Mobilidade urbana sustentável: a bicicleta como meio de transporte no município Lorena – São Paulo

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Data

2018-02-08

Autores

Carvalho, Eriane Fialho de

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta dissertação pretendeu caracterizar a utilização da bicicleta como meio de transporte no município de Lorena – SP. Pelo expressivo uso da bicicleta na cidade, a presente pesquisa pretendeu contribuir com uma reflexão sobre os principais obstáculos enfrentados pelos ciclistas para uma mobilidade urbana melhor. É um estudo exploratório e aplicado, com abordagem combinada qualitativa-quantitativa. As coletas de informações foram realizadas por pesquisa documental, entrevistas e survey. As informações qualitativas foram tratadas com análise documental e de discurso. Para os dados da survey foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e indutiva, incluindo ferramentas de medida de consenso apropriadas para pequenas amostras. Concluiu-se que a gestão da mobilidade urbana é carente de recursos e de registro histórico das ações anteriores. Constatou-se que o nível de participação e de validação democrático-participativa referente às ações e formulação de políticas é baixo. Foram levantadas algumas características básicas dos usuários da bicicleta como meio de deslocamento, suas motivações para utilização desse modal e seu comportamento no trânsito. As percepções dos ciclistas apontam para a ausência de infraestrutura, de ações e de cultura que valorizem a mobilidade urbana por bicicleta e que promovam mais bem-estar aos ciclistas.
This dissertation aimed to characterize the use of the bicycle as a means of transportation in the municipality of Lorena - SP. Due to the expressive use of the bicycle in the city, the present research aimed to contribute with a reflection on the main obstacles faced by cyclists for a better urban mobility. It is an exploratory and applied study, with a combined qualitative-quantitative approach. The information collections were done through documentary research, interviews and survey. Qualitative information was treated with documentary and discourse analysis. For the survey data, descriptive and inductive statistics techniques were used, including appropriate consensus measurement tools for small samples. It was concluded that the management of urban mobility is devoid of resources and historical record of previous actions. It was found that the level of participation and democratic-participatory validation regarding actions and policy formulation is low. Some basic characteristics of the bicycle users as a means of displacement, their motivations for using this mode and their behavior in traffic were raised. The perceptions of cyclists point to the lack of infrastructure, actions and culture that value urban mobility by bicycle and that promote better cyclists' well-being.

Descrição

Palavras-chave

Mobilidade urbana sustentável, Bicicletas, Transporte urbano, Sustainable urban mobility, Bicycles, Urban transportation, Planejamento urbano

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