As interações entre Prova Brasil, letramento e formação de professores

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Data

2018-02-16

Autores

Silva, Jaqueline Carvalho

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Neste trabalho propomos uma reflexão sobre as possíveis contribuições da Matriz Curricular do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), delimitando-nos à Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, uma vez que obter bons resultados nessas avaliações passou a ser uma meta inerente de todas as redes de ensino. Sendo assim, especificamente no tocante ao ensino de Língua Portuguesa, empreendemos um estudo por meio da observação do trabalho desenvolvido por uma escola pública, no interior do estado de São Paulo com a finalidade de capacitar os educandos para a referida Prova. Tendo em vista nossa experiência, também como docente da escola, atentamos para algumas inconsistências no trabalho com a Matriz Curricular da Prova Brasil, pois essa era trabalhada de forma sistêmica e tecnicista. Dessa maneira, as perguntas de pesquisa que norteiam a presente investigação são: a) como uma escola pública de Novo Horizonte adere às necessidades de “capacitação” dos alunos para a Prova Brasil (b) de que maneira é realizado o trabalho de preparação para a prova, desenvolvido pela Rede de Ensino a qual está vinculada à escola e (C) em que medida esse trabalho é condizente com a Matriz de Referência da Prova Brasil e os PCN. Para tais análises, usamos, principalmente, como aporte teórico estudiosos e estudos da área da avaliação, do letramento, da interdisciplinaridade e da formação de professores como Catanai e Galego, Sobrinho, Rojo, Kleiman, Fazenda, BortoniRicardo entre outros. A partir dos resultados obtidos por meio de tais perguntas, propomos uma ação voltada à Formação Continuada de docentes de Língua Portuguesa, com vistas a criar um contexto de reflexão mais amplo que propicie aos envolvidos compreenderem e envolverem-se, mais profundamente, no processo de construção de um ensino de Língua Portuguesa com vistas à formação do leitor para a vida. Para alcançar os objetivos da pesquisa utilizamos a pesquisa qualitativa (estudo de caso), principalmente a análise documental, posteriormente, aplicamos uma intervenção a qual foi avaliada pelos envolvidos no processo (professores e gestores de todas as áreas) e concluímos que as intervenções da rede podem refletir nos resultados da prova brasil, porém não contribuem de forma exímia com o letramento do aluno
In this work we propose a reflection on the possible contributions of the Curriculum Matrix of the Basic Education Evaluation System (SAEB), delimiting ourselves to the National Assessment of School Income (Anresc), known as Prova Brazil, since obtaining good results in these evaluations has passed to be an inherent goal of all education networks. Thus, specifically in relation to the teaching of Portuguese Language, we undertake a study by observing the work developed by a public school in the interior of the state of São Paulo, with the purpose of training students for the above-mentioned Test. In view of our experience, also as a teacher of the school, we look for some inconsistencies in the work with the Curriculum Matrix of the Brazil Test, because this was worked in a systemic and technical way. Thus, the research questions that guide the present investigation are: a) how a public school in Novo Horizonte adheres to the needs of students' "qualification" for the Brazil Proof b) in what way is the preparation work for the Test, developed by the Municipal Education System, which is linked to the school and c) to what extent this work is consistent with the Reference Matrix of the Brazil Test and the NCPs. Based on the results obtained through these questions, we propose an action aimed at Continuing Education of Portuguese Language Teachers, with a view to creating a broader reflection context that will enable those involved to understand and become more deeply involved in the process of the construction of a Portuguese language teaching with a view to the formation of the reader for life. In order to achieve the objectives of the research, we used qualitative research (case study), mainly documentary analysis. Later, we applied an intervention that was evaluated by those involved in the process (teachers and managers in all areas) and concluded that network interventions may reflect on the results of the Brazilian test, but do not contribute excellently with the student's literacy.

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Palavras-chave

Prova Brasil, Letramento, Formação de professores

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