A jornada do herói nas narrativas juvenis de Giselda Laporta Nicolelis

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Data

2018-02-05

Autores

Batista, Valdirene Barboza de

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Desenvolvida na esfera das pesquisas sobre literatura juvenil brasileira contemporânea, esta tese de doutoramento tem como objeto de estudo 42 narrativas de autoria da escritora paulista Giselda Laporta Nicolelis (1938) que circulam sob essa rubrica. No contexto desta investigação, os títulos escolhidos são agrupados em três grandes categorias narrativas (narrativas de aventura, narrativas sociais e narrativas psicológicas), segundo os moldes propostos por Ceccantini (2000). Com o objetivo de alcançar uma compreensão geral do universo ficcional criado por Nicolelis, o trabalho acompanha a jornada dos heróis nicolelianos, realizando uma análise sistemática dos elementos temáticos e formais das narrativas que compõem o corpus, bem como discute questões relativas à produção, circulação e consumo da literatura juvenil dessa escritora, sob o amparo teórico de Pierre Bourdieu (2007) acerca do mercado de bens simbólicos. Essa análise evidenciou que as narrativas da escritora são representativas de certa linhagem da literatura juvenil brasileira de cunho realista/verista (Zilberman, 2003), em que os heróis (e, por extensão, seus leitores) são lançados na jornada contemporânea das mazelas sociais oriundas do subdesenvolvimento da sociedade brasileira – na sua vertente urbana, capitalista e industrializada –, estando sempre afastados das posições de poder. Na tentativa de resolver problemas sociais indissolúveis, guiados por um narrador de visão adultocêntrica, os heróis são inseridos no contexto de dicotomias que perpassam a literatura infantojuvenil desde suas origens. Dentre elas, são destacadas: a assimetria adulto/criança; discurso utilitário X discurso literário; realismo X fantasia; normatividade X ruptura. Ainda que se note a tentativa de inovação no nível temático, a presença preponderante de padrões literários tradicionais no nível formal faz com que essas narrativas não ultrapassem geralmente certos propósitos pedagogizantes. Assim, Nicolelis, ainda que almejando libertar e conscientizar seus leitores, muitas vezes, não alcança, no plano literário, a representação do homem em toda sua humanidade, enclausurando seus heróis na permanência do status quo social contemporâneo. Além dos pesquisadores já mencionados, a pesquisa tem como referencial teórico estudos desenvolvidos por Candido (1972; 2011), Perrotti (1986), Campbell (1997), Novaes (1984; 2000; 2006), Colomer (2003), Cruvinel (2009), Luft (2010), Souza (2015), Vogler (2015), entre vários outros.
Developed in the research area of contemporary Brazilian young adult literature, this dissertation has as its object of study 42 narratives written by Giselda Laporta Nicolelis (1938), which circulate under this rubric. In the context of this investigation, the chosen titles are grouped into three major narrative categories (adventure narratives, social narratives, and psychological narratives), according to the models proposed by Ceccantini (2000). In order to reach a general understanding of the fictional universe created by Nicolelis, this dissertation follows the journey of her heroes through a systematic analysis of both thematic and formal elements of the narratives that compose the corpus, as well it discusses issues related to the production, circulation and consumption of the author’s young adult literature, theoretically grounded in Pierre Bourdieu’s (2007) work about the market of symbolic goods. This analysis evidenced that the author's narratives are representative of a certain lineage of Brazilian realist/veristic literature (Zilberman, 2003), in which heroes (and, by extension, their readers) are launched in a contemporary journey of the social illness derived from the underdevelopment of Brazilian society - in its urban, capitalist, and industrialized dimension -, always away from the positions of power. In the illusory and quixotic attempt to solve indissoluble social problems, guided by a narrator which has an adultcentric point-of-view, the heroes are inserted in the context of dichotomies that pervade both children's and young adult's literature since its origins. Among them, we can highlight the following: the asymmetry between adult and child; utilitarian discourse versus literary discourse; realism versus fantasy; normativity versus rupture. Although the attempt to innovate at the thematic level can be noticed, the preponderant presence of traditional literary patterns at the formal level shows that these narratives do not usually exceed certain pedagogic purposes. Thus, although Nicolelis aims to provide a sense of freedom and to raise awareness in her readers, she often does not reach the representation of man in all his humanity in the literary plane. As a consequence of that, some of her characters are cloistered in a permanent status quo. Beyond the authors already mentioned, this research has as theoretical background studies developed by Candido (1972; 2011), Perrotti (1986), Campbell (1997), Novaes (1984; 2000; 2006), Colomer (2003), Cruvinel (2009), Luft (2010), Souza (2015), Vogler (2015), among others.

Descrição

Palavras-chave

Literatura juvenil brasileira, Giselda Laporta Nicolelis, Jornada do herói, Verismo, Discurso utilitário

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