Análise da viabilidade de implantação de um sistema de captação de água de chuva para lavagem de aeronaves e reuso de efluentes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-01-29

Autores

Silva, Janaina Andréa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade de implantação de um sistema de captação de água de chuva para abastecer o processo de lavagem de aeronaves na EMBRAER, e este estudo pode ser estendido para aplicação aos centros de manutenção de companhias aéreas nacionais e aeroportos. O trabalho consiste em um estudo de caso. Em sua realização foram analisadas as condições locais para implantar o sistema de coleta de água de chuva, a quantidade de recurso pluvial disponível na região de São José dos Campos, a necessidade de armazenagem de água para suprir períodos de estiagem, a qualidade necessária da água para atender a esta finalidade, e as aplicações para o reuso do efluente da lavagem de aeronaves. Os resultados mostraram que o volume de água de chuva disponível na região é suficiente para abastecer o processo de lavagem das aeronaves e que a água tem qualidade suficiente para esta aplicação. O trabalho mostra ainda que com a reutilização do efluente gerado na lavagem de aeronaves torna a implantação do projeto viável e que além do retorno financeiro, a proposta traz benefício ambiental, preservando o recurso hídrico de boa qualidade.
The aim of this work was to verify the feasibility of introduce a rainwater harvesting system to supply the aircraft washing process at EMBRAER and this study may be extended to the airlines maintenance centers and airports. This work consists in a case study. To perform this work were studied the local conditions to introduce the rainwater harvesting system, the amount of rainfall available in São José dos Campos, the need to storage water to supply drought periods, the quality of the water to supply the process with security and the applications for reuse the effluent from aircraft washing process. The results showed that the amount of rainwater avaiable in the region is enough to supply the aircrafts washing process and the water is sufficient in quality for this application. The work also showed that the reuse of the effluent generated by the aircraft washing process makes feasible the project implementation. In addition to the financial return, the purpose brings environmental benefits preserving the good quality water resources.

Descrição

Palavras-chave

Reuso, Água de chuva, Captação, Sustentabilidade, Aeronaves, Reuse, Rainwater, Harvesting, Sustainability, Aircrafts

Como citar