Livro-texto na licenciatura em física: investigação de seu papel nos processos da aprendizagem e do ensino

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-02-15

Autores

Galbiatti, Douglas Augusto

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Faz-se nesta tese o estudo da utilização dos livros-texto por estudantes e professores de um curso de graduação em licenciatura em física de uma universidade pública brasileira. Através dos referenciais da teoria histórico-cultural e da teoria da atividade, mais especificamente dos conceitos de parceiro mais capaz e de atividade, analisamos os dados constituídos em entrevistas semiestruturadas realizadas com os sujeitos de pesquisa. Os conceitos mencionados permitiram, sob o método da análise textual discursiva, analisar as características e a forma da atuação dos estudantes com os livros-texto de física, possibilitando-nos responder às seguintes questões de pesquisa: qual o papel dos livros-texto na relação de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em física, a partir do ponto de vista de docentes e discentes? O que os livros-texto representam, no que tange à efetivação da relação de ensino e aprendizagem, para professores e alunos e de que forma esses sujeitos compreendem o uso que fazem desses materiais? Das análises das entrevistas concluímos que apesar da caracterização dos livros-texto como parceiro mais capaz por docentes e discentes, estes últimos acabam por desempenhar, em alguns momentos do processo formativo, ações alienadas com os livros devido às exigências e cobranças existentes no contexto das disciplinas, o que desfavorece a apropriação do conhecimento. Por isso, faz-se necessária a reflexão crítica dos docentes acerca da condução das disciplinas e da orientação da atuação dos discentes com os livros-texto, para uma possível tomada de decisão em resposta às dificuldades encontradas pelos discentes no decorrer do processo de ensino e aprendizagem.
This thesis is the study of the use of textbooks by students and professors of a undergraduate degree in physics from a Brazilian public university. Through the knowledge of historical-cultural theory and activity theory, more specifically of the concepts of more capable partner and activity, we analyze the data constituted in semi-structured interviews with the subjects of search. The concepts mentioned allowed, under the method of discursive textual analysis, to analyze the characteristics and the form of interaction between students and textbooks, enabling us to answer the following research questions: what is the role of the textbooks in the teaching and learning in the degree course in physics, according to the point of view of professors and students? What do the textbooks represent, regarding the effectiveness of the teaching and learning relationship, for professors and students and how do these subjects understand their use of these materials? From the analysis of the interviews we conclude that despite the characterization of textbooks as a more capable partner for professors and students, the latter end up performing, at some point in the formative process, actions alienated with the books due to demands and charges existing in the context of the disciplines, which detracts from the students appropriation of knowledge. For this reason, the critical reflection of the professors about the conduct of the college subjects and the orientation of the students’ performance with the textbooks is necessary, for a possible decision in response to the difficulties encountered by the students during the teaching and learning process.

Descrição

Palavras-chave

Livros-texto, Parceiro mais capaz, Atividade, Ensino de física, Textbooks, More capable partner, Activity, Physics teaching

Como citar