos nuestra investigación sobre las representaciones de esas culturas y literaturas seleccionadas por los autores de los libros didácticos de español como lengua extranjera. Observamos, además de otros aspectos, que los textos literarios y culturales todavía son pretextos para actividades que visan al estudio de la lengua.

Descrição

Palavras-chave

América Hispânica, Literaturas e culturas hispano-americanas, Literatura e ensino, Livros didáticos, Ensino de espanhol/LE, Hispanic America, Hispanic-American literatures and cultures, Literature and teaching, Didactic books, Spanish teaching/FL, América Hispánica, Literaturas y culturas hispanoamericanas, Literatura y enseñanza, Libros didácticos, Enseñanza de español/LE

Como citar