O gênero feminino e os calçados: a influência do capital social como formação dos gostos de classes

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Data

2018-01-18

Autores

Bulzoni, Natália Castelli [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo da referida dissertação é analisar o habitus de consumo de agentes do gênero feminino utilizando-se do método de estratificação social de Pierre Bourdieu, o qual sustenta que os capitais sociais, culturais, econômicos e simbólicos interferem na formação dos gostos e desejos dos indivíduos. Sendo assim, a hipótese da pesquisa é que a sociedade interfere nas inclinações das mulheres, tornando-se um fator decisório de consumo de moda, especificamente no segmento calçadista, por ser este, uma construção de capital simbólico. Recente pesquisa constatou que houve uma considerável diminuição nas compras de sapatos por mulheres, contudo, a média de consumo atingiu a relevante marca de um par a cada dois meses. Por essa razão, tal demanda pode ser considerada inelástica. Através de uma pesquisa qualitativa, aplicada por meio de um questionário aberto a dez mulheres do interior de São Paulo, pôde-se notar que esse fenômeno sugere que o consumo de calçados por mulheres se deve a fatores alheios à estrita racionalidade de consumidor, e a satisfação do ato pode ser vinculada ao gênero, e, sendo este um atributo essencial de cada indivíduo justifica-se então, que a sociedade na qual se inserem é fundamentadora do habitus.
The objective of this dissertation is to analyze the consumption habitus of female agents using the social stratification method of Pierre Bourdieu, which maintains that the social, cultural, economic and symbolic capitals interfere in the formation of the tastes and desires of individuals. Thus, a research hypothesis and a society interfere in the inclinations of women, becoming a deciding factor of fashion consumption, specifically without footwear segment, because this is a symbolic capital construction. Recent Search found in a market magazine, by means of market, an average consumption to a relevant brand each of months. For this reason, such demand can be considered inelastic. Through a qualitative research, applied through a questionnaire open to ten women from the interior of São Paulo, it was noted that this phenomenon suggests that the consumption of footwear by women develops in a ward of factors with consumer rationality, and satisfaction To make a reference to a human being, and, that this being an essential attribute of each individual is justified then, that a society in which is inserted and founder of the habitus.

Descrição

Palavras-chave

Feminine Gender, Capital social, Habitus, Calçados, Gênero feminino, Social Capital, Habitus, Footwear

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